Topo

Atlético-MG usa reservas e cria semana rara de treinos para titulares

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

18/02/2014 15h10

Ao poupar a maioria dos titulares na partida com a URT, nesta quarta-feira, pela sexta rodada do Campeonato Mineiro, a comissão técnica do Atlético-MG aproveita para dar uma semana de preparação para o elenco principal. Situação semelhante ocorreu apenas uma vez ao longo da pré-temporada.

O técnico Paulo Autuori já havia admitido que o Campeonato Mineiro seria utilizado para dar sequência à pré-temporada do Atlético, que começou no dia 20 de janeiro com o elenco completo. Os atletas que disputaram o Mundial de Clubes tiveram as férias estendidas.

Desde que o Estadual e a Libertadores começaram, o Atlético tem atuado o meio e no final de semana. Com viagens e pouco tempo, Paulo Autuori não tem conseguido treinar a equipe como desejava. Para o jogo com a URT, apenas dois titulares foram relacionados.

O zagueiro argentino Otamendi, que estreou no clássico com o Cruzeiro e precisa ganhar ritmo de jogo, deve ser titular em Patos de Minas. Seu conterrâneo Dátolo, que tem atuado improvisado na lateral esquerda, ficará como opção de banco diante da URT.

O restante dos titulares terá uma semana de treinos na Cidade do Galo. Eles devem voltar ao time no clássico com o América-MG, domingo, às 16h, no Independência, pela sétima rodada do Estadual. 

“Mesmo considerado reserva, time de qualidade, jogadores que não têm sua qualidade diminuída por estarem na reserva. Temos possibilidades de mostrar que vamos brigar por posições. Jogo difícil, mas temos que pontuar”, observou o atacante Guilherme.

Com campanha ruim no Mineiro, o Atlético ocupa o nono lugar na tabela com apenas uma vitória (dois empates e duas derrotas) e cinco pontos somados em 15 disputados. O time alvinegro está longe do grupo dos quatros que avançam às semifinais.

“A pressão está para todos de ter uma necessidade já de vitória. Jogo muito difícil, no interior é complicado. Mas vejo com bons olhos, oportunidade para quem não tem jogado, terá muito empenho, mas pressão é de todos, quem veste a camisa do Atlético vai procurar vitória”, afirmou Guilherme.

O atacante destaca a importância do revezamento de jogadores e o período de preparação para o clube. “A gente também compreende. Retorno das férias, pouco tempo de preparação, tem a cobrança. Leva um tempo, ritmo ideal. Procurar vencer o quanto antes, nos sentir bem e dar sequência na Libertadores”, ressaltou Guilherme.