Topo

Comandado por Tardelli, Atlético reage, vence América e entra no G4 do Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

23/02/2014 17h58

‘Caiu no Horto, tá morto’. A máxima que no ano passado, especialmente na Libertadores, fez todo sentido e que nesta temporada ainda não havia funcionado, teve um momento importante neste domingo, quando o Atlético-MG venceu o América-MG, por 3 a 2, em jogo em que esteve perdendo, por 2 a 0, com  dois gols do ex-atleticano Obina no primeiro tempo. Na etapa final, o alvinegro mineiro voltou fulminante, lembrando os bons tempos da Libertadores 2013 da qual foi campeão, vencendo com dois gols de Diego Tardelli e um de Jô.

 Foi o quarto jogo do Atlético-MG no Independência, neste ano, com sua segunda vitória, ambas de virada. A primeira foi sobre o Nacional-MG, por 2 a 1. No domingo passado, o time de Paulo Autuori havia empatado com o arquirrival Cruzeiro, em 0 a 0. Além disso, foi derrotado pela Tombense, por 2 a 0, pela terceira rodada do Mineiro, ocasião em que o adversário era comandado também por Moacir Júnior, atual treinador americano e que deu a impressão aprontaria novamente com o time da capital.

O excelente segundo tempo atleticano no Horto ganha importância maior, já que na próxima quarta-feira, haverá a estreia em casa na Libertadores contra o Independiente Santa Fé, em que o alvinegro mineiro buscará seu segundo triunfo na competição internacional, depois de bater o Zamora, na Venezuela, por 1 a 0. “Este é o espírito é sempre bom a gente voltar a vencer, especialmente em casa, precisávamos vencer em casa”, comentou Diego Tardelli, que abraçou o técnico Paulo Autuori, ao comemorar seus dois gols, dando força ao treinador, que chegou a ser vaiado por torcedores, quando a equipe estava perdendo.

Com o triunfo, o Atlético-MG chegou a 11 pontos e ingressou no G4 do Estadual, ocupando a terceira colocação. Já o América-MG, que não conseguiu sustentar a vitória parcial, ficou com cinco pontos e continua brigando contra o rebaixamento. O time americano tem um jogo a menos que a maioria dos outros participantes da competição.

O jogo teve dois tempos absolutamente distintos. No primeiro, o América conseguiu abrir 2 a 0. Já no segundo, só deu Atlético. No período inicial, por causa do excesso de atendimentos médicos, especialmente dos jogadores americanos, foi até os 52 minutos. Obina abriu o marcador no início e fez o segundo no último lance, em uma jogada confusa com o volante Pierre. “Não sei seu eu toquei na bola ou se foi o Pierre, que estava meio agarrado comigo, mas o importante é que foi gol”, disse o atacante americano.

LEIA A OPINIÃO DE NOSSOS BLOGUEIROS

 Antes de a bola rolar, a emoção ficou por conta do carinho da torcida atleticana ao atacante Obina. Os alvinegros gritaram, em coro, o nome do folclórico centroavante, que teve boa passagem pelo Atlético em 2010. “Tenho o carinho do torcedor, sei o quanto fiz aqui”, comentou o camisa 10 americano, que trocou afetuoso abraço com Diego Tardelli, seu parceiro nos tempos de atleticano.

Enquanto no Atlético-MG, Paulo Autuori escalou os titulares que estão em condição de jogo, incluindo a estrela da companhia, Ronaldinho Gaúcho, poupado do treino de sábado, o América-MG surpreendeu na escalação. O técnico Moacir Júnior, que comanda o time pela segunda vez, promoveu a estreia do zagueiro Renato Santos, improvisou o volante Marcelo Rosa na lateral direita e colocou Henrique e Kaio como titulares. O lateral esquerdo Gilson, emprestado pelo Cruzeiro e que era dúvida médica, passou no teste.

