O Campeonato Mineiro de 2010 será disputado em quatro fases. No primeiro estágio, as 12 equipes da primeira divisão se enfrentam em turno único, em um total de 11 rodadas.

Ao final da fase preliminar, os oito melhores clubes avançam para as quartas de final. Em caso de igualdade em pontos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem: número de vitórias; saldo de gols; gols pró; confronto direto; menor número de cartões vermelhos; menor número de cartões amarelos; sorteio.

Rebaixamento

Na fase preliminar, as duas piores equipes colocadas na tabela de classificação serão automaticamente rebaixadas à segunda divisão para o ano seguinte. Em caso de igualdade, os critérios obedecerão a mesma ordem de classificação à semifinal.

Finais

Nas quartas de final as equipes se enfrentam em sistema mata-mata ida e volta, com os quatro melhores colocados enfrentando os quatro piores. As equipes de melhor campanha na competição têm o direito de jogar o segundo jogo em casa.

Avançam as semifinais as equipes que somarem o melhor saldo de gols na soma das partidas. Em caso de igualdade, prevalecerá a melhor campanha na fase preliminar da competição.

Avançam à decisão as equipes que somarem o melhor saldo de gols na soma das duas partidas semifinais. Em caso de igualdade, serão obedecidos os critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate:

a) maior saldo de gols na Fase Quartas de Final;

b) melhor classificação na 1ª Fase.

A Fase Semifinal será disputada pelas quatro associações vencedoras da fase anterior no sistema de ida e volta na forma de mata-mata. As equipes de melhor campanha na Fase Preliminar têm o direito de jogar o segundo jogo em casa.

Ao término da segunda partida prevista para essa Fase, se as associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos serão obedecidos os critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate:

a) maior saldo de gols na Fase Semifinal;

b) melhor classificação na 1ª Fase.

A Fase Final será disputada pelas duas associações vencedoras da fase semifinal, no sistema de ida e volta, na forma de mata a mata. A associação melhor classificada na soma de pontos ganhos, na Fase Preliminar, fará jus à escolha do mando de campo da segunda partida.

Ao término das partidas previstas para a Fase Final, se as duas associações estiverem empatadas na soma de pontos ganhos, para se apurar a associação campeã da temporada, serão obedecidos os critérios na forma abaixo estabelecida, pela ordem, até o desempate, levando em consideração a Fase correspondente:

a) maior saldo de gols na Fase Final;

b) persistindo o empate, será considerada Campeã da temporada a associação melhor classificada na soma de pontos ganhos, da Fase Preliminar.

UOL Cursos Online

Todos os cursos