Topo

Com 2 gols de Tchô, América vence Boa, entra no G4 e garante Atlético em 2º

Tchô tem papel importante na campanha de recuperação do América-MG que entrou no G4 - Divulgação/Site do América-MG
Tchô tem papel importante na campanha de recuperação do América-MG que entrou no G4 Imagem: Divulgação/Site do América-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

12/03/2014 21h22

Com dois gols de Tchô, o América-MG derrotou o Boa Esporte, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Independência, em jogo adiado da terceira rodada do Mineiro e em confronto direto por vaga na semifinal do Campeonato. Com o resultado, o time americano entrou no G4, igualando-se em número de pontos ao Tupi, o quarto colocado, com 15 pontos e saldo de um tento, mas supera a equipe de Juiz de Fora no número de gols marcados: 12 a 10.

Mesmo com a derrota, o Boa Esporte segue em terceiro lugar, com 16 pontos, mas vê sua vaga ameaçada na semifinal, porque enfrentará o Atlético-MG, já classificado em segundo lugar, com 20 pontos, no Independência. O América visitará a Caldense, em Poços de Caldas, e o Tupi receberá o Guarani, penúltimo colocado. Além de Boa, América e Tupi, Tombense e Caldense chegam a última rodada da fase de classificação com chances de obter vaga entre os quatro semifinalistas.

O América-MG consolidou sua vitória na etapa inicial, quando fez 2 a 0 e ainda desperdiçou a chance do terceiro, quando Obina perdeu cobrança de pênalti, que foi defendida pelo goleiro Emerson. A partida foi disputada de forma ofensiva nos 45 minutos iniciais, quando o time da casa foi superior ao adversário, embora o Boa também tenha criado suas chances de gols.

Aos 12 min, Tchô, de cabeça, completou jogada feita por Henrique e abriu o placar. Depois disso, o Boa teve condição de empatar, mas Matheus apareceu bem. Aos 39 min, Tchô recebeu passe de Willians e tocou para vencer o goleiro Emerson e ampliar o marcador. Aos 43 min, Obina cruzou da direita, o camisa da equipe visitante não cortou e Gilson sofreu pênalti.

Obina, que já havia desperdiçado uma cobrança no empate com o Tupi, na estreia do Mineiro, no Independência, bateu forte, mas Emerson defendeu para escanteio. “Foi bom, pude fazer a defesa, mas temos de acordar no segundo tempo e não dar mais esses apagões”, disse o goleiro.

Logo aos 6 min, Wendel, lesionado, foi substituído por Wander. Já aos 29 min, a substituição foi por opção do técnico Ney da Matta, que tirou Francismar para a entrada de Guilherme. No intervalo, o treinador fez a terceira alteração: Alexandre, vice-artilheiro do Estadual, com cinco gols – um a menos que Obina –, no lugar de Malaquias.

E o segundo tempo começou quente com os dois times buscando o ataque, em jogo mais equilibrado do que na etapa anterior. Aos 5 min, Gilson foi advertido com o terceiro cartão amarelo e desfalcará o time contra a Caldense, em jogo que pode garantir a vaga americana na fase semifinal. O segundo tempo teve momentos de tensão.

Aos 12 min, Thiago Carvalho reclamou de uma cotovelada de Obina, que levou amarelo. Jogadores das duas equipes se desentenderam. Dois minutos depois, nova confusão entre os mesmos jogadores. Para evitar uma expulsão, o técnico Moacir Júnior tirou o experiente atacante e colocou Ricardinho. A partida seguia equilibrada e muito disputada. Ao final, o time americano confirmou o triunfo. “O sonho continua vivo, vamos em busca da classificação em Poços, contra a Caldense”, salientou Tchô.

Três gols de Mancini para Villa Nova

Em Nova Lima, com três gols do veterano meia Mancini, o Villa Nova venceu o URT, de virada, por 3 a 1, chegou a 12 pontos e livrou-se da ameaça de rebaixamento, garantindo sua permanência na elite do futebol mineiro em 2015. Já o time de Patos de Minas, que permaneceu com nove pontos, segue ameaçado da queda e decidirá o seu destino, no próximo domingo, às 16h, contra o lanterna Minas Boca, como mandante.

O Villa Nova dominava o primeiro tempo, mas sofreu o gol, aos 38 min marcado por George. Na etapa final, o experiente Mancini fez três gols – dois deles de pênalti –,, virou para o time da casa e superou Obina na liderança da artilharia do Campeonato Mineiro, com sete gols contra seis. Mancini empatou aos 13 min e colocou seu time em vantagem, aos 19 min, e consolidou o triunfo aos 40 min, ambos em cobrança de pênalti.