Topo

Com gol de Julio Baptista no final, Cruzeiro vence Boa e amplia vantagem

Julio Baptista fez gol contra o Defensor, pela Libertadores, e repetiu a dose contra o Boa pelo Estadual - AFP PHOTO / Douglas MAGNO
Julio Baptista fez gol contra o Defensor, pela Libertadores, e repetiu a dose contra o Boa pelo Estadual Imagem: AFP PHOTO / Douglas MAGNO

Do UOL, em Belo Horizonte

23/03/2014 20h25

Campeão do interior, com direito a troféu entregue pela Federação Mineira de Futebol, antes do início do jogo, o Boa Esporte conseguiu parar o Cruzeiro até os 43 minutos do segundo tempo. Aí surgiu Júlio Baptista, que  conseguiu fazer o gol da vitória do Cruzeiro, por 1 a 0, na primeira parte do confronto, entre primeiro e quarto colocados na fase de classificação, pela semifinais do Estadual.

No minuto anterior, Julio Baptista já tinha colocado a bola nas redes, mas o lance foi invalidado por causa de uma falta do camisa 10 celeste no seu marcador. Foi uma partida muito difícil, em que o Cruzeiro teve dificuldades para transformar em gol as inúmeras chances criadas. A equipe visitante mandou três bolas na trave e obrigando o goleiro Leandro a trabalhar muito.

Não foi como o time celeste desejava, mas, pelo menos, conseguiu a reabilitação ao empate, em 2 a 2 com o Defensor, pela Libertadores. Naquela partida, o Cruzeiro fez 2 a 0, mas cedeu o empate com um gols nos acréscimos. Pressionado pela má campanha na Libertadores, quando corre riscos de não se classificar à próxima fase, o time celeste precisava de vitória convincente, no Melão, para readquirir a confiança e também para encaminhar sua classificação à final do Campeonato Mineiro.

Por ter sido o primeiro colocado entre os 12 participantes, o Cruzeiro tem a vantagem de fazer o segundo jogo como mandante, além de atuar por dois resultados iguais. Com a vitória apertada, aumentou a vantagem. No próximo domingo, às 16h, no Mineirão, pode perder por vate um gol de diferença, que está garantido na decisão contra o vencedor de Atlético-MG e América-MG. O alvinegro mineiro venceu por 4 a 1 a partida de ida, também neste domingo.

No Cruzeiro, Marcelo Oliveira não teve três titulares: Ceará, poupado, Dagoberto, contundido, e o lateral esquerdo Egídio, que foi para o banco, abrindo vaga para o paraguaio Samudio. Mayke e Willian iniciaram a partida na lateral direita e no ataque, respectivamente. Já o Boa, teve ainda mais desfalques: o goleiro Emerson, contundido, o atacante Alexandre e Wander, suspensos, e o zagueiro Thiago Carvalho, emprestado pelo clube celeste e, assim, impedido de jogar por causa de cláusula contratual.

Ataque do Cruzeiro contra a defesa do Boa Esporte. Assim pode ser definido quase todo o primeiro tempo do jogo no Melão, neste domingo. Nos 20 minutos iniciais, o time celeste criou pelo menos quatro boas oportunidades de gols, que pararam nas defesas do goleiro reserva Leandro ou na má pontaria dos cruzeirenses. Logo aos 2 min, Julio Baptista serviu a Willian, que girou e chutou, mas a bola bateu no travessão.

O Boa só se defendia, enquanto o Cruzeiro buscava o ataque, em partida que era truncada, pelas faltas cometidas no meio-campo pelo time da casa. Intensamente disputado, o jogo tinha choques entre os jogadores. Em um deles, Neylor e Dedé bateram suas cabeças e o zagueiro do time do Sul de Minas levou a pior, recebendo atendimento fora de campo.

E a defesa do Boa continuava a ‘bater cabeça’ permitindo seguidas chances ao Cruzeiro. Aos 14 min, Everton Ribeiro chutou, livre, e Leandro defendeu. Três minutos depois, foi a vez de Willian, aproveitar rebote e chutar forte no cantinho. O goleiro local mandou a bola para escanteio. O time varginhense tentava se livrar do sufoco, mas não segurava a bola no ataque e não levava perigo nenhum ao gol defendido por Fábio.

