Topo

Atlético-MG atropela América e fica muito perto da vaga na final do Mineiro

Jogadores do Atlético-MG comemoram gol na vitória sobre o América-MG, pela semifinal do Mineiro - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Jogadores do Atlético-MG comemoram gol na vitória sobre o América-MG, pela semifinal do Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2014 17h51

Um gol em lance confuso, logo no 1º minuto da etapa inicial, marcado pelo argentino Otamendi abriu o caminho para a goleada do Atlético-MG sobre o América-MG, por 4 a 1, na tarde deste domingo, no Independência, no primeiro jogo do confronto válido pela semifinal do Mineiro. Este resultado deixou muito bem encaminhada a vaga para a decisão do Estadual, contra o vencedor do outro confronto, entre Cruzeiro e Boa Esporte. Para ser eliminado, o time de Paulo Autuori terá de ser derrotado por pelo menos quatro gols de diferença, na segunda partida desta etapa, no domingo que vem.

Por ter sido segundo colocado na fase de classificação, o Atlético-MG entrou em vantagem de jogar por dois resultados iguais diante do América-MG, terceiro colocado. Com a goleada deste domingo, ampliou essa situação e poderá ser derrotado por até três gols de diferença no jogo da volta, no próximo domingo, também no Independência, que ainda assim estará na final. O Alvinegro chegou a vencer por quatro gols de diferença, mas o América conseguiu reduzir a diferença, no final da partida.

Pressionado por um empate em 1 a 1 com o Nacional do Paraguai, pela Libertadores, no Horto, na última quarta-feira, o Atlético-MG ainda teve de superar desfalques. Lesionados, Pierre e Fernandinho já estavam fora. Mas o alvinegro perdeu Ronaldinho Gaúcho, de última hora, por causa de dores no joelho esquerdo. Dessa forma, Leandro Donizete, Neto Berola e Guilherme entraram em campo. Já o América-MG, cujo técnico Moacir Júnior acenava com possíveis surpresas na escalação, acabou colocando em campo o time previsto, com opção por três atacantes.

Antes de a bola rolar, os dois treinadores minimizaram a ausência de Ronaldinho Gaúcho. “O problema não é o desfalque do Ronaldo. Vamos precisar de todo mundo e é a oportunidade de mostrar que temos bom grupo”, afirmou Paulo Autuori. Já Moacir Júnior disse que desde sábado havia alertado seus jogadores para a possibilidade da ausência de Ronaldinho. “O Atlético terá o Guilherme que está muito bem e que vai tentar se movimentar bastante, mas vamos com nossa proposta de três atacantes”, observou o treinador americano.

Mas foi só começar o jogo para o Atlético mostrar amplo domínio e encaminhar a vitória já nos 45 minutos iniciais, sem dar a menor chance ao adversário, que fez uma péssima partida, sem ameaçar o alvinegro em nenhum momento. Mal começou a etapa inicial e o Atlético-MG fez o seu gol, no 1º minuto de jogo, por meio de Otamendi. Diego Tardelli cobrou falta da direita, na confusão na área americana, o goleiro Mateus defendeu, a bola bateu na trave e no rebote o zagueiro argentino colocou a bola nas redes. Os jogadores americanos reclamaram possível impedimento do jogador atleticano no lance.

O alvinegro americano mostrava no início de partida a raça cobrada pelo torcedor em outros momentos desta temporada. Aos 9 min, Matheus evitou o segundo gol, com boa defesa. O Atlético-MG seguia mais perigoso. Com pelo menos quatro ótimas intervenções, o goleiro Matheus teve atuação importante para evitar o segundo gol atleticano. Isso aconteceu, por exemplo, aos 27 min e 30 min, respectivamente, em chute de Dátolo e cabeçada de Leonardo Silva.

O América, por sua vez, continuava com inoperante no ataque, Num desses raros momentos, o lateral esquerdo Gilson arriscou de longe, aos 32 min, e Victor defendeu, colocando a bola para escanteio. O Atlético, que continuava atacando, conseguiu mais dois gols, em um intervalo de quatro minutos. Jô fez aos 36 min, ao completar cruzamento de Neto Berola, pela esquerda, e, Guilherme, aos 40 min, em cobrança de pênalti do goleiro Matheus sobre o atacante velocista atleticano, fez 3 a 0.

Na fase de classificação, o América abriu 2 a 0 no primeiro tempo e permitiu a reação atleticana, por 3 a 2. Por isso, os jogadores atleticanos em suas entrevistas no intervalo mostraram respeito ao adversário e repetiram o discurso que a vitória não estava garantida. “Faltam 45 minutos. A vantagem é ótima, mas temos que manter a intensidade para matar o jogo”, disse Dátolo. “Não tem nada resolvido. Precisamos de muito cuidado no segundo tempo para não vacilar”, concordou Guilherme. Já Matheus lamentou o gol logo no início. “Tomar um gol no início é ruim porque atrapalha tudo que é pedido no vestiário”, comentou o goleiro americano.

O time mandante, voltou com o meia Elvis no lugar do volante Diego, enquanto o ‘visitante’ Atlético trocou Josué, com dores musculares, pelo ex-americano Claudinei. E o domínio atleticano continuou. Logo aos 2 min, o improvisado lateral esquerdo Dátolo cruzou da esquerda e Neto Berola, que havia participado de dois gols, marcou o seu, ampliando para 4 a 0.

O América seguia perdido em campo, bastante nervoso e vendo o Atlético-MG criar e desperdiçar chances de novos gols. A diferença de atuação levava a torcida atleticana a gritar “olé”. Num dos poucos ataques americanos, aos 11min, Tchô fez boa jogada e serviu a Willians, que chutou para fora. No minuto seguinte, a resposta atleticana teve belo passe de Tardelli a Guilherme, que mandou a bola na trave.

Com temor de evitar mais gols, Moacir Júnior tirou o atacante Obina para a entrada do zagueiro César Lucena. Mas, o Atlético também pisou no freio e na metade final do segundo tempo passou a administrar sua ampla vantagem, demonstrando ainda a preocupação de evitar contusões ou o desgaste físico de jogadores importantes. Tardelli, por exemplo, foi substituído por Alex, com Dátolo indo para o meio-campo, para preservá-lo.Aos 41 min, Tchô completou jogada de Gilson e diminuiu a vantagem atleticana. No próximo domingo, os dois times voltam a jogar no mesmo Independência, com mando de campo atleticano, que tem tudo para confirmar vaga em mais uma decisão do Estadual.

AMÉRICA-MG 1 x 4 ATLÉTICO-MG

Data: 23/03/2014 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte(MG)
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (CBF)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (CBF) e Wesley Moreira de Carvalho (CBF)
Cartões amarelos: Neto Berola, Marcos Rocha, Leonardo Silva (ATL); Ricardinho, Willians (AME)
Gols: Otamendi, a 1 min; Jô, aos 36 min e Guilherme, aos 40 min do primeiro tempo;  Neto Berola, aos 2 min; Tchô, aos 41 min do segundo tempo

América-MG
Matheus; Elsinho, Leandro Guerreiro, Lula e Gilson; Diego (Elvis), Andrei Girotto, Tchô e Willians (Betinho); Ricardinho e Obina (César Lucena)
Técnico: Moacir Júnior
 
Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Otamendi e Dátolo; Leandro Donizete, Josué (Claudinei), Diego Tardelli (Alex Silva) e Guilherme; Neto Berola (Marion) e Jô
Técnico: Paulo Autuori