Topo

Mineiro - 2019

Diante de apenas 439 pagantes, América-MG bate Caldense e segue líder do Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

04/02/2012 18h54

Na presença de apenas 439 pagantes e renda de R$ 6.890, o América-MG, que mais uma vez não contou com o apoio da torcida, venceu a Caldense por 2 a 0, neste sábado, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e se manteve na liderança do Campeonato Mineiro. A partida foi marcada pelo excesso de cartões mostrado pela arbitragem, 13 ao todo.

Assim como ocorreu no Campeonato Brasileiro, em que o América foi rebaixado para a Série B, o América atuou diante de um públido pequeno. Nem mesmo a vitória fora de casa na estreia, sobre o Democrata por 3 a 1 em Governador Valadares, despertou o interesse do torcedor americano.

Com aproveitamento de 100%, o América foi a seis pontos e tem quatro gols de saldo. A Caldense, que também venceu na estreia, o Tupi por 1 a 0, sofreu o primeiro revés no certame.

O América poderá ser alcançado neste domingo por Atlético-MG ou América-TO, que se enfrentam em Teófilo Otoni e somam três pontos cada um, e pelo Villa Nova, que recebe o Uberaba em Nova Lima e também pode chegar a seis pontos. A briga pela liderança pode ser definida no saldo de gols.

Numa partida ruim, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro virou o centro das atenções, principamente no segundo tempo. O dono do apito distribuiu 11 cartões amarelos, sendo seis para a Caldense e cinco para atletas do América, além de expulsar um de cada lado.

O primeiro tempo foi ruim tecnicamente e com poucas oportunidades criadas pelas duas equipes. O América foi superior ao adversário e esteve sempre mais próximo do gol. A Caldense tentou aproveitar os contra-ataques, mas chegou pouco ao gol de Neneca.

O América cresceu na reta final da primeira etapa. Aos 38min, Rodrigo Heffner, em jogada individual na entrada da área, chutou forte e Glayson fez grande defesa. Na cobrança de escanteio com Bryan, Gabriel desviou de cabeça e abriu o placar.

Ainda no primeiro tempo, o América sofreu uma baixa importante. O atacante Alessandro reclamou de uma fisgada no músculo adutor da coxa esquerda e foi substituído por Adeílson aos 35min.

O segundo tempo começou equilibrado. Aos 15min, a Caldense quase empatou a partida. O zagueiro Fábio Paulista cabeceou livre na pequena área, mas a bola foi para fora, à esquerda do gol de Neneca.

O clima esquentou entre os jogadores, com faltas mais duras. Numa delas, aos 21min, o volante Moisés foi expulso e deixou o América com um jogador a menos.

Mesmo em desvantagem, o América não se abateu e chegou ao segundo gol. O jovem meia Kaio, que havia entrado no lugar de Luciano, recebeu na frente, passou pelo marcador e tocou na saída do goleiro.

No final da partida, o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, muito contestado pelos equipes, ainda distribuído mais cartões e expulsou o atacante Max, da Caldense.

Em outro jogo da rodada, o Nacional de Nova Serrana, que fez sua estreia, venceu o Tupi por 1 a 0 em Juiz de Fora, com gol de Bruninho aos 29min do segundo tempo. O duelo com o seu parceiro Cruzeiro, marcado para o dia 29 passado, foi adiado para o dia 16 próximo.


AMÉRICA-MG 2 X 0 CALDENSE

América-MG

Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Everton Luiz e Bryan; Moisés, Leandro Ferreira, Luciano (Kaio) e Rodriguinho; Fábio Júnior (Gilberto) e Alessandro (Adeílson)
Técnico: Givanildo Oliveira

Caldense
Glayson; Rodrigo Dias, Fábio Paulista, Vinícius e Thiago Fernandes; Maxsuel, Mário (Fábio Tenório) (Fábio Neves), Jardel e Eberson; Max e Luizinho (Yan)
Técnico: Ademir Fonseca

Data: 4/2/2012 (sábado)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas
Público: 439 pagantes
Renda: R$ 6.890
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (aspirante Fifa-MG) e Marcelo Francisco dos Reis (FMF)
Cartões amarelos: Mario, Rodrigo Dias, Maxsuel, Fábio Paulista, Max, Yan (Caldense); Bryan, Rodriguinho, Rodrigo Heffner, Neneca, Everton Luiz (América)
Cartões vermelhos: Moisés (América); Max (Caldense)
Gols: Gabriel, aos 40mi do primeiro tempo; Kaio, aos 29min do segundo tempo