Topo

Ronaldinho Gaúcho é absolvido de acusação de agressão pelo TJD-MG

Sem Ronaldinho, TJD-MG absolveu o jogador atleticano da acusação de agressão - Bernardo Lacerda/UOL
Sem Ronaldinho, TJD-MG absolveu o jogador atleticano da acusação de agressão Imagem: Bernardo Lacerda/UOL

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Belo Horizonte

04/06/2013 20h34

No dia em que completou um ano no Atlético-MG, o meia-atacante Ronaldinho Gaúcho foi absolvido por maioria de votos em julgamento na noite desta terça-feira, pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-MG) da acusação por agressão física no volante Leandro Guerreiro, do Cruzeiro, no segundo jogo da final do Mineiro. Naquele clássico, o alvinegro mineiro foi derrotado pelo time celeste, por 2 a 1, mas ficou com o título estadual.

Apesar de não enfrentar o Vasco, nesta quarta-feira, às 21h, em Volta Redonda, Ronaldinho Gaúcho não esteve presente ao tribunal. A defesa do Atlético foi feita pelos advogados João Avelar e Lucas Ottoni, que apresentaram prova de vídeo, com imagem do lance entre Ronaldinho Gaúcho e Leandro Guerreiro, além do depoimento de um fotógrafo, que estava presente em campo durante o clássico, como testemunha.

Como forma de defesa, João Avelar ressaltarou a comemoração de um ano do camisa dez no Atlético, completado nesta terça-feira e  relembrou a punição recebida por Ronaldinho no Brasileiro de 2012, por agressão ao atacante Kléber, do Grêmio, junto ao STJD, quando pegou pena de um jogo.

  • Marcus Desimoni/UOL

    O TJD-MG, que não havia aceito a acusação de incitar a violência, absolveu Ronaldinho Gaúcho, nesta terça-feira, da denúncia de agressão a Leandro Guerreiro na finalíssima do Mineiro

“Infelizmente, ao invés de celebrar este 4 de junho, estamos mais uma vez denunciando o famoso atleta Ronaldinho por conta de um lance que ocorreu dentro das quatro linhas, foi apreciado pelo árbitro, foi visto por ele e mais uma vez a justiça desportiva, curiosamente, em relação ao atleta Ronaldinho insiste em apelar de forma demasiada”, disse João Avelar.

O camisa 10 do Atlético-MG foi julgado com base no artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), prática de “agressão física durante a partida, prova ou equivalente” e tinha pena mínima prevista de quatro jogos de suspensão e máxima de 12 partidas.

Ronaldinho completa um ano no Atlético de olho no título da Libertadores

  • Bernardo Lacerda/UOL

    Ronaldinho Gaúcho completa nesta terça-feira um ano no Atlético-MG. Contratado com desconfiança e apresentado sem festa, o jogador conseguiu mudar o quadro em pouco tempo e, ao longo desses 12 meses, teve mais momentos felizes do que negativos. Com jeito simples, o atleta conquistou o elenco alvinegro e a confiança dos torcedores, que o fizeram desistir da ideia de se aposentar para cuidar da sua mãe, dona Miguelina, que se curou de um câncer.

O item I desse artigo fala em "desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido”.

Os auditores Fernando Gontijo e Élson Soares absolveram o atleta, por não entenderem que Ronaldinho Gaúcho tenha agredido Leandro Guerreiro. Já Sérgio Coutinho considerou agressão com a cabeça e pediu punição mínima de quatro partidas de suspensão.

No final deu tudo certo, o Ronaldinho foi absolvido, a gente entendia e ainda entende que tinha de ser arquivado, pois não existe no processo a súmula do árbitro, que a gente sabe que é um documento importante, a comissão passou por cima disso, quis analisar o processo e entendeu, pensando bem, absolveu o Ronaldinho por 3 a 1

João Avelar, advogado do Atlético-MG

Já o auditor presidente, Antônio Sadí  também optou pela absolvição e considerou a marcação do juiz Leandro Pedro Vuaden “perfeita”, ao aplicar somente o cartão amarelo para o armador.

A comissão chegou a pensar em arquivar o processo pela não presença da súmula do jogo nos autos do processo. Porém, o julgamento prosseguiu normalmente, após consenso entre os auditores, e houve a decisão pela absolvição de Ronaldinho Gaúcho.

Ronaldinho foi julgado porque o TJD-MG acatou representação do Cruzeiro alegando que o jogador atleticano agrediu o volante Leandro Guerreiro com uma cabeçada, no segundo tempo do jogo em que o time celeste venceu, por 2 a 1. A derrota alvinegra não impediu o título mineiro, já que havia vencido o clássico da ida, por 3 a 0.

O clube celeste queria também a punição a Ronaldinho Gaúcho por "incitar a violência". O time celeste se referia à simulação de um lançamento de granada feito pelo camisa 10 atleticano ao comemorar o gol em cobrança de pênalti.

 

Depois de 'lançar' de mentira a granada em direção aos torcedores do Cruzeiro, o jogador tampou os ouvidos com as mãos, em um gesto como se não quisesse ouvir o barulho da explosão imaginária. Porém, a representação não foi acatada pelo TJD-MG.

Nesta terça-feira, Ronaldinho Gaúcho comemorou um ano de permanência no Atlético-MG, período em que ajudou o time a voltar à Libertadores, classificá-lo para a semifinal e a conquistar o título mineiro. Pelo facebook, à noite, ele agradeceu aos torcedores, publicando a seguinte mensagem: “Hoje é um dia muito especial pra mim. Faz um ano que assinei com o Atlético. Nesse um ano esse clube e essa torcida me abraçaram de uma maneira muito especial. No momento mais difícil da minha carreira a massa atleticana me deu uma demonstração de carinho que me fez desistir da ideia de abandonar o futebol. De lá pra cá fizemos um bom Brasileirão, conseguimos o bi estadual e estamos nas semi finais da Libertadores, e ainda quero fazer muito mais por essa torcida maravilhosa. Obrigado ao presidente que confiou no meu trabalho, obrigado massa atleticana por me apoiar e me dar força. Por isso é de coração que eu falo AQUI É GALOOOOOO !!!!!