Topo

Tombense e Villa pegam Atlético e Cruzeiro na semi; América-TO e Araxá caem

Rosinei e Ronaldinho comemoram a vitória atleticana sobre o Villa Nova, no Mineirão - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Rosinei e Ronaldinho comemoram a vitória atleticana sobre o Villa Nova, no Mineirão Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

21/04/2013 18h18

Com seis jogos, todos disputados simultaneamente, a partir das 16h, a fase de classificação chegou ao seu final, neste domingo, classificando Tombense e Villa Nova, que se uniram aos já garantidos Cruzeiro e Atlético-MG, para a disputa da semifinal do certame. Na parte inferior da tabela, Araxá e América-TO foram rebaixados para o Módulo II.

Cruzeiro e Atlético-MG chegaram à rodada de encerramento da primeira etapa do Mineiro com suas situações garantidas, em primeiro e segundo lugares, respectivamente. Mas os dois venceram partidas. O alvinegro bateu o Villa Nova, por 2 a 1, e a equipe celeste derrotou o Tupi (2 a 0), resultados que ajudaram a definir seus adversários da semifinal. O time celeste enfrentará o Villa Nova, quarto colocado, e o Tombense, terceiro, será o oponente do Atlético-MG.

O América-MG, o terceiro time de Belo Horizonte, também entrou em campo neste domingo sem um objetivo relacionado à classificação do Mineiro. O time do técnico Paulo Comelli já não tinha chances de disputar a semifinal, mas o resultado de seu jogo com o Tombense (derrota por 2 a 0), no Independência, foi decisivo para a classificação do adversário.

A Caldense, que tinha chances remotas de classificação para a semifinal, não conseguiu a vaga, ao empatar com o América-TO, em Teófilo Otoni, por 1 a 1. O time do Vale do Mucuri, no entanto, não conseguiu se salvar e caiu para o Módulo II.

O outro time rebaixado foi decidido em confronto direto, entre Nacional e Araxá, que se enfrentaram em Patos de Minas. O mandante, que tinha oito pontos, dois a mais que o seu adversário, acabou se salvando da queda para o Módulo II, ao vencer, de virada, por 2 a 1. Dessa forma, Araxá, lanterna, e América-TO, penúltimo colocado, disputarão a Segunda Divisão Mineira em 2014.

Em Nova Serrana, Guarani de Divinópolis venceu o Boa Esporte, por 2 a 1, em jogo que apenas cumpriu tabela. Os dois times, que entraram em campo, na ultima rodada da fase de classificação, na oitava e nona posições, ambos com 11 pontos, não tinham objetivos, a não ser a despedida da edição 2013 do Campeonato Mineiro.