Topo

Estrategista, Moacir Júnior adota mistério e quer surpreender Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

22/03/2014 12h23

O técnico Moacir Júnior já enfrentou o Atlético-MG, adversário do seu América-MG na semifinal do Mineiro, por duas vezes na atual edição do Campeonato Estadual. Venceu a primeira, por 2 a 0, quando comandava o Tombense e foi derrotado na segunda, já à frente do time americano, por 3 a 2, de virada, quando chegou a fazer 2 a 0 no primeiro tempo. Nas duas vezes, o treinador procurou surpreender o alvinegro mineiro.

Neste domingo, às 16h, no Independência, quando América e Atlético abrem a semifinal do Mineiro, o pensamento de Moacir Júnior continua sendo o de surpreender o adversário e o técnico Paulo Autuori. Para que isso seja possível, o treinador americano passou a semana testando opções e adotou a estratégia do mistério, fechando parte de treinos e mantendo em segredo a escalação da equipe.

“Temos a possibilidade, sim, de apresentarmos surpresas. De acordo com a definição da parte clínica dos jogadores podemos até colocar um atleta que talvez ninguém esteja esperando. Mas não seria nenhuma invenção. Seria uma tentativa de explorar alguma coisa que a gente acha que tenha que ser explorado”, comentou Moacir Júnior.

Ele explicou que na fase de classificação, o objetivo foi “neutralizar as peças que fazem o Atlético acelerar o jogo”. “A gente sabe da qualidade do nosso adversário, mas nossa equipe teve uma semana boa de trabalho, uma semana mais direcionada, mais leve na parte emocional. Os jogadores não estão tão pressionados como estavam”, observou.

Independente dos jogadores que escalar, Moacir Júnior espera que o América apresente a mesma postura do primeiro tempo do clássico, só que durante o “jogo todo”. Da outra vez, com dois gols do ex-atleticano Obina, o time americano abriu 2 a 0, mas cedeu a reação ao Atlético, que venceu por 3 a 2, na etapa final.

Os jogadores do América-MG estão concentrados desde sexta-feira. Na manhã deste sábado, houve treinamento, mas Moacir Júnior não adiantou a escalação do time, o que só será anunciado momentos antes do início da partida de ida pela semifinal.