Topo

Decisivo na Champions, Salah tem temporada de CR7 e vira até herói nacional

Quem para Mohamed Salah? Camisa 11 do Liverpool atingiu outro patamar em 2017-18 - ANDREW YATES/REUTERS
Quem para Mohamed Salah? Camisa 11 do Liverpool atingiu outro patamar em 2017-18 Imagem: ANDREW YATES/REUTERS

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/04/2018 04h00

Mohamed Salah é um dos nomes do momento no futebol mundial. Sem a fama, o prestígio e as conquistas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, o egípcio tem “batido de frente” com os dois gênios do esporte mais popular do planeta na atualidade. São 39 gols em 45 jogos na temporada e um papel decisivo digno dos grandes: foi dele o gol que praticamente decidiu o duelo contra o Manchester City pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa.

O feito enorme de segurar a reação do badalado time de Guardiola e praticamente definir a eliminatória – o Liverpool ainda saiu do Etihad Stadium vitorioso (Roberto Firmino assegurou o triunfo por 2 a 1) – não é o único feito representativo de Mohamed Salah nesta temporada. No futebol de seleções e de clubes, o egípcio pode fazer história por Liverpool e Egito, em uma temporada com números dignos de craques como Messi e CR7.

Classificou o país para a Copa

O Egito acumulou conquistas no futebol africano (foram quatro nas últimas duas décadas), mas sempre pecava na classificação para as Copas do Mundo. O Mundial da Rússia será o primeiro do país desde 1990, na Itália, e vaga veio com Salah assumindo um papel decisivo, heroico: foi dele o gol responsável pela classificação. Para se ter uma ideia, neste período de 28 anos, os egípcios levantaram quatro troféus da Copa Africana de Nações.

Salah para presidente?

Mohamed Salah Egito - Reprodução - Reprodução
Salah recebeu milhares de votos para a presidência do Egito
Imagem: Reprodução

Em 8 de outubro, Mohamed Salah se tornou um verdadeiro herói nacional. Ao anotar o gol que classificou o Egito para a primeira Copa em 28 anos, o atacante do Liverpool atingiu um nível de idolatria raro. As imagens dele sendo carregado pelo público apenas antecipariam uma situação ainda mais peculiar. O jogador recebeu milhares de votos para a presidência do país: cédulas foram rasuradas e preenchidas com o nome do grande atleta egípcio.


Artilharia do Campeonato Inglês

Difícil não imaginar que a liga nacional mais badalada da Europa não termine com Salah como artilheiro. Restam apenas cinco partidas para o Liverpool completar a participação na Premier League, e o egípcio possui cinco gols de vantagem em relação ao segundo no quesito: 29 contra 24 de Harry Kane, do Tottenham. Fora que nos últimos dois duelos que atuou pela liga, o camisa 11 anotou simplesmente cinco gols. Ninguém consegue pará-lo.

Decisivo na Liga dos Campeões

Salah Liverpool City - Andrew Yates/Reuters - Andrew Yates/Reuters
Salah abriu caminho para a classificação do Liverpool: são 8 gols na Champions
Imagem: Andrew Yates/Reuters

Apesar da artilharia no Campeonato Inglês, Salah vai ficar sem o título. O Liverpool apenas ocupa a terceira colocação, com 17 pontos de desvantagem em relação ao virtual campeão Manchester City. Porém, na Liga dos Campeões, a equipe da terra dos Beatles segue viva e com participação fundamental do egípcio. São oito gols (três deles na fase mata-mata) e duas assistências.

O futuro ainda pode reservar...

Título europeu

Se o presente exalta Salah, o futuro pode seriamente colocá-lo como destaque definitivo da temporada. O Liverpool é o time inglês com maior tradição a nível europeu, mas não levanta o troféu desde 2005. Depois de derrubar o Manchester City, pensar em título não é algo injusto. Afinal, quem consegue parar o ataque mais eficiente (33 gols) e o único time invicto na competição até aqui?

Brilho na Copa do Mundo

Salah Egito - false - false
Salah é carregado por torcedores após a classificação para a Copa. Chance de brilhar

Principal estrela do país, Mohamed Salah pode atingir outro patamar na Copa do Mundo. Mesmo sem figurar como uma equipe de destaque, o Egito pode ir longe no torneio, já que deu sorte no sorteio. Na fase de grupos, o craque do Liverpool terá pela frente o tradicional Uruguai, o país-sede Rússia (que não assusta ninguém, pelo contrário) e a Arábia Saudita, candidata a pior time da competição. Dá para sonhar com pelo menos um "lugarzinho" (no mínimo) nas oitavas de final.