Topo

Atlético-MG inicia 'era Autuori' com empate em estreia no Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

29/01/2014 21h28

A ‘era Autuori’ no Atlético-MG começou sem brilho, sem gols e sem vitória. Em sua estreia no Campeonato Mineiro, o Atlético-MG não passou do empate, por 0 a 0, com o Minas Boca, nesta quarta-feira, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas.

Apesar de dominar a partida, o Atlético quase foi surpreendido pelo caçula do Mineiro. O Minas Boca chegou perto da vitória aos 39min da etapa final, quando Ely Thadeu chutou e o goleiro Victor fez grande defesa. O time da capital criou várias chances, principalmente no segundo tempo, mas não conseguiu marcar e agora enfrenta o Nacional no próximo domingo, no Independência, pela segunda rodada do Mineiro.

Paulo Autuori assumiu a vaga de Cuca, que recebeu proposta milionária da China e deixou o Atlético depois do Mundial de Clubes. A diretoria atleticana manteve a base do ano passado e fez apenas duas contratações até agora – o volante Claudinei e o lateral-esquerdo Pedro Botelho.

Ronaldinho Gaúcho, que renovou o contrato por mais uma temporada, ficou fora da estreia do Atlético. O meia cumpriu suspensão por causa da expulso no segundo jogo do Mundial de Clubes. O atacante Luan, que operou o menisco do joelho direito, está fora do Mineiro.

Com apenas nove dias de pré-temporada com a presença dos jogadores que disputaram o Mundial, o Atlético sentiu um pouco o ritmo e não conseguiu vencer. Apesar do pouco tempo de preparação, Autuori decidiu utilizar os titulares na estreia do Estadual. O treinador precisou mexer na lateral esquerda. Com Pedro Botelho e Lucas Cândido machucados, o lateral-direito Michel foi improvisado. Para a vaga de Ronaldinho, Guilherme iniciou o jogo.

A partida começou de forma sonolenta na Arena do Jacaré, com as equipe chegando pouco ao gol. O Atlético se impôs desde o início, mas mostrou que ainda está sem ritmo, errou passes e criou poucas chances no primeiro tempo.

O Atlético só levou perigo aos 21min. Guilherme recebeu de Fernandinho, mas bateu mal e a bola passou longe do gol de Cristiano. A equipe da capital voltou a assustar aos 30min.

Depois de grande lançamento de Guilherme, Tardelli recebeu na frente, invadiu a área, mas ao tentar encobrir o goleiro mandou para fora. Dois minutos depois, Leonardo Silva marcou de cabeça, após cobrança de falta, mas a arbitragem assinalou impedimento do zagueiro atleticano.

O Minas Boa, que chegou muito pouco no ataque, quase abriu o placar num contra-ataque aos 38min. Numa saída errada do Atlético, Jabá roubou a bola e cruzou na medida para Dalmo. O atacante cabeceou livre, mas a bola tocou no travessão e saiu.

O segundo começou mais movimentado. O Atlético voltou determinado e criou chances para abrir o placar. Aos 7min, Guilherme chutou rasteiro de fora da área, mas o goleiro defendeu. O Minas Boca assuntou, aos 13min, com Dalmo, que cabeceou com perigo e Victor fez grande defesa.

Aos 21min, Diego Tardelli fez grande jogada individual, passou por vários marcados e acertou uma bomba na trave esquerda. No final da partida, Ely Thadeu recebeu na frente e chutou rasteiro. Victor salvou o Atlético ao defender com as pontas dos dedos.

MINAS BOCA 0 X 0 ATLÉTICO-MG

Data: 29/01/2014 (quarta-feira)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo e Celso Luiz da Silva
Cartões amarelos: Reginaldo, Leandrinho, Jabá, Micão (MIN); Pierre, Marion (ATL)
Gol:

MINAS BOCA
Cristiano; Jabá, Micão, Reginaldo (Guilherme) e Leandrinho; Rafinha, Cassimba (, Felipe e Jhonnathans (Ely Thadeu); Dalmo e Fábio Junior
Técnico: João Carlos

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Michel (Dátolo); Pierre, Josué, Diego Tardelli (Renan Oliveira) e Guilherme (Marion); Fernandinho e Jô
Técnico: Paulo Autuori