Topo

Mesmo sob desconfiança, cinco situações mostram que Atlético está no rumo certo

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

08/03/2014 06h00

São sete jogos sem derrotas na temporada, porém, a desconfiança em cima do time titular do Atlético-MG persiste, principalmente pelo futebol mais pragmático, adotado por Paulo Autuori, em relação ao apresentado sob o comando do técnico Cuca. Porém, cinco situações mostram que o alvinegro mineiro está crescendo.

 O começo de temporada para o time atleticano não foi o esperado. A equipe iniciou o Campeonato Mineiro tropeçando contra adversários que não costumam fazer grande frente ao Atlético, casos do empate sem gols com o Minas Boca, em Sete Lagoas, e a derrota para o Tombense,por  2 a 0, em pleno Independência. Nos dois casos, Autuori mandou a campo a equipe titular.

Paulo Autuori faz balanço positivo da equipe. “Vocês trabalham no dia a dia conosco. Estou muito satisfeito, ótimo ambiente no clube, as pessoas que estão aqui, como me receberam. As coisas funcionam bem aqui, isso facilita no trabalho do técnico. O mais importante é atingir os objetivos que a gente propõe, principalmente na classificação da Libertadores e do Campeonato Mineiro”, observou.

Confira a seguir cinco situações levantadas pelo UOL Esporte que servem para confirmar o rumo certo do Atlético em 2014. 

Maior série invicta depois de cinco meses

O Atlético de Paulo Autuori, que não perde há sete partidas, quando venceu as últimas cinco, repete campanha do técnico Cuca que havia conseguido igual período sem ser derrotado em agosto e setembro de 2013, quando conquistou três triunfos em sete duelos. Porém, o número de vitórias consecutivas do atual técnico, só foi alcançada pelo ex-treinador na reta final do Mineiro passado, juntando com a fase de grupos da Libertadores.

Crescimento defensivo com Paulo Autuori

Dos seus 11 jogos na temporada, o Atlético-MG ficou quatro sem sofrer gols, situação que não era comum com o técnico Cuca. Nos últimos seis jogos, foram apenas quatro tentos sofridos. Mais do que os números, a defesa se mostra menos exposta e a forma de jogar vem agradando aos atletas. Os laterais ficam mais presos à marcação, dando menos espaços ao ataque adversário. “Defensivamente estamos melhores, nos acertando e isso é o principal”, avaliou o zagueiro Leonardo Silva.

Liderança e 100% na fase de grupos da Libertadores

Assim como aconteceu com Cuca, o começo do Atlético na Libertadores de 2014, principal torneio do clube no ano, tem sido bom, em termos de resultados, ainda que tenha conseguido duas vitórias sofridas e obtidas nos finais dos jogos, contra Zamora (1 a 0) e Independiente Santa Fé (2 a 1). A equipe está na liderança do grupo 4, com seis pontos em dois jogos. A equipe luta pela liderança geral do torneio ao lado do Velez, Grêmio e Santos Laguna, que também seguem com 100% de aproveitamento na fase de grupos.

Consolidação no G4 do Mineiro e possibilidade de classificação antecipada

O início ruim no Campeonato Mineiro fez o Atlético ocupar, por uma rodada, a nona colocação, posição que o clube havia ficado pela última vez há sete anos. Mais próximo da zona de rebaixamento no início, a equipe, com a sequência de cinco jogos sem derrotas no Estadual e quatro triunfos subiu para a vice-liderança, atrás do Cruzeiro. O alvinegro poderá, já neste domingo, garantir a classificação para a fase final do estadual com uma rodada de antecedência, desde que vença o Guarani, ou que a Caldense ou Boa percam.

Crescimento como visitante, onde perdeu só uma vez

Atuar fora de casa em 2013 era a grande dificuldade para o Atlético, que chegou a ficar mais de três meses sem vitórias longe do seu torcedor. Porém, na atual temporada, o clube tem mostrado que aprendeu a jogar fora de Belo Horizonte. Foram cinco jogos na função de visitante na temporada e a equipe perdeu apenas uma, para o Tupi, quando escalou o time todo reserva, com muitos jogadores da base. Foram mais três vitórias, sendo uma pela Libertadores, na estreia, contra o Zamora e um empate, com o Minas Boca.