Para tentar desestabilizar o adversário, os torcedores do Boa, mais ou menos no mesmo número dos celestes, gritaram em alguns momentos “eliminado”, numa provocação em relação à situação difícil do Cruzeiro na Libertadores, após o empate com o Defensor, em 2 a 2. Mas, os jogadores cruzeirenses não deram ouvidos e continuaram criando boas chances. Já o time da casa dependia dos avanços do lateral esquerdo Marinho Donizete, quando criou as poucas oportunidades para a sua equipe.

Aos 40 min, Samudio avançou pela esquerda e cruzou, do outro lado, para cabeçada de Willian, que foi muito bem defendida pelo goleiro Leandro. Três minutos depois, a melhor chance do Boa, mas que foi evitada por Fábio, antecipando-se a Betinho. Apesar do amplo domínio, quando mandou duas bolas na trave, o time celeste não conseguiu furar a retranca adversária e ficou no empate sem gols no primeiro tempo.

No intervalo, os torcedores presentes ao Melão se divertiram com a disputa de cobranças de pênaltis entre os mascotes de Boa e Cruzeiro, a Corujinha e o Raposão, que reproduziram a dificuldade dos times na etapa inicial de fazer gols. Ambos voltaram sem alterações para a etapa final. Marcelo Oliveira aprovou a atuação celeste. “Gostei, volume bom, time jogou com espírito de competição, a gente cobrou muito isso, implementamos marcação forte, chegamos várias vezes, mas temos que escolher a melhor jogada e ter poder de decisão. Acho que o gol vai sair”, analisou o técnico.

Não demorou muito para o ataque do Cruzeiro levar trabalho de novo ao goleiro Leandro. Aos 5 min, Julio Baptista chuta e o camisa 1 do Boa defende. Ao contrário da etapa inicial, no entanto, o Boa se aventurava no ataque mais vezes. Aos 11 min, Marinho Donizete toma a bola de Mayke, cruza, mas nenhum companheiro consegue complementar a jogada. E Marcelo Oliveira fez duas alterações: Henrique entrou no lugar de Lucas Silva, que havia levado amarelo no primeiro tempo e que estava sendo observado pelo treinador, além de Alisson na vaga de Ricardo Goulart.

O rendimento celeste caiu em relação à primeira etapa. O Cruzeiro já não criava tantas chances de gols e quando surgia uma boa possibilidade, as finalizações estavam ruins. Para tentar melhorar esse aspecto, Marcelo Moreno entrou na vaga de Willian e o boliviano quase abriu o placar, aos 32 min, quando pegou rebote do goleiro Leandro, de longe, e mandou a bola no travessão. Aos 43 min, Julio Baptista aproveitou cruzamento de Everton Ribeiro e fez o gol da vitória. Depois disso, a equipe ainda pressionou nos minutos finais em busca do segundo tento, mas não obteve êxito.

BOA ESPORTE 0 X 1 CRUZEIRO

Data: 23/03/2014 (domingo)
Local: Estádio Dilzon Melo, em Varginha (MG)
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (CBF)
Auxiliares: Janette Mara Arcanjo (FIFA/MG) e Pablo Almeida Costa (CBF)
Cartões amarelos: Lucas Silva, Willian, Julio Baptista (CRU); Vinícius Hess (BOA)
Gols: Julio Baptista, aos 43 min do segundo tempo

Boa Esporte
Leandro; Edmar, Mateus, Neylor e Marinho Donizete; Vinicius Hess, Betinho, Marcel e Moisés Ribeiro; Bruno Aquino (Hudson) e Malaquias (Filipinho)
Técnico: Ney da Matta

Cruzeiro
Fábio; Mayke, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Nilton, Lucas Silva (Henrique), Everton Ribeiro e Ricardo Goulart (Alisson); Willian (Marcelo Moreno) e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira