Topo

Metade já foi: Champions tem risco a Neymar e time de CR7 sobrando

REUTERS/Gonzalo Fuentes
Imagem: REUTERS/Gonzalo Fuentes

Do UOL, em São Paulo

25/10/2018 08h18

A Liga dos Campeões chegou à metade da fase de grupos com as partidas realizadas na terça (23) e quarta-feira (24). Depois de três jogos para cada equipe, já é possível ver quem está tranquilo de olho nas oitavas de final, como é o caso da Juventus de Cristiano Ronaldo, e alguns favoritos que estão em situação complicada, entre eles o PSG de Neymar.

Atual tricampeão não encanta

Modric - REUTERS/Tatyana Makeyeva - REUTERS/Tatyana Makeyeva
Real, de Modric, ainda não encantou na Champions
Imagem: REUTERS/Tatyana Makeyeva

É justamente o Real Madrid, atual tricampeão da Champions, que não vem mostrando grande futebol. Em crise desde o começo da temporada, o clube espanhol até lidera o grupo G com duas vitórias e uma derrota, mas não convenceu. Depois de estrear bem com vitória por 3 a 0 contra a Roma, o Real perdeu para o CSKA fora de casa e depois foi vaiado pela torcida no magro triunfo por 2 a 1 contra o Viktoria Plzen no Santiago Bernabéu.

PSG ameaçado

Neymar - Justin Setterfield/Getty Images - Justin Setterfield/Getty Images
PSG de Neymar está ameaçado no grupo C
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

O PSG chegou como um dos principais favoritos ao título desta temporada, mas é a maior decepção até o momento. O time de Neymar perdeu na estreia para o Liverpool, venceu o Estrela Vermelha na sequência, mas empatou em casa contra o Napoli na última rodada e é apenas o terceiro do grupo C, com quatro pontos. Uma derrota na próxima rodada, novamente contra os italianos (vice-líderes com cinco pontos), deixaria a equipe francesa em situação bem complicada dentro da chave. Quem lidera até o momento é o Liverpool, atual vice-campeão, com seis pontos.

Tottenham não repete brilho

Tottenham - JOHN THYS / AFP - JOHN THYS / AFP
Tottenham, de Lloris e Kane, ainda não encantou nesta Champions
Imagem: JOHN THYS / AFP

O Tottenham foi uma das grandes sensações da última Champions, quando bateram o Real Madrid na fase de grupos e terminaram na liderança de sua chave. Porém, os ingleses não vêm repetindo o bom desempenho e ocupam a terceira posição do grupo B, atrás de Barcelona e Inter de Milão. A equipe de Mauricio Pochettino vacilou na última rodada e cedeu empate ao PSV em um jogo que não poderia perder pontos. Agora, precisa buscar a recuperação nos três jogos restantes para não ser eliminada.

Tudo tranquilo no Barça

Barcelona - REUTERS/Albert Gea - REUTERS/Albert Gea
Barcelona segue tranquilo na liderança de seu grupo
Imagem: REUTERS/Albert Gea

Quem vive situação oposta no grupo B é o Barcelona. Acostumado a ter vida tranquila na fase de grupos, o clube catalão vem repetindo a história dos últimos anos e lidera a chave com nove pontos. Os espanhóis se juntam a Juventus e Borussia Dortmund entre os times com 100% de aproveitamento até aqui.

Dortmund vira ameaça espanhola

Dortmund - Bernd Thissen / dpa / AFP - Bernd Thissen / dpa / AFP
Dortmund goleou o Atlético de Madri por 4 a 0
Imagem: Bernd Thissen / dpa / AFP

O Borussia Dortmund é uma das surpresas nesta metade de fase de grupos. Os alemães somam três vitórias em três jogos, fizeram oito gols, não sofreram nenhum e lembram até a equipe que foi longe anos atrás. Como em edições anteriores, o time de Lucien Favre voltou a virar pesadelo de uma equipe de Madri: agora o Atlético. O time de Diego Simeone levou 4 a 0 na última rodada, mas segue na segunda posição do grupo A.

Retomada do City

City - REUTERS/Gleb Garanich - REUTERS/Gleb Garanich
City engatou duas vitórias após estrear com derrota
Imagem: REUTERS/Gleb Garanich

O Manchester City chegou para essa Champions também como um dos favoritos, mas começou mal. Os comandados de Pep Guardiola estrearam com derrota em casa contra o Lyon e depois se recuperaram. Foram dois triunfos fora de casa, contra Hoffenheim e Shakhtar Donetsk, o que agora deixa os ingleses na liderança do grupo F.

Ajax bate de frente com o Bayern

Ajax - AP Photo/Peter Dejong - AP Photo/Peter Dejong
Ajax lidera grupo que tem o Bayern de Munique
Imagem: AP Photo/Peter Dejong

Quando o grupo E foi definido, era difícil não dizer que o favoritismo estava com o Bayern de Munique. Depois de três jogos, entretanto, o Ajax, com um time recheado de jovens, vem batendo de frente com os alemães e divide a liderança da chave com sete pontos. Benfica, com três, e AEK Atenas, zerado, viraram coadjuvantes nessa briga.