Topo

Mineiro - 2019

Atlético-MG faz 104 anos sem comemoração oficial ou presente de aniversário

Jogadores atleticanos comemoram 9ª vitória seguida na véspera do 104º aniversário - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Jogadores atleticanos comemoram 9ª vitória seguida na véspera do 104º aniversário Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

25/03/2012 06h18

Ao contrário do ano passado, o aniversário do Atlético-MG, neste domingo, não terá comemoração oficial, nem contratação de reforço como presente para o torcedor. Apresentado exatamente há um ano, no dia em que completou 103 ‘primaveras’, som agora o atacante Guilherme começa a dar alegrias à torcida atleticana. Depois de muitas contusões e poucos jogos em 2011, ele tem se firmado como titular, feito gols e dado assistências a seus companheiros.

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    Guilherme lembrou que foi apresentado há um ano, no dia em que o lético-MG comemorou 103 anos

“Essa é uma data importante para o clube e também para mim, cheguei ao Atlético em uma data de aniversário. Fui apresentado, ano passado, no dia do aniversário e fique feliz de ajudar o time a vencer mais um jogo um ano depois”, comentou Guilherme, maior contratação do futebol mineiro, que custou 6 milhões de euros. Agora, em 2012, a não ser que o presidente Alexandre Kalil surpreenda, o torcedor não deve esperar a chegada de um jogador para marcar os 104 anos de vida do Atlético-MG.

A diretoria já revelou que pretende reforçar o elenco, mas não o fez para a reta final do Campeonato Mineiro, o que teria de ter acontecido até a última sexta-feira, data final para inscrição de novos atletas no Estadual. Sem falar em nomes ou posições, os dirigentes atleticanos acenam com contratações pontuais, mas sem se prender a datas.

Sem presente, não está prevista também nenhuma comemoração oficial dos 104 anos. Nem mesmo o tradicional culto ecumênico vai ocorrer este ano. Na última quinta-feira, a diretoria do Atlético, por intermédio de nota oficial, informou que não haveria a celebração na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem em função da proibição da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Depois de uma manifestação, igualmente por meio de nota, da Arquidiocese, negando a proibição, o Atlético-MG, por meio de sua assessoria de comunicação, esclareceu que foram determinadas restrições, como a impossibilidade de comparecimento da torcida com faixas e bandeiras, com o ‘Galão’ e o canto do hino do clube.

Dessa forma, a diretoria atleticana preferiu não realizar o culto ecumênico, que acontecia desde 2009. Entre 1999 e 2008, o Atlético-MG promovia uma missão em ação de graças pelo aniversário, mas mudou por considerar mais democrático abrir a celebração para outras religiões. Desde 1999, a celebração sempre acontecia na Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem.

Sem uma comemoração oficial, os jogadores do Atlético-MG se propuseram a ‘deixar a torcida feliz’, com uma vitória convincente sobre o Democrata-GV. Apesar dos 3 a 0, o time não teve a atuação desejada, mas os atletas alvinegros destacam as consequências do nono triunfo seguido, o oitavo pelo Campeonato Mineiro.

O Atlético-MG chegou aos 24 pontos em oito rodadas, mantendo o aproveitamento de 100% no Estadual e abriu seis pontos em relação a Cruzeiro e América-MG, vice e terceiro colocado, com 18 pontos e que se enfrentam neste domingo, às 16h, na Arena do Jacaré. “Foi uma vitória importante, em uma data importante”, ressaltou Guilherme.

Torcida aguarda títulos de expressão

O Clube Atlético Mineiro foi criado em 25 de março de 1908, por um grupo de estudantes de Belo Horizonte, que se reuniram no Coreto do Parque Municipal, tradicional ponto de encontro no centro da capital mineira. Conhecido como o time do povo, a equipe mineira caiu nas graças dos torcedores de Minas Gerais.

Em 21 de março de 1909, a equipe alvinegra realizou o seu primeiro jogo oficial e derrotou o Sport Club Futebol por 3 a 0. O primeiro gol do Galo, como ficou conhecido anos depois, foi marcado por Aníbal Machado, que se tornaria escritor. O rival pediu revanche e foi novamente superado, desta vez pelo placar de 2 a 0. Na terceira partida entre as equipes, o Atlético aplicou uma goleada por 4 a 0, resultado que causou a extinção do Sport.

Nos gramados brasileiros, o Atlético alcançou feitos importantes. Em 1969, o time mineiro se tornou o único clube a derrotar a seleção brasileira que, um ano depois, conquistaria o tricampeonato mundial, no México. Atuando no Mineirão, o alvinegro mineiro venceu por 2 a 1, com gols de Amaury e Dadá Maravilha, com Pelé marcando o gol para a seleção canarinha, comandada por João Saldanha.

Dois anos depois, a base do time que derrotou a seleção brasileira, conquistou o principal título atleticano ao longo dos 103 anos de existência. Em 1971, o Atlético se sagrou o primeiro campeão do Campeonato Brasileiro, conquistando o título com vitórias sobre São Paulo e Botafogo no triangular final da competição.

Em 2008, o Atlético-MG completou o centenário de existência. Vários eventos foram realizados pela diretoria da época, porém, o time, dentro de campo, não rendeu o esperado e não conseguiu dar alegrias para o torcedor, sem conquistar nenhum título em seu time profissional.

E o time chega aos 104 anos, com sua torcida sonhando com títulos nacionais. A fraca campanha em 2011, no Brasileiro, quando escapou do rebaixamento na penúltima rodada, agravada pela impiedosa goleada para o rival Cruzeiro, por 6 a 1, que livrou o adversário da queda, fazem com que o torcedor atleticano esteja desconfiado e tenha aumentado sua cobrança.