Topo

Atlético e Cruzeiro empatam em clássico de pouca emoção e muita reclamação

Do UOL, em Belo Horizonte

16/02/2014 17h51

No duelo entre o campeão da Libertadores e do Brasileirão em 2013, Atlético e Cruzeiro não passaram do empate, por 0 a 0, neste domingo, no Independência. Numa partida sem emoção, faltou gol e sobrou reclamação, principalmente com o árbitro Igor Junio Benevenuto.

O resultado foi ruim para as duas equipes. Com o empate, o Cruzeiro desperdiçou a chance de reassumir a liderança do Campeonato Mineiro. O time terminou a rodada na segunda colocação com 11 pontos, um a menos que o Boa Esporte, líder isolado da competição.

O Atlético, que iniciou mal o Estadual, permaneceu longo do grupo de acesso às semifinais. O time alvinegro chegou a cinco pontos em 15 disputados. Foi o segundo empate, além de uma vitória e duas derrotas.

O Cruzeiro viveu uma semana conturbada. Além da derrota para o Real Garcilaso, por 1 a 0, em Huancayo, no Peru, na estreia na Libertadores, o clube virou o centro de polêmica envolvendo o volante Tinga, alvo de manifestações racistas de torcedores peruanas.

Antes da partida, Tinga, que ficou no banco, recebeu um abraço do amigo Ronaldinho Gaúcho. “Eu conheço bem o coração dele, e sei a pessoa maravilhosa que ele é”, disse o volante celeste, que começou a carreira com Ronaldinho no Grêmio.

O Atlético teve uma semana mais tranquila depois da vitória na estreia na Libertadores. Apesar de não atuar bem, o time alvinegro derrotou o Zamora, por 1 a 0, na Venezuela, com gol de Jô no final da partida.

O primeiro tempo foi bastante movimentado no Independência, mas as duas equipes deixaram o campo reclamando do árbitro. Apesar da bronca dos atletas, o árbitro anulou corretamente dois gols, um para cada lado.

O Cruzeiro quase marcou com menos de dois minutos. Dedé aproveitou uma cobrança de escanteio da direita e cabeceou no canto direito. O goleiro Victor fez grande defesa e evitou o gol celeste. O Atlético respondeu com Ronaldinho, que cobrou falta com perigo aos 5min.

Aos 13min, os atleticanos reclamaram bastante de um impedimento de Tardelli, que pareceu em posição legal. O atacante recebeu de Fernandinho e finalizou na trave, mas o assistente parou o lance. Em seguida, o Cruzeiro quase marcou com Ricardo Goulart, que recebeu de Dagoberto e tocou para fora com perigo.

Goulart chegou a marcar aos 25min, mas a assistente marcou corretamente o impedimento do meia celeste. Logo depois, os cruzeirenses reclamaram de uma cotovelada de Ronaldinho em Rodrigo Souza.

Com pouca força ofensiva e bem marcado pelos volantes Souza e Rodrigo Souza, o atacante atleticano pouco produziu. Aos 34min, Dátolo, que atuou novamente improvisado na lateral esquerda, arriscou de fora da área, mas a bola passou por cima do travessão.

O Atlético marcou aos 41min com Jô, que recebeu na área e finalizou na saída de Fábio. Mas o assistente marcou corretamente impedimento do atacante atleticano.

No início do segundo tempo, Willian criou boa chance e quase abriu o placar. O atacante driblou o argentino Otamendi, que fez sua estreia pelo Atlético, e chutou rasteiro. Victor voltou a fazer boa defesa e mandou a boa para escanteio.

O Atlético também teve a chance para marcar. Jô sofreu falta na entrada da área. Ronaldinho cobrou e a bola passou rente ao gol de Fábio, que apenas observou.

As reclamações com o árbitro prosseguiram no segundo tempo. O atacante Willian e o zagueiro Dedé receberam o cartão amarelo depois de reclamarem do o juiz.

A partida caiu de rendimento na etapa final. O Cruzeiro quase marcou aos 40min. Souza cobrou falta e Victor rebateu. Rodrigo Souza pegou o rebote e chutou para nova defesa do goleiro atleticano. O Atlético tentou responder em seguida, mas Marcos Rocha foi travado na hora de finalizar e a bola sobrou limpa para Fábio.

ATLÉTICO-MG 0 X 0 CRUZEIRO

Data: 16/2/2014 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro:  Igor Junio Benevenuto
Assistente: Janette Mara Arcanjo  e Pablo Almeida Costa
Cartões amarelos: Dagoberto, Willian, Dedé, Ceará (CRU); Ronaldinho Gaúcho, Otamendi, Marcos Rocha, Pierre (ATL)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Pierre, Josué, Diego Tardelli (Neto Berola) e Ronaldinho Gaúcho; Fernandinho e Jô
Técnico: Paulo Autuori

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio (Mayke); Souza, Rodrigo Souza, Everton Ribeiro (Marcelo Moreno) e Ricardo Goulart; Dagoberto (Marlone) e Willian
Técnico: Marcelo Oliveira