Topo

Atlético-MG vive drama, vira sobre o Nacional e vence a 1ª da 'era Autuori'

Jô marcou os dois gols da vitória suada sobre o Nacional, por 2 a 1, no Independência - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Jô marcou os dois gols da vitória suada sobre o Nacional, por 2 a 1, no Independência Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

02/02/2014 18h58

Na primeira partida no Independência nesta temporada, o Atlético-MG voltou a mostrar falta de ritmo e sofreu para vencer o Nacional, por 2 a 1, de virada, neste domingo, conquistando a primeira vitória na ‘era Paulo Autuori’. O destaque de Jô, que marcou os dois gols atleticanos, foi ofuscado por um lance dramático no segundo tempo, quando o zagueiro Emerson fraturou o tornozelo direito e saiu de ambulância direto para o hospital.

Depois de um primeiro tempo com poucas oportunidades, a partida ganhou em emoção e dramaticidade na etapa final. Logo após a fratura de Emerson, que ainda foi expulso, o Nacional abriu o placar, mas também teve um jogador expulso. O Atlético reagiu e conseguiu chegar à virada com dois gols do atacante Jô.

Sem contar ainda com Ronaldinho Gaúcho, que atrasou a renovação de contrato e ainda cumpre dois jogos de suspensão pela expulsão no Mundial, o Atlético foi a quatro pontos e ocupa a terceira posição no Campeonato Mineiro. Na estreia empatou por 0 a 0 com o Minas Boca. O Nacional fez sua estreia na competição, já que o jogo com o Tombense, na primeira rodada, foi adiado para 25 de fevereiro.

O Atlético volta a jogar no Independência na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Tombense, às 22. O Nacional, que ocupa a penúltima colocação, vai a Poços de Caldas enfrentar a Caldense, também na quarta, às 19h30.

O primeiro tempo foi equilibrado no Independência. O Nacional não se intimidou e criou chance para marcar. O Atlético, que ainda está sem ritmo, encontrou dificuldade para chegar ao gol adversário e contou novamente com boas defesas do goleiro Victor.

“A gente está chegando um pouquinho sem força aqui na frente. É lógico que ninguém está cem por cento ainda fisicamente, mas a gente está tentando trabalhar a bola, achar um espaço. Está difícil ali na frente, mas vamos continuar insistindo”, observou Diego Tardelli, em entrevista a TV Globo Minas.

O Nacional explorou os contra-ataques durante os primeiros 45 minutos. Aos 5min, Júnior Lemos arrancou e chutou de fora da área para a defesa tranquila de Victor. O time de Muriaé não deu espaço ao Atlético e ainda chegou com perigo.

Aos 30min, Ney Mineiro aproveitou vacilo da defesa da casa e saiu livre, mas Victor evitou o gol do Nacional. Antes disso, Guilherme teve a chance de marcar, mas finalizou por cima do travessão do goleiro João Carlos.

Na reta final do primeiro tempo, a partida ficou mais movimentada. Badé chutou forte de fora da área, e Victor espalmou para o lado. O Atlético respondeu com Jô, que recebeu de Guilherme e finalizou de pé direito. João Carlos evitou o gol atleticano.

O segundo tempo começou bastante movimentado. Aos 3min, Dátolo cobrou falta na entrada da área e acertou a trave. O Nacional manteve a tática de explorar os contra-ataques. Num deles, Jonathan arrancou em direção e foi derrubado por Emerson na entrada da área.

O zagueiro atleticano sofreu fratura no tornozelo direito. O lance criou comoção entre os jogadores dos dois times. Emerson, que já havia recebido o cartão amarelo no primeiro tempo, levou o segundo e foi expulso.

Na cobrança de falta, Victor evitou o gol do Nacional ao fazer duas defesas. Na sequência, o time de Muriaé abriu o placar aos 17min com Jonathan, que recebeu na área e finalizou para o gol.

O Nacional também teve um jogador expulso. O zagueiro Américo, que também já havia recebido o amarelo na primeira etapa, fez falta em Jô e recebeu o segundo.

O Atlético chegou ao empate aos 29min. Dátolo cobrou falta na área e Jô cabeceou forte. O goleiro João Carlos ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. O atacante voltou a marcar aos 44min para dar a vitória ao time alvinegro. Após o encerramento da partida, o zagueiro Márcio Alemão foi expulso.

ATLÉTICO-MG 2 X 1 NACIONAL

Data: 02/02/2014 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Marcus Vinicius Gomes e Felipe Alan Costa de Oliveira
Cartões amarelos: Ney Mineiro, Américo (2), Leandrinho, Fabrício, Márcio Alemão (NAC); Emerson (2) (ATL)
Cartão vermelho: Emerson (ATL); Américo, Márcio Alemão (NAC)
Gols: Jonathan, aos 17min, Jô, aos 29min e 44min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Emerson e Dátolo; Pierre, Josué (Neto Berola), Diego Tardelli  e Guilherme (Jemerson); Fernandinho (Rosinei) e Jô
Técnico: Paulo Autuori

NACIONAL
João Carlos; Leandrinho, Márcio Alemão, Américo e Badé; Marcão, Hildo, Leo Medeiros (Fabrício) e Junior Lemos (Guilherme); Jonathan e Ney Mineiro (Rafael Silva)
Técnico: Marcelo Cabo