Topo

Mineiro - 2019

Clássico expõe estratégias diferentes de Cruzeiro e América neste início de temporada

Montillo é um dos mais experientes do Cruzeiro, e Kaio (à direita, ao fundo) veio da base do América - Washington Alves/Vipcomm
Montillo é um dos mais experientes do Cruzeiro, e Kaio (à direita, ao fundo) veio da base do América Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

20/04/2012 13h03

Além da rivalidade e a busca por uma vaga na final do Campeonato Mineiro, o encontro entre América-MG e Cruzeiro expõe políticas distintas na formação de elenco para este começo de temporada. Enquanto o time celeste aposta em atletas experientes, a equipe alviverde decidiu investir em jogadores formados na base e promover jovens promessas, uma tradição no clube que comemora 100 anos em 2012.

A equipe celeste tem atletas com experiência internacional, como é o caso do zagueiro Victorino, titular na campanha que levou o Uruguai à quarta colocação na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Além do goleiro Fábio e dos armadores Roger e Montillo, que carregam longa bagagem no futebol.

Com Diego Renan vetado por causa de estiramento muscular na coxa direita, o único revelado na base do Cruzeiro que deve ter chance no time titular é o lateral direito Marcos, que voltou de empréstimo este ano do Bahia. No banco, devem ficar o goleiro Rafael e o armador Elber, principal promessa celeste para esta temporada.

Rebaixado para a Série B do Brasileiro no ano passado, o América resolveu reformular o grupo. A diretoria decidiu investir em jogadores da base, campeões brasileiros da categoria júnior no ano passado, e deu passagem a promessas formadas no clube, como o zagueiro Lula, o lateral Bryan, o China, o meia Kaio e o atacante Kaká.

Embora tenha mantido atletas experientes, como o goleiro Neneca, o zagueiro Gabriel e o atacante Fábio Júnior, o técnico Givanildo de Oliveira abriu espaço para a “prata da casa” e tem apostado em jogadores formados no clube, como o lateral-direito Patrick, os volantes Moisés e Leandro Ferreira e o atacante Alessandro.

A primeira partida entre as duas equipes será domingo, às 18h30, na Arena do Jacaré. Por ter se classificado em segundo lugar, o Cruzeiro consegue a vaga na final com dois empates. O jogo de volta ocorrerá no domingo 29, provavelmente no Independência.