Topo

Mineiro - 2019

Vágner Mancini aponta evolução tática e física no Cruzeiro em semana que antecede clássico

Vagner Mancini diz que condição física dos atletas têm sido decisiva na campanha da equipe celeste - Washington Alves/Vipcomm
Vagner Mancini diz que condição física dos atletas têm sido decisiva na campanha da equipe celeste Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

02/04/2012 11h37

Com o Cruzeiro embalado com nove vitórias conquistada na temporada, sendo oito pelo Campeonato Mineiro e uma na Copa do Brasil, o técnico Vágner Mancini atribui a boa campanha, que começou com derrota e preocupação, à evolução tática e física da equipe celeste.

“Falta muita coisa. Mas, do início do ano até aqui, vimos evolução não só no aspecto tático, mas no aspecto físico, que vai ser importante quando tiver que decidir alguma coisa”, observou o treinador, justamente numa semana decisiva para o Cruzeiro.

No próximo domingo, o time celeste fará o mais importante teste da temporada, contra o arquirrival Atlético-MG, que tem 100% de aproveitamento em 2011. O clássico, que será disputado na Arena do Jacaré, vale a liderança do Mineiro.

Para Vágner Mancini, o Cruzeiro chegará bem fisicamente para o duelo com o arquirrival. “O Flávio (de Oliveira, preparador físico) é um expert neste sentido e a gente fica feliz de ver na segunda etapa a equipe chegando bem à frente. Disputando bola às vezes atrás dos atletas, voltando e alcançando os atletas adversários”, afirmou o treinador.

Mancini assumiu o Cruzeiro num momento complicado, na reta final do Brasileirão 2011, quando o time celeste brigava contra o rebaixamento. O clube conseguiu se salvar na última rodada, quando goleou justamente Atlético, por 6 a 1, e se manteve na primeira divisão.

Para a temporada de 2012, Mancini teve seu contrato renovado. O Cruzeiro fez uma reformulação no elenco e contratou 12 reforços para a temporada, contando com o a última aquisição, o zagueiro Alex Silva, emprestado pelo Flamengo até o final do ano.

A temporada não começou bem para o time celeste, derrotado pelo Guarani por 1 a 0 na estreia no Mineiro, fato que não acontecia havia sete anos. Os torcedores receosos com contratações e com desempenho do time começaram a criticar o elenco e o treinador.

Entretanto, o Cruzeiro conseguiu se recuperar e começou a vencer para apagar a impressão ruim deixada e começaram a recuperar a confiança da torcida. Depois da estreia no Mineiro, o Cruzeiro venceu as nove partidas disputadas.

Do inicio do ano até o momento, Mancini promoveu mudanças na equipe e no esquema. Começou no 4-4-2 com três volantes e depois passou a usar dois meias, com Roger ao lado de Montillo. Nas últimas cinco partidas, adotou três atacantes e tem usado o banco, com o jovem Elber e Walter na etapa final.

“Eu pedi um tempo de trabalho na equipe que felizmente hoje podemos dizer que a sequência de trabalho acaba te mostrando uma série de coisas. A gente tem hoje uma maneira de jogar que pode ser alterada a qualquer momento, porque temos outros atletas que tem entrado bem na equipe, e isso faz com que a nossa equipe seja ainda mais forte sempre” , ressaltou o treinador.