Topo

Sem fazer força, Cruzeiro derrota Guarani e reassume ponta do Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

19/02/2014 23h55

Com dois gols de Willian, um em cada tempo e com direito a comemoração destinada à sua filha, o Cruzeiro bateu o Guarani de Divinópolis, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Mineirão, pela sexta rodada do Estadual. O time celeste, que não forçou o ritmo em nenhum momento da partida, reassumiu a liderança do Estadual, com 14 pontos, um a mais que o Boa Esporte, seu próximo adversário e que empatou com o Tombense, na casa do oponente, por 0 a 0.

Para entrar em campo contra o Cruzeiro, os jogadores do Guarani tiveram de superar um imprevisto. O ônibus que levaria a delegação ao Mineirão teve um problema mecânico, em frente ao Hotel Nacional Inn, no centro de Belo Horizonte, onde estavam hospedados. Os atletas e demais integrantes da delegação foram embarcados em 10 táxis e levados ao ‘Gigante da Pampulha’, chegando ali antes das 21h, a tempo de fazer aquecimento no gramado.

No Cruzeiro, o técnico Marcelo Oliveira confirmou Julio Baptista no lugar de Everton Ribeiro e manteve Willian no ataque já que Marcelo Moreno não teve condição de jogo. O meia e o centroavante sentiram incômodos e foram preservados. E o treinador celeste ainda fez outras mudanças, promovendo a entrada de Mayke na vaga de Ceará. O volante Rodrigo Souza, que teve boa atuação no empate sem gols contra o Atlético, domingo passado, foi mantido, mas Lucas Silva voltou ao time só que na vaga de Souza, que perdeu sua posição.

Apesar de ser um confronto direto pela liderança e também entre dois times invictos, no jogo de sábado, com o Boa Esporte, o Cruzeiro deve poupar os titulares, ou pelo menos a maioria delas, em função do jogo com a Universidad de Chile, em sua segunda partida na Libertadores, na terça-feira que vem, às 17h30, no Mineirão, quando tentará seu primeiro triunfo na competição internacional, este ano, após estrear com derrota para o Real Garcilaso, por 2 a 1, em Huancayo, em jogo marcado pela manifestação racista da torcida local contra o volante celeste Tinga.

Logo que a bola começou a rolar no Mineirão, nesta quarta-feira, o Cruzeiro saiu à frente, com um gol marcado por Willian, de cabeça, aproveitando cruzamento de Julio Baptista, da esquerda. Quatro minutos depois, o camisa 10 celeste arriscou forte chute, após recuperar uma bola, mas errou o alvo por pouco. A equipe do técnico Marcelo Oliveira jogava com tranquilidade, enquanto o Guarani apenas se defendia, sem incomodar o setor ofensivo do time estrelado.

Somente aos 25 min, o time de Divinópolis chegou com perigo ao ataque. Rodrigo Souza fez falta em Michel Cury, que bateu bem e obrigou o goleiro Fábio a fazer difícil defesa. Fora isso, o Cruzeiro não foi ameaçado e, mesmo sem forçar muito, criou oportunidades para aumentar o marcador. Aos 29 min, por exemplo, Egídio avançou pela esquerda e cruzou para cabeçada perigosa de Julio Baptista. O gol no início e a fragilidade do adversário deixaram o jogo lento e com pouca emoção na etapa inicial.

O Cruzeiro voltou para o segundo tempo com Marlone no lugar de Ricardo Goulart, poupado por ter recebido uma pancada na etapa anterior. A partida não se alterou. O time celeste tocava a bola em seu campo de ataque, tentando encontrar uma brecha para furar a forte retranca do Guarani, mas sem pressa. Aos 5 min, após boa jogada de Marlone, Julio Baptista concluiu e o gol não saiu graças à intervenção do goleiro George.

O Guarani não assustava o Cruzeiro, que tinha a partida sob controle. A situação estava tão tranquila, que Marcelo Oliveira aproveitou para colocar o volante Nilton em campo, pela primeira vez nesta temporada, depois que o jogador recuperou-se de lesão. Com naturalidade, o time celeste chegou ao segundo gol, aos 24 min da etapa final, novamente marcado por Willian, depois que George fez duas defesas no mesmo lance.

Boa Esporte empata e fica em segundo

Com grande atuação do goleiro Emerson, que fez importantes defesas nos dois tempos, o Boa Esporte segurou o empate sem gols, com o Tombense, em Tombos, na Zona da Mata mineira, mas não conseguiu manter os 100% de aproveitamento no Estadual. Com o resultado, o representante de Varginha chegou a 13 pontos em cinco jogos – um a menos que o líder Cruzeiro, que soma 14 pontos, mas em 18 possíveis. No próximo sábado, haverá um confronto direto pela liderança do Mineiro, no Estádio Melão, às 18h30. O Tombense foi a 10 pontos, ocupando a terceira colocação.

Em Muriaé, Nacional e Minas Boca, empataram em 0 a 0, em duelo na parte inferior da tabela de classificação. Com o resultado, os dois times mantiveram suas posições. A equipe visitante foi a cinco pontos e ocupa a nona colocação, enquanto o anfitrião foi a quatro pontos e é o penúltimo colocado do Estadual. Em Juiz de Fora, houve o terceiro empate sem gols da rodada, em jogos no interior. Tupi e Villa Nova ficaram no 0 a 0, resultado que manteve o visitante na lanterna, com quatro pontos. O Tupi foi a 7º pontos e ocupa a sexta posição.

CRUZEIRO 2 X 0 GUARANI

Data: 19/2/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (FMF)
Assistentes: Marcelo Francisco dos Reis (FMF) e Júnior Antônio da Silva (FMF)
Cartões amarelos: Murilo, Thiago Carpini (GUA); Rodrigo Souza, Dedé (CRU)
Gols: Willian, aos 4 min do primeiro tempo e aos 24 min do segundo tempo

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Rodrigo Souza (Nilton), Lucas Silva, Júlio Baptista e Ricardo Goulart (Marlone); Dagoberto (Luan) e Willian
Técnico: Marcelo Oliveira

Guarani
George; Alex, Max, Thiago Papel e Iago; André, Thiago Carpini, Michel Cury (Josué)e Michel Eloi; Murilo (Tito) e Fernando (Thiago Pereira)
Técnico: Leston Júnior