Topo

Com falha em gol do Real, Daniel Alves cai nas oitavas da Liga após 10 anos

Daniel Alves e Cristiano Ronaldo disputam jogada na área - REUTERS/Gonzalo Fuentes
Daniel Alves e Cristiano Ronaldo disputam jogada na área Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Thiago Rocha

Do UOL, em São Paulo

06/03/2018 19h36

Contratado junto à Juventus, da Itália, em julho do ano passado, como um dos símbolos de uma nova era vencedora do Paris Saint-Germain, Daniel Alves acabou sendo o fiel da balança na eliminação dos franceses para o Real Madrid nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Exposto na defesa, foi no setor do lateral-direito brasileiro que saíram três dos cinco gols anotados pelos espanhóis nesta rodada dos mata-matas.

No jogo de ida, em Madri, ele travou duelo de laterais de seleção brasileira com Marcelo, com vantagem para o camisa 6 do Real. O primeiro gol adversário, no entanto, saiu em cobrança de pênalti, convertida por Cristiano Ronaldo. No segundo tempo, o técnico Unai Emery sacou Cavani e avançou Dani Alves ao ataque.

A tática, no entanto, deixou a equipe treinada por Zinedine Zidane solta para atacar no setor. Pelo lado direito da defesa francesa, saíram os gols da virada madrilenha por 3 a 1, pelos pés da dobradinha entre Asensio e Lucas Vazquez, que infernizaram Meunier, o escolhido por Emery para herdar o lado direito para que Dani Alves virasse um ponta.

No duelo desta terça-feira, no Parque dos Príncipes, Daniel Alves foi um dos piores em campo. O Real poderia ter aberto o placar logo no primeiro tempo, quando um passe nas costas do brasileiro deixou Benzema na cara do gol, mas Areola evitou. Em outra oportunidade, também com Benzema, o lateral do PSG vacilou e deu espaço para a finalização.

No lance do primeiro gol do Real, anotado por Cristiano Ronaldo, Daniel Alves perdeu a bola para Asensio no meio de campo, e ainda viu passar por entre as suas pernas o toque em profundidade para Vazquez cruzar na cabeça do atacante português.

Com 35 títulos na carreira, empatado com o galês Ryan Giggs como o maior vencedor da história do futebol mundial, Alves terá de assimilar um revés pouco comum em sua trajetória. Com a queda do PSG nesta terça, o brasileiro ficou fora das quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde a temporada 2007-08, quando ainda defendia o Sevilla, eliminado pelo Fenerbahce, da Turquia, nas oitavas daquela ocasião.

Não foi, definitivamente, uma semana feliz para Daniel Alves. Na véspera do jogo contra o Real Madrid, ele deu declaração polêmica sobre a morte repentina de Davide Astori, zagueiro italiano da Fiorentina. "Penso que, no mundo, morrem milhares de crianças por outros problemas e não tem tanta repercussão, mas que são tão importantes quanto", afirmou.

Após o jogo desta terça, Daniel virou trending topic no Twitter como repercussão da eliminação do PSG. Além de comentários sobre a falha no primeiro gol do Real, internautas lembraram uma postagem do lateral no Instagram, em que diz que a fase final da Liga dos Campeões é a hora de "separar os homens dos meninos".

Confira abaixo o primeiro gol do Real Madrid na partida desta terça, em falha de Daniel Alves: