Topo

Roma vence com arbitragem confusa, mas Liverpool vai à final da Champions

Do UOL, em São Paulo

02/05/2018 17h37

Roma e Liverpool fizeram um jogo marcado por uma arbitragem confusa de Damir Skomina e que dará margens para as duas equipes reclamarem. Aos italianos, fica as críticas aos dois pênaltis não marcados. Os ingleses saem questionando a penalidade marcada para os donos da casa e o gol marcado por Dzeko, em posição duvidosa. Ainda assim, a derrota por 4 a 2 colocou o Liverpool na final da Liga dos Campeões contra o Real Madrid, no dia 26 de maio.

Entrando em campo com uma vantagem de 5 a 2, o Liverpool ainda contou com duas falhas defensivas da Roma para que sua vida ficasse ainda mais tranquila.

O melhor: Dzeko

Dzeko conduz a bola durante a partida entre Roma e Liverpool - AFP PHOTO / Isabella BONOTTO - AFP PHOTO / Isabella BONOTTO
Imagem: AFP PHOTO / Isabella BONOTTO

Durante a semana, o técnico Eusebio Di Francesco afirmou que precisar que Dzeko tivesse uma atuação semelhante à de Salah para que a Roma conseguisse a virada. O bósnio não conseguiu atingir o patamar do egípcio, mas foi a peça mais eficiente da engrenagem romanista.

A presença de área do bósnio levou constante perigo ao gol inglês. Dzeko saiu de campo com um gol marcado, um pênalti sofrido que a arbitragem não deu, além das chances que pararam em Karius ou foram para fora do gol do Liverpool.

O pior: defesa da Roma

O Liverpool tinha uma larga vantagem no início da partida e não precisou se esforçar para deixá-la ainda maior. Nainggolan e Florenzi falharam nos dois lances que originaram os gols ingleses. Assim como já havia acontecido na Inglaterra, o atrapalhado setor defensivo da Roma foi decisivo na eliminação do clube italiano.

Sem carinho com Salah dessa vez

Mohamed Salah, durante a partida entre Roma e Liverpool - REUTERS/Tony Gentile - REUTERS/Tony Gentile
Imagem: REUTERS/Tony Gentile

Ao marcar duas vezes para o Liverpool na primeira partida, Mohamed Salah optou por não comemorar, em respeito ao seu ex-time. No Estádio Olímpico, a torcida da Roma não teve o mesmo carinho com o egípcio. A cada toque na bola, uma chuva de vaias era destinada ao jogador mais perigoso do Liverpool.

Em apenas sete minutos, Salah já havia sofrido faltas de De Rossi e Kolarov. Durante a partida, a exibição do egípcio esteve muito longe daquela fundamental para a vitória do Liverpool por 5 a 2 na Inglaterra.

Roma é “traída” por sua principal esperança

Radja Nainggolan é o principal jogador do elenco romanista. Rápido e com força tanto defensiva quanto ofensiva, era nele que os torcedores depositavam sua esperança de uma nova improvável virada. E foi ele que deixou a missão ainda mais difícil.

Logo aos 9 minutos do primeiro tempo, o belga errou um passe simples no meio de campo e permitiu o contra-ataque inglês quando a Roma dominava o jogo. Roberto Firmino avançou com a bola e tocou para Mané tocar na saída de Alisson e abrir o placar.

Gol contra devolve as esperanças à Roma

A Roma não tardou a responder ao gol sofrido. Cinco minutos após Mané abrir o placar, os italianos empataram o jogo. E contaram com uma lambança da defesa inglesa para isso. Após cruzamento para a área, El Shaarawy cabeceou para dentro da área. A bola ficou com Lovren, que chutou no rosto de Milner e viu ela morrer no fundo das redes de Karius.

Nova falha, novo gol do Liverpool

Desde o jogo na Inglaterra, a vida do Liverpool foi sendo facilitada pela fraca atuação defensiva da Roma. Dentro do Estádio Olímpico, a história se repetiu. Após Milner cobrar escanteio, Florenzi demorou uma eternidade para avançar e deixou Wijnaldum em condição legal. O holandês cabeceou para trás e balançou as redes de Alisson.

Arbitragem erra e evita pênalti para a Roma

Dzeko recebeu ótimo passe aos 3 minutos do segundo tempo, tentou driblar Karius e foi derrubado. Assim que o apito de Damir Skomina soou, a torcida italiana começou a comemorar o pênalti sofrido. Mas o barulho significa outra infração: impedimento. O replay, no entanto, mostrou Dzeko na mesma linha do defensor inglês.

Impedido? Gol da Roma levanta dúvidas

Lance polêmico voltou a acontecer quatro minutos mais tarde. El Shaarawy chutou, Karius espalmou e Dzeko completou para o gol, empatando o jogo. A dúvida, porém, ficou pela posição do bósnio no momento do chute do italiano.

Lance polêmico no gol da Roma contra o Liverpool - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na transmissão oficial, não fica claro se o pé de Dzeko está à frente do pé direito de Lovren (camisa 6) no momento do chute de El Shaarawy. A arbitragem nada marcou e o gol foi validado.

Mais um pênalti não marcado para a Roma

A arbitragem de Damir Skomina não estava em seus melhores dias no Estádio Olímpico. Aos 17 minutos, a Roma teve mais um pênalti não marcado. Após confusão na área, El Shaarawy chutou e Alexander-Arnold tirou a bola com a mão. A arbitragem marcou apenas escanteio.

“Era uma situação clara de gol. Era pênalti e vermelho. O goleiro já estava batido, a bola iria no ângulo”, afirmou Paulo Cesar de Oliveira na transmissão da “Globo”.

Nainggolan marca, mas nem comemora

O erro no início do jogo pareceu ter abalado Nainggolan. A exibição do belga ficou bem aquém das normalmente apresentadas com a camisa da Roma. Aos 41 minutos do segundo tempo, o meia foi às redes, mas nem teve forças para comemorar o terceiro gol italiano.

Kolarov limpou pela esquerda e tocou para o belga. Fora da área, Nainggolan soltou a bomba e viu a bola bater na trave antes de morrer no fundo das redes do Liverpool.

Pênalti duvidoso fecha o placar para a Roma

Nos acréscimos da partida, a Roma foi às redes mais uma vez. Ünder foi lançado, dominou e a bola tocou na mão de Klavan. Nainggolan foi para a cobrança e ampliou o marcador para a equipe italiana.

Na transmissão da “Globo”, Paulo Cesar de Oliveira criticou a marcação. “Braço dele está em uma posição natural. Em nenhum momento ele abre o braço para interferir a trajetória da bola”.

Preocupação antes de a bola rolar

Torcedores do Liverpool se reúnem em bar em Roma - AP Photo/Andrew Medichini - AP Photo/Andrew Medichini
Imagem: AP Photo/Andrew Medichini

O clima entre os torcedores não foi bom desde a primeira partida. Na Inglaterra, o irlandês Sean Cox, de 53 anos, foi internado em coma após uma briga envolvendo aficionados dos dois times. O caso fez com que Liverpool, Roma e a Uefa se mobilizassem para evitar qualquer tipo de represália.

Ônibus gratuitos e com proteção policial foram disponibilizados para os fãs dos Reds no centro da Cidade Eterna no trajeto de ida e volta do estádio. "Não façam o caminho a pé em hipótese alguma", clamava um trecho do comunicado emitido pelo Liverpool.

ROMA 4 X 2 LIVERPOOL
Data:
02/05/2018
Local: Estádio Olímpico, Roma (ITA)
Horário: 15h45 (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (SLO)
Assistentes: Jure Praprotnik e Robert Vukan, ambos da Eslovênia
Gols: Milner (14’/1ºT), contra, e Dzeko (7’/2ºT) e Nainggolan (42’/2ºT e 47’/2ºT), para a Roma; Mané (9’/1ºT) e Wijnaldum (25’/1ºT), para o Liverpool
Cartões amarelos: Florenzi e Manolas (Roma); Lovren, Robertson e Solanke (Liverpool)
Cartão vermelho: -

ROMA: Alisson; Florenzi, Manolas, Fazio, Kolarov; De Rossi (Gonalons), Pellegrini (Ünder), Nainggolan; Schick, El Shaarawy (Antonucci) e Dzeko. Técnico: Eusebio Di Francesco.

LIVERPOOL: Karius; Alexander-Arnold (Clyne), Lovren, Van Dijk, Robertson; Henderson, Wijnaldum, Milner; Salah, Mané (Klavan) e Firmino (Solanke). Técnico: Jürgen Klopp.