Topo

Com reservas, Cruzeiro bate Tombense e enfrenta Boa Esporte na semifinais

Julio Baptista marcou o primeiro gol da vitória celeste sobre o Tombense por 3 a 0 - Washington Alves/Vipcomm
Julio Baptista marcou o primeiro gol da vitória celeste sobre o Tombense por 3 a 0 Imagem: Washington Alves/Vipcomm

Do UOL, em Belo Horizonte

16/03/2014 18h06

Mais uma vez atuando com os reservas por opção do técnico Marcelo Oliveira, o Cruzeiro não teve dificuldades para superar o Tombense e venceu o time do interior por 3 a 0, neste sábado, no Estádio Almeidão, em Tombos. A vitória manteve os 100% de aproveitamento do time “B” e a invencibilidade da equipe celeste, que é a única do Campeonato Mineiro que ainda não foi derrotada. Agora os comandados de Marcelo Oliveira enfrentam o Boa Esporte na semifinal.

Como já estava com o primeiro lugar garantido, a vitória serviu apenas para ampliar a pontuação do time estrelado, que terminou a primeira fase com 29 pontos, seis a mais que o segundo colocado Atlético-MG, e para acabar com as chances de classificação do Tombense, que iniciou a rodada com possibilidade de avançar às semifinais que serão disputadas no próximo fim de semana, ainda sem dia, local e horário definidos.

Porém, antes da partida pelas semifinais do Campeonato Mineiro, que deverá ser disputada em Varginha, o Cruzeiro tem um duelo decisivo contra o Defensor Sporting, pela Libertadores, na próxima quinta-feira, às 22h, no Mineirão, em jogo que o time celeste precisa da vitória a qualquer custo para não ficar em situação ainda mais complicada na competição sul-americana.

Em função do esperado duelo contra os uruguaios, que tomou caráter decisivo em relação a classificação do Cruzeiro para as oitavas de final do torneio continental, foi que o técnico Marcelo Oliveira optou por utilizar os reservas e contou com algumas novidades na equipe dita alternativa.

Uma delas foi a presença do lateral-esquerdo Miguel Samudio desde o início. As outras foram os retornos de Mayke e Júlio Baptista, que estavam no departamento médico. Os três tiveram participação decisiva no triunfo, sendo que o paraguaio deu uma assistência e os outros dois marcaram um gol cada.

Foi o camisa 10 o responsável pela primeira chance de perigo do Cruzeiro. Aos 4min, Souza cobrou escanteio e ele cabeceou firme para boa defesa do goleiro Flávio. A Tombense, por jogar em casa, tentou impor o seu ritmo, mas o time visitante conseguiu conter o ímpeto do rival e foi pouco ameaçado. Quem fez jogada de perigo foi o meia-atacante Elber, aos 16 min, quando se livrou de três marcadores e chutou por cima do travessão.

Pouco depois, o árbitro realizou a parada técnica em função do forte calor na cidade de Tombos, que estava com a temperatura em torno de 34°C e dava um ritmo cadenciado para a partida. Sem conseguir criar muitas chances, o time visitante aproveitou uma de suas armas para abrir o placar: a bola parada.

Aos 33 min, Miguel Samudio cobrou escanteio da esquerda e Júlio Baptista subiu mais que todo mundo para testar firme, para o chão. A bola quicou no gramado e entrou no canto direito, sem chances de defesa para o goleiro Flávio. O time celeste aproveitou o embalo e não demorou a fazer o segundo.

Apenas quatro minutos depois do primeiro tento, Mayke recebeu passe em profundidade de Elber, invadiu a área e mostrou frieza de artilheiro ao dar um corte em André e chutar rasteiro na saída do goleiro para ampliar o placar, o que permitiu aos cruzeirenses apenas administrarem o resultado nos minutos finais da primeira etapa.

Com o resultado adverso, a Tombense voltou para o segundo tempo disposta a dar mais trabalho para Elisson e logo aos 3min Júnior Negão acertou uma bomba de fora da área. O goleiro deu um leve desvio antes de a bola acertar o travessão. Em seguida, o Cruzeiro respondeu novamente em cobrança de escanteio, quando Léo pegou rebote do goleiro e também mandou na trave.

O ritmo alucinante dos minutos iniciais foi caindo aos poucos ao longo da segunda etapa e os técnicos começaram a utilizar o banco de reservas. Rogério Lourenço tentou dar novo fôlego ao ataque com Tiago Azulão na vaga de Toni, e Marcelo Oliveira reforçou a marcação com Willian Farias no lugar de Tinga.

Porém, as substituições não alteraram muito o panorama da partida. Os anfitriões se lançavam ao ataque, mas não conseguiam criar muito e quando superava a defesa adversária esbarrava na atuação segura de Elisson. O time celeste, que começou a utilizar o contra-ataque com mais frequência, ainda conseguiu ampliar com Alisson, aos 41min, após nova assistência de Elber, e definir o resultado da partida.

TOMBENSE 0 X 3 CRUZEIRO

Data: 16/03/2014 (domingo)
Local: Estádio Antônio Guimarães Almeida, em Tombos (MG)
Árbitro: Ronei Cândido Alves (FMF)
Auxiliares: Ricardo Vieira Rodrigues (CBF/FMF) e Magno Arantes Lira (FMF)
Cartões Amarelos: Samudio (CRU)
Gols: Júlio Baptista, aos 33min, e Mayke, aos 37min do primeiro tempo; e Alisson, aos 41min do segundo tempo

TOMBENSE

Flávio; Léo, André, Mailson eWanderson ; Denilson, Pablo (Rafael), Joilson e Jonathan; Toni (Tiago Azulão) e Júnior Negão (Clebinho)
Técnico: Rogério Lourenço
 
CRUZEIRO
Elisson; Mayke, Léo, Wallace e Samudio (Marlone); Souza, Henrique e Tinga (Willian Farias); Elber, Júlio Baptista (Alisson) e Luan
Técnico: Marcelo Oliveira