Topo

Neymar tenta salvar ano em 'jogo da vida' do PSG na Champions

Justin Setterfield/Getty Images
Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/11/2018 04h00

O ano de 2018 não está sendo fácil para Neymar. O brasileiro sofreu uma lesão e passou por cirurgia, virou piada na Copa do Mundo da Rússia e acabou fora da lista dos 10 melhores jogadores do mundo no prêmio da Fifa. Agora, o atacante busca salvar a temporada dele e do PSG na partida contra o Liverpool, nesta quarta-feira (28), em casa, na penúltima rodada do grupo C da Liga dos Campeões. Os franceses podem até ser eliminados precocemente em caso de derrota.

Os problemas de Neymar em 2018 começaram no fim de fevereiro, quando teve uma fratura no quinto metatarso do pé direito em duelo contra o Olympique de Marselha e precisou ser operado. Ele ficou três meses parado.

Neymar se recuperou e conseguiu disputar a Copa do Mundo da Rússia, mas virou alvo de piadas por exagerar nas quedas e simulações durante a campanha que terminou com a eliminação para a Bélgica nas quartas de final. O brasileiro viu a internet criar o “Desafio do Neymar”, quando pessoas gravaram vídeos caindo no chão e saindo rolando. Até o presidente da Fifa, Gianni Infantino, deu risada ao comentar que espera ver as “habilidades reais” do atacante no futuro.

Passada a Copa, Neymar amargou a notícia de que estava fora da lista dos 10 melhores jogadores do mundo no prêmio The Best, da Fifa. Os três meses sem jogar após a lesão e a atuação sem grande brilho no Mundial pesaram na decisão. Foi a primeira vez desde 2011 que o atacante não concorreu à honraria. Em 2015 e 2017, ele ficou entre os três melhores do mundo.

Neymar e Mbappé - Alberto PIZZOLI / AFP - Alberto PIZZOLI / AFP
Neymar e Mbappé se recuperaram de lesões
Imagem: Alberto PIZZOLI / AFP

Já nesta quarta, Neymar tem a chance de manter a temporada viva quando o PSG decide seu destino na Champions. O brasileiro e o francês Mbappé se lesionaram com suas seleções durante a última data Fifa, mas foram confirmados pelo técnico Thomas Tuchel para o duelo contra o Liverpool.

A equipe de Paris é a terceira colocada do grupo C, com cinco pontos, enquanto o Napoli lidera com seis, mesma pontuação do time inglês, vice-líder. O Estrela Vermelha é o lanterna com quatro. Se o time de Neymar perder para o Liverpool em casa e se o Napoli confirmar o favoritismo e vencer o Estrela Vermelha na Itália, o PSG estará eliminado com uma rodada de antecedência, enquanto ingleses e italianos ficarão com as duas vagas nas oitavas.

Neste caso, a equipe francesa terá seu maior sonho adiado mais uma vez e colocará em “xeque” o projeto da equipe. O PSG almeja o título da Champions desde 2011, quando o grupo Qatar Sports Investment passou a controlar o clube, mas nunca foi além das quartas de final.

A expectativa cresceu na temporada passada, quando chegaram Neymar e Mbappé, mas o PSG caiu contra o Real Madrid nas oitavas de final sem a presença do brasileiro, que se recuperava da lesão no pé direito. Agora, o desfecho pode ser até pior com uma eliminação ainda mais precoce na fase de grupos. É o que Neymar tentará evitar.