Topo

Retrospecto do duelo 'CR7 x Salah' é favorável ao português; relembre

Craques duelaram três vezes, sendo a última no amistoso entre Portugal e Egito - Erwin Spek/Soccrates/Getty Images
Craques duelaram três vezes, sendo a última no amistoso entre Portugal e Egito Imagem: Erwin Spek/Soccrates/Getty Images

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

23/05/2018 04h00

Cristiano Ronaldo e Mohamed Salah se enfrentam neste sábado (26) como principais esperanças de gols de suas equipes, Real Madrid e Liverpool, na final da Liga dos Campeões da Europa. A dupla já ficou frente a frente em três ocasiões, e o retrospecto dos confrontos é claramente favorável ao português: três vitórias e quatro gols marcados, contra apenas um gol do egípcio.

Os craques se enfrentaram pela primeira vez em 2016, quando o Real Madrid de CR7 encontrou a Roma de Salah nas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa. O time merengue venceu as duas partidas por 2 a 0, com seu camisa 7 abrindo o placar de ambos os duelos. O egípcio jogou os 180 minutos, mas não conseguiu impedir a eliminação de sua equipe.

Um reencontro mais parelho se deu nesta temporada, no amistoso entre Portugal e Egito disputado em março, na Suíça. O jogo se decidiu no segundo tempo, em três momentos de impensável liberdade à dupla de craques: a seleção africana saiu na frente em chute de Mo Salah da entrada da área, mas os portugueses viraram com dois cabeceios de Cristiano Ronaldo nos acréscimos (relembre os gols abaixo).

Desta vez o confronto vale muito mais, visto que ambos vivem temporada excepcional e disputam o troféu mais cobiçado da Europa. Salah tem 44 gols em todas as competições, dos quais 11 na Liga dos Campeões; enquanto Cristiano tem 42, sendo 15 na Champions. Daí a frequente comparação entre os dois, ainda que o próprio egípcio negue um ‘mano a mano’ na decisão.

“Temos grandes jogadores, e ter chegado à final foi fruto de um ótimo trabalho de equipe. Não posso fazer isso sozinho, é um trabalho coletivo”, disse Salah há algumas semanas. A própria comparação com Ronaldo não lhe alegra muito, segundo declarações recentes. E até o técnico Jurgen Klopp tratou de tirar de seu melhor jogador a pressão de um duelo pessoal em Kiev. “Mo Salah teve um ano fantástico, mas Cristiano jogou 15 temporadas como esta”, brincou o treinador.

De fato, a carreira do craque madridista é mais estrelada. São 19 títulos de primeira grandeza para Cristiano Ronaldo, contando campeonatos e copas nacionais, a Champions e o Mundial de Clubes. Já Salah tem como principal taça na carreira o Campeonato Suíço de 2012-13, com o Basel.

Com Mohamed Salah e Cristiano Ronaldo em alto nível, Liverpool e Real Madrid decidem o título da Liga dos Campeões no Estádio Olímpico de Kiev, a partir das 15h45 (horário de Brasília) deste sábado (26).