Topo

TJD-MG acata representação celeste e Ronaldinho Gaúcho será julgado

Ronaldinho Gaúcho vai a julgamento por "jogada violenta" contra Leandro Guerreiro - Marcus Desimoni/UOL
Ronaldinho Gaúcho vai a julgamento por "jogada violenta" contra Leandro Guerreiro Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Do UOL, em Belo Horizonte

28/05/2013 18h30

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) acatou a representação do Cruzeiro contra Ronaldinho Gaúcho e ofereceu denúncia. O camisa 10 do Atlético-MG será julgado na próxima terça-feira, às 19h, com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

O referido artigo pune a prática de "agressão física durante a partida, prova ou equivalente” e tem pena mínima prevista de quatro jogos de suspensão e máxima de 12 partidas. O item I desse artigo fala em "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.

O Cruzeiro alegou em sua representação que Ronaldinho Gaúcho agrediu o volante Leandro Guerreiro com uma cabeçada, no segundo tempo do jogo em que o time celeste venceu, por 2 a 1, mas não impediu o título mineiro, já que havia vencido o clássico da ida, por 3 a 0.

Apesar do olho inchado, Ronaldinho garante presença no 2º jogo contra Tijuana

  • Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

    O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho se reapresentou na tarde desta terça-feira na Cidade do Galo, em Vespasiano, já sem o tampão, mas ainda com o olho esquerdo inchado, em consequência da bolada que levou diante do Tijuana, na última quinta-feira. Porém, o jogador garantiu presença em campo na quinta-feira, pelas quartas de final da Libertadores e disse que já não sente incômodo no local. "Já está bem melhor, na quinta-feira se não estiver 100% vai estar bem próximo, já fiz todo o tratamento ontem (segunda-feira) e vou continuar hoje (terça-feira), então vou estar bem na quinta-feira", disse Ronaldinho Gaúcho, em entrevista coletiva.

O processo em que Ronaldinho Gaúcho é réu, tem o número 119/13 e tem como relator José Alberto Ferraz Medrado. De acordo com a pauta do TJD-MG, a ação foi movida a partir de denúncia do Cruzeiro e será julgada pela quarta comissão disciplinar do órgão.

A outra parte da representação do Cruzeiro não foi acatada pelo TJD-MG. O clube celeste queria também a punição a Ronaldinho Gaúcho por "incitar a violência". O time celeste se referia à simulação de um lançamento de granada feito pelo camisa 10 atleticano ao comemorar o gol em cobrança de pênalti.

Depois de 'lançar' de mentira a granada em direção aos torcedores do Cruzeiro, o jogador tampou os ouvidos com as mãos, em um gesto como se não quisesse ouvir o barulho da explosão imaginária. O Atlético-MG não se manifestou em relação ao indiciamento de Ronaldinho Gaúcho por "agressão física".