Topo

Real Madrid lidera, Espanha soma 19 títulos e domina Europa no milênio

Caio Carrieri

Colaboração para o UOL, em Kiev (UCR)

27/05/2018 04h00

O grito de campeão na Europa tem, definitivamente, sotaque espanhol neste milênio. O título da Liga dos Campeões conquistado pelo Real Madrid com vitória por 3 a 1 sobre o Liverpool, no último sábado (26), ampliou ainda mais o domínio espanhol desde 2000.

Com o tricampeonato sob o comando de Zinédine Zidane, algo inédito, os merengues alcançaram a 13ª taça no retrospecto geral da competição. Seis destas conquistas aconteceram neste período em que a Espanha reinou no continente, com 19 troféus. A Inglaterra, segunda colocada, vê a hegemonia à distância, com seis títulos.

“Alcançamos algo histórico em uma noite muito especial e já queremos partir para outra na temporada que vem”, disse Marcelo, responsável pela assistência do gol de bicicleta de Gareth Bale.

Depois do Real Madrid, o Barcelona soma quatro Orelhudas (2015, 2011, 2009 e 2006) neste ínterim. Os outros feitos espanhóis tiveram a Liga Europa como cenário. O Sevilla tem cinco conquistas, o Atlético de Madrid chegou a três nesta campanha diante do Olympique de Marseille, e o Valencia tem um título.

É possível perceber o domínio espanhol quando o assunto é melhor jogador do mundo. Messi e Cristiano Ronaldo levam o prêmio para a Espanha desde 2009. O português foi o último a conquistar o troféu jogando em um clube de fora da Espanha, pelo Manchester United em 2008.

Quando o assunto é seleção, a Espanha ainda pode ostentar algumas conquistas importantes no período. O time levantou a taça da Eurocopa em 2008 e 2012, ainda faturou a Copa do Mundo de 2010.