Topo

Cruzeiro recorre ao TJD para punir Ronaldinho por incitar violência e agressão

Cruzeiro quer punição de Ronaldinho por incitar violência em comemoração de gol - Marcus Desimoni/UOL
Cruzeiro quer punição de Ronaldinho por incitar violência em comemoração de gol Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

22/05/2013 19h03

O departamento jurídico do Cruzeiro ingressou no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG), na tarde desta quarta-feira, com duas representações contra o meia-atacante do Atlético-MG, Ronaldinho Gaúcho, por agressão e por incitar a violência na comemoração do seu gol, na vitória celeste por 2 a 1, domingo passado, no Mineirão, que garantiu o título estadual ao time atleticano, que havia vencido o jogo de ida, da decisão, por 3 a 0.

De acordo com o diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, as representações do clube, que quer a punição de Ronaldinho Gaúcho, são referentes a duas situações. A primeira, por agressão ao volante Leandro Guerreiro, e a outra por incitar a violência ao simular o arremesso de  uma granada em direção à torcida  torcida cruzeirense na comemoração do gol, marcado por ele em cobrança de pênalti. Ambos os lances aconteceram na segunda etapa do clássico.

Ronaldinho volta a provocar euforia, e curiosos lotam treino em Tijuana

  • Atlético-MG/Divulgação

    Como tem ocorrido em jogos fora do Brasil pela Libertadores, a presença de Ronaldinho Gaúcho atraiu cerca de três mil pessoas no treino do Atlético-MG de terça-feira à noite, em Tijuana, local do jogo de quinta-feira contra o time de mesmo nome. No desembarque da delegação atleticana na cidade, dezenas de torcedores recepcionaram Ronaldinho e Cia. no aeroporto. No treino realizado no campo La Reforma, administrado pela prefeitura local, e aberto ao público, milhares de curiosos foram ver de perto o camisa 10 atleticano.

O departamento jurídico do Cruzeiro alega que Ronaldinho Gaúcho desferiu uma cabeçada no queixo de Leandro Guerreiro em disputa de bola na área celeste. No lance, o juiz, Pedro Vuaden assinalou falta do camisa dez alvinegro e deu cartão amarelo para o atleta.

A comemoração polêmica ao descontar em cobrança de pênalti, aos 33 minutos do segundo tempo, foi pouco vista já no momento do gol, mas repercutiu muito após a partida, depois que um vídeo foi postado no youtube com a simulação do lançamento da granada, feito pelo camisa 10 atleticano, se espalhou pela internet.

Depois de dançar “funk” com outros companheiros, Ronaldinho Gaúcho chega perto da torcida do Cruzeiro e encena abrir uma granada e jogar nos torcedores. Em seguida, o jogador coloca a mão nos ouvidos, tampando-os, como se não quisesse ouvir o barulho da 'explosão' e sai correndo para o campo do Atlético-MG, para o recomeço da partida.

A súmula do jogo, elaborada pelo árbitro gaúcho Leandro Pedro Vuaden e publicada no site da Federação Mineira de Futebol não faz nenhuma referência à comemoração do gol por Ronaldinho. Já no lance em que o Cruzeiro reclama de agressão a Leandro Guerreiro, ele relatou empurrão do camisa 10 atleticano, justificando assim o cartão amarelo.