Topo

Bi-vice europeu, Klopp brinca sobre final: "Verei o que fiz e mudarei tudo"

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Liverpool (ING)

04/05/2018 10h16

A cidade de Liverpool e a torcida dos Reds vivem dias de euforia por mais uma final de Liga dos Campeões, mas o técnico Jürgen Klopp tenta evitar ao máximo antecipar o ambiente da decisão contra o Real Madrid, no próximo dia 26, em Kiev (UCR), antes de finalizar a participação da equipe na Premier League, com duas rodadas restantes.

Isto porque Klopp pretende garantir vaga na próxima edição do torneio europeu pela liga nacional, sem depender do título diante dos espanhóis, maiores campeões do torneio, com 12 conquistas – três delas nas últimas quatro edições.

Neste domingo o Liverpool, terceiro colocado no Campeonato Inglês, visita o Chelsea em Stamford Bridge. Os londrinos estão na quinta posição, seis pontos atrás (72 a 66) do adversário deste fim de semana, rival direto por uma vaga na competição mais badalada do continente. Um triunfo da equipe de Klopp em Londres carimba o passaporte para a fase de grupos na próxima temporada e acaba com as esperanças de Antonio Conte.

No entanto, como não poderia deixar de ser, o treinador alemão teve de responder, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, diversas perguntas sobre a final da Liga dos Campeões. Ele tentou se esquivar de diversas maneiras, até se render no fim ao ser questionado sobre como utilizará experiências prévias em decisões europeias no importante embate na Ucrânia, no fim do mês.

“Eu realmente não estou no clima da final, mas verei o que fiz nos últimos anos e mudarei tudo”, brincou. Ele perdeu as duas decisões continentais como treinador: a da Liga Europa de 2016 contra o Sevilla, já no comando do Liverpool, e a da Liga dos Campeões em 2013, à frente do Borussia Dortmund, derrotado pelo rival Bayern de Munique.

No retrospecto geral, Klopp acumula reveses em todas as últimas cinco finais. A Copa da Liga inglesa de 2016 e as Copas da Alemanha de 2015 e de 2014 se somam às derrotas na Europa. A preparação, porém, está voltada para o fim de semana.

“A temporada inteira é um constante desafio, mas dá para dizer que é um alívio estarmos nas circunstâncias que alcançamos na liga, então temos de terminar nosso trabalho. No final das contas, temos de estar prontos para enfrentar o Chelsea. A nossa vida ficará mais fácil se conseguirmos um bom resultado em Londres”.

Na última rodada, no dia 13 de maio, o Brighton será o oponente, em Anfield, no jogo que marcará a despedida dos Reds de casa antes de desafiarem a hegemonia do Real Madrid.