Topo

Mineiro - 2019

América-MG usa as bolas paradas para vencer o Democrata-GV na estreia no Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2012 21h24

Em um jogo decidido em bolas paradas, o América-MG venceu o Democrata, em Governador Valadares, por 3 a 1, na noite deste domingo, em sua estreia no Campeonato Mineiro. Pelo número de gols marcados, o time americano assumiu a liderança do certame, com os mesmos três pontos de Atlético-MG, Villa Nova, AméricaTO e Caldense. Dessa forma, o time americano começou de forma positiva o ano do seu centenário, em que a conquista do título estadual é um dos objetivos, junto com o retorno à elite nacional.

OUTROS RESULTADOS DA 1ª RODADA

LOCALPARTIDA
SETE LAGOASAtlético 2 x 0 Boa
DIVINÓPOLISGuarani 1 x 2 Villa Nova
UBERABAUberaba 0 x 1 América-TO
POÇOS DE CALDASCaldense 1 x 0 Tupi

O América-MG encaminhou a vitória ainda no primeiro tempo, de um jogo que foi muito disputado e no qual o Democrata teve chances não apenas de empatar, mas até de virar o jogo. O time visitante fez um gol em cobrança de escanteio, com o zagueiro Everton Luiz, e outro em batida de pênalti, que foi convertida por Fábio Júnior. Na etapa final, Adriano, que entrou no intervalo, fez o gol da equipe mandante, mas Gabriel ampliou.

Décimo colocado no Campeonato Mineiro do ano passado, quando obteve apenas sete pontos, mesmo número do Ipatinga, e só não foi rebaixado por ter marcado mais gols que o clube do Vale do Aço, o Democrata-GV trocou a parceria que teve com o Botafogo, pelo Vasco, mas não começou bem o Estadual em 2012. A derrota em casa, diante do seu torcedor, não estava nos planos do time, que não pôde escalar seus reforços estrangeiros.

Mas o Democrata vendeu caro a derrota, especialmente no segundo tempo, quando a equipe local pressionou o América-MG e levou junto o seu torcedor, que compareceu em bom número ao estádio Mamudão. Até os 37 min, quando Gabriel, de cabeça, após cobrança de escanteio fez o terceiro gol, a partida seguia indefinida, com a equipe da casa atacando e o clube de Belo Horizonte se defendendo e tentando contra-atacar.
 
O primeiro tempo começou com uma correria grande pelo lado do Democrata. Mas foi o América que atacou com mais perigo no início, criando sua primeira boa chance, aos 7 min, por meio de Rodriguinho. Dois minutos depois, após a cobrança do seu terceiro escanteio, o zagueiro Everton Luiz colocou o time da capital em vantagem.

O time da casa partiu para a pressão em busca do empate e teve boas oportunidades. Pelo menos duas vezes, o goleiro Neneca evitou o gol adversário. No primeiro, em chute de Iresânio, aos 16 min, e o outro, aos 33 min, quando Flávio Lopes acertou belo chute. Quatro minutos depois, chegou a  colocar a bola nas redes do Democrata, mas o lance já estava parado por impedimento do ataque americano, que fez 2 a 0 com Fábio Júnior, aos 44 min, cobrando pênalti de Wesley sobre Alessandro.

O Democrata-GV voltou para o segundo tempo com duas mudanças: Anderson e Adriano entraram nos lugares de Iresânio e Carlos Antônio. E o time da casa, empurrado por seus torcedores, tentou colocar pressão sobre o América, tentando o gol logo nos minutos iniciais. E conseguiu seu objetivo, depois de um susto, com uma bola na trave cabeceada por Alessandro, aos 11 min, Adriano fez o gol, em boa jogada individual.

E a partir daí, o Democrata se lançou definitivamente ao ataque. Neneca trabalhou muito, ajudando de forma decisivo o América a suportar a pressão. Após os 35 min, o time americano conseguiu respirar um pouco voltou a atacar. Numa dessa jogadas, o jovem Caio, que substituiu a Luciano, acertou belo chute, bem defendido por Alex. Aos 37 min, após cobrança de escanteio, Gabriel definiu a primeira vitória no Mineiro. Contundido, Fábio Silva saiu do jogo antes do final e o Democrata ficou com 10 jogadores, pois já tinha feito as três substituições.

DEMOCRATA-GV 1 X 3 AMÉRICA

Democrata-GV
Alex; Fabio Silva, Rancharia, Wesley e Leonardo; Márcio Pinho, Élton, Flávio Lopes (Douglas Silva) e Iresânio (Anderson); Carlos Antonio (Adriano) e Léo Andrade
Técnico: Marcio Maximo

América-MG
Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Moisés, Leandro Ferreira, Luciano (Caio) e Rodriguinho (Gilberto); Alessandro (Adeílson) e Fábio Júnior
Técnico: Givanildo Oliveira

Data: 29/01/2012 (domingo)
Local: Mamudão, em Governador Valadares (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes (MG) e Marconi Helbert Vieira (MG)
Cartões amarelos: Everton Luiz (A), Neneca (A), Wesley (D), Rodriguinho (A), Alessandro (A), Luciano (A), Rodrigo Heffner (A), Adriano (D)
Gols: Everton Luiz, aos 9 min, e Fábio Júnior, aos 44 min do primeiro tempo; Adriano, aos 11 min e Gabriel, aos 37 min do segundo tempo