Topo

Com 'gols gêmeos' do zagueiro Léo, time B do Cruzeiro bate América e lidera Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

09/02/2014 18h57

Com um time reserva, exceção para o goleiro Fábio, em função da sua estreia na Libertadores, no meio da semana, no Peru, contra o Real Garcilaso, o Cruzeiro entrou em campo no Mineirão, neste domingo, disposto a confirmar na prática a tão falada força do seu elenco. Após um início hesitante, a equipe B celeste teve o domínio do clássico e bateu o América-MG, por 2 a 0, reassumindo a liderança do Estadual, com 10 pontos. O time alviverde, por sua vez, segue sem vitória no Campeonato.

A vitória foi encaminhada já no primeiro tempo e com dois gols quase iguais: aos 32 min e aos 43 min. Em ambos, Willian cobrou falta da esquerda e o zagueiro Léo, de cabeça, marcou. Nos dois a defesa americana falhou em seu posicionamento, permitindo que o zagueiro, reserva de Dedé e Bruno Rodrigo, vivesse uma tarde de goleador, ampliando para 12 o número de gols marcados com a camisa celeste.

Com o triunfo do Tupi, por 2 a 0, sobre o time reserva do Atlético-MG, no sábado, em Juiz de Fora, o Cruzeiro entrou no Mineirão, neste domingo, como vice-líder, recuperando sua posição com a vitória no clássico. Já o América, com apenas dois pontos nas três primeiras partidas, estava pressionado pela possibilidade de terminar a 4ª rodada, na zona de rebaixamento em caso de derrota. E isso aconteceu, com a vitória do Nacional sobre o Guarani de Divinópolis, em Muriaé, por 3 a 2, na noite de domingo, em jogo que fechou a rodada.O time americano ocupa a penúltima colocação com dois pontos, um a mais que o lanterna Minas Boca.

Antes de a bola rolar, os dois treinadores comentaram o fato de o Cruzeiro atuar com um time alternativo. “É a hora dos jogadores aproveitarem a oportunidade e mostrar na prática a excelência do elenco que é muito falada”, afirmou o técnico celeste, Marcelo Oliveira, como se lançasse um desafio a seus atletas. O treinador americano, Silas, mostrou respeito pelo adversário e considerou “inteligente” a opção feita pelo colega de profissão, por dispor de um elenco com qualidade e viver situação confortável no Campeonato Mineiro.

O primeiro tempo começou com o Cruzeiro tomando a iniciativa do jogo, mas a primeira finalização a gol foi do América, por meio de Willians, bem defendida pelo goleiro Fábio. Com seu time reserva, o mandante atuou de forma diferente em relação à equipe titular. O veterano Tinga era o principal armador, enquanto Marlone e Willian se movimentavam muito, no ataque, com Júlio Baptista atuando como centroavante. Por isso, o Cruzeiro precisou de algum tempo para se adaptar, mas logo começou a criar sucessivas chances de gols.

Aos 12 min, Marlone cruzou e Júlio Baptista, livre, chutou alto, por cima do travessão. Seis minutos depois, Tinga chutou forte e Matheus fez a primeira de uma série de boas defesas, como aos 21 min, quando Willian cruzou da esquerda para cabeçada forte de Julio Baptista. O América-MG só assistia o atual campeão brasileiro jogar e viu Léo fazer o primeiro gol. Logo depois, Willian chutou uma bola na trave e no finalzinho dessa etapa, o zagueiro fez o segundo.

“Vamos ter que tomar um puxão de orelha para tentar acertar e no mínimo empatar o jogo”, afirmou ao fim do primeiro tempo, o volante Leandro Guerreiro, que até o ano passado defendia o outro lado. E oAmérica-MG voltou com duas alterações para o segundo tempo: o volante Marcelo Rosa na vaga de Andrei e Caio no lugar de Caio Dantas. A equipe americana demonstrava um pouco mais de vontade no recomeço do jogo, mas a equipe celeste, que foi mantida por Marcelo Oliveira, seguia impondo o seu ritmo e mostrando superioridade em relação ao adversário.

Mais na base da determinação do que na técnica e na organização tática, o América criou algumas chances de gol, mas falhou nas finalizações. O Cruzeiro também teve oportunidades para aumentar a vantagem. Em uma delas, aos 22 min, Julio Baptista deu bela cabeçada, obrigando Matheus a mais uma difícil defesa. O time celeste seguiu melhor até o fim, buscando mais um gol, mas sem forçar muito, administrando a vantagem.

Boa esporte segue 100%

Como visitante, o Boa Esporte conseguiu sua terceira vitória consecutiva no Estadual, ao bater, de virada, o Minas Boca, em Sete Lagoas, por 2 a 1. Félix Jonathan marcou para o time da casa, aos 11 min do primeiro tempo, mas Alexandre garantiu o triunfo, com gols aos 26 min da etapa inicial e aos 23 min do segundo tempo. Dessa forma, o time de Varginha, que tem um jogo a menos, que a maioria dos outros times, é o vice-líder, com nove pontos.

Em Tombos, Tombense e Caldense ficaram no empate, em 1 a 1. O time de Poços de Caldas saiu à frente, com Diney, aos 22 min, mas cedeu o empate para a equipe da casa, por meio de André, aos 34 min, também na etapa inicial. Com a igualdade, a Caldense foi a seis pontos, fechando o G4, enquanto o Tombense ocupa a quinta posição. Os primeiros quatro colocados são Cruzeiro (10), Boa Esporte (9), Tupi (7) e Caldense (6). No último jogo da rodada, o Nacional conseguiu sua primeira vitória na competição, ao fazer 3 a 2 no Guarani, com gols de Nei Mineiro (dois) e Léo Medeiros para o time da casa, enquanto Tardelli e Alex descontaram para os visitantes.

CRUZEIRO 2 X 0 AMÉRICA-MG

Data: 9/2/2014 (domingo)
Local:  Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Wanderson Alves de Souza (CBF)
Assistente: Guilherme Dias Camilo (Aspirante FIFA/MG) e Marconi Helbert Vieira (CBF)
Cartões amarelos: Wallace, Alisson, Henrique (CRU); Leandro Guerreiro, Obina (AME)
Gols: Léo, aos 32 min e aos 43 min do primeiro tempo;
 
CRUZEIRO:
Fábio; Mayke, Léo, Wallace e Luan; Rodrigo Souza, Henrique, Tinga (Eurico) e Marlone (Alisson); Willian (Elber) e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira

AMÉRICA-MG:
Matheus; Marcelinho, Lula, César Lucena e Danilo; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto (Marcelo Rosa), Elvis e Willians (Lucas Silva); Caio Dantas (Caio) e Obina
Técnico: Silas