O primeiro tempo começou com vacilos seguidos da defesa atleticana, em suas tentativas de sair com a bola. Em uma dessas situações, o argentino Otamendi caiu, deixou a bola com Willians, que deu o passe para Obina, livre, tocar a bola para as redes adversárias. Como havia prometido durante a semana, o artilheiro americano e do Mineiro, não comemorou, limitando-se a fazer um gesto de reverência em direção aos torcedores do seu atual clube. No segundo gol e o quinto no Estadual, que o isolou na liderança da artilharia do torneio, ele também não celebrou em respeito à torcida atleticana.

Em desvantagem, após sofrer o primeiro gol, o Atlético-MG passou a pressionar, mas enfrentava dificuldades para superar a forte marcação americana. Após cobrança de um escanteio, aos 14 min, o goleiro Matheus não conseguiu cortar e Diego Tardelli completou para fora. A partida começou muito disputada pelos dois times, com choques e, em consequência disso, muitos atletas tiveram que receber atendimento médico. Leandro Guerreiro, Willians, Diego Tardelli, Pierre, Marcelo Rosa e Kaio foram alguns deles.

Leandro Guerreiro, que se contundiu logo no primeiro minuto, foi suportando o problema. Já Marcelo Rosa, aos 31 min, foi substituído por contusão pelo zagueiro César Lucena. Segundo o médico americano Cimar Eustáquio, ele sofreu um pequeno estiramento no ligamento medial do joelho. Depois de fazer o gol, no começo da partida, o América se fechou ainda mais na defesa, suportando a pressão do rival e buscando os contra-ataques. Otamendi voltou a falhar feio, mas dessa vez o ataque americano não aproveitou.

O árbitro Cleisson Veloso Pereira levou a etapa inicial até os 52 minutos. O Atlético-MG, que pressionou quase todo o primeiro tempo, acabou por sofrer o segundo gol. Em rápido contra-ataque, a bola chegou a Willians, que cruzou para batida de primeira de Kaio. Leonardo Silva tirou, de cabeça, para escanteio. Após a cobrança, Victor falhou, não cortou e Obina em disputa com Pierre, colocou a bola nas redes.

O Atlético voltou disposto a abafar o América. Nos primeiros cinco minutos, a equipe desperdiçou duas boas chances. Na primeira, com Ronaldinho Gaúcho, o goleiro Matheus fez a defesa e, na segunda, Jô finalizou, mas errou por pouco o alvo. O goleiro americano trabalhou bastante desde o começo do segundo tempo. Mas, aos 9 min, não conseguiu evitar que Diego Tardelli fizesse o gol, seu primeiro neste ano.

E a pressão atleticana continuou em busca do empate, com muitas oportunidades criadas e desperdiçadas. O América-MG mal conseguia passar do meio de campo. Aos 18 min, Diego Tardelli avançou pela direita, cruzou, Fernandinho mandou a bola de cabeça no travessão e, no rebote, Jô colocou a bola nas redes. O terceiro saiu aos 27 min, novamente com Tardelli, em boa jogada individual. Quando parecia batido em campo, o América voltou a ameaçar a defesa atleticana e teve chances para empatar. Aos 39 min, Gilson mandou a bola na trave.

ATLÉTICO-MG 3 X 2 AMÉRICA-MG

Data: 23/2/2014 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF)
Assistentes: Celso Luiz da Silva (CBF) e Felipe Alan Costa de Oliveira (FMF)
Cartões amarelos: Marcelo Rosa, Willians (AME); Josué, Marcos Rocha (ATL)
Gols: Obina, aos 8 min e aos 52 min do primeiro tempo; Diego Tardelli, aos 9 min e aos 27 min; Jô aos 18 min do segundo tempo

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo (Rosinei); Pierre, Josué (Leandro Donizete), Diego Tardelli (Alex) e Ronaldinho Gaúcho; Fernandinho e Jô
Técnico: Paulo Autuori

America-MG
Matheus; Marcelo Rosa (César Lucena), Lula, Renato Santos (Marcelinho) e Gilson; Leandro Guerreiro, Andrei Girotto, Henrique e Kaio (Betinho); Willians e Obina
Técnico: Moacir Júnior