Topo

De olho em salto na carreira, goleiro do Boa quer parar ataque do Cruzeiro

Apesar de reconhecer a dificuldade, Boa sonha em eliminar o Cruzeiro para decidir o título mineiro - Cruzeiro/Divulgação
Apesar de reconhecer a dificuldade, Boa sonha em eliminar o Cruzeiro para decidir o título mineiro Imagem: Cruzeiro/Divulgação

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

27/03/2014 16h45

Vindo de um tropeço na Libertadores dentro de casa, o Cruzeiro conseguiu se recuperar diante do Boa Esporte no último domingo e correspondeu com uma boa atuação. No entanto, o placar de 1 a 0 não refletiu o volume de jogo da equipe celeste e uma das razões para isso foi a grande exibição do goleiro Leandro, que se destaca quando enfrenta o time celeste. No jogo de volta da semifinal, ele é uma das esperanças do Boa para tentar avançar.

A ótima atuação de Leandro, domingo passado, em Varginha, elogiada pelos cruzeirenses, não foi a primeira. No ano passado, quando defendia o Guarani no Estadual, o goleiro, nascido em São Paulo e com carreira formada nos clubes do interior paulista, fez sucesso ao parar o Cruzeiro, melhor ataque daquela competição. Com a “melhor atuação da carreira”, o arqueiro segurou o time de Marcelo Oliveira e ficou no empate sem gols pela segunda rodada do Estadual.

A grande exibição de Leandro na ocasião fez o time do Guarani ser o único a não ter sido superado pelo campeão brasileiro no ano passado, pois a equipe estrelada venceu 34 dos 35 adversários que teve pela frente ao longo da temporada e, consequentemente, marcou gols em todos. No último domingo ele tentou repetir o feito e por pouco não conseguiu, sendo superado por Júlio Baptista apenas aos 43 min do segundo tempo.

O goleiro não sabe explicar a coincidência, mas garante que as duas exibições contra o time da capital foram as mais importantes da carreira. “Não sei direito, os repórteres daqui até brincaram com o fato falando de maldição. Tem que ter motivação para estar jogando e ainda mais em uma semifinal. Joguei contra o Cruzeiro ano passado e agora este ano e foram os dois melhores jogos que eu fiz”, contou Leandro ao UOL Esporte.

Pelo bom desempenho no Estadual do ano passado, o arqueiro foi contratado pelo Boa para disputar a Série B em 2013 e fez 13 partidas como titular. No entanto, acabou perdendo espaço e a condição de camisa 1. No Mineiro, permaneceu no time de Varginha, mas viu Emerson ser o titular e ter ótimo aproveitamento, defendendo inclusive dois pênaltis no campeonato.

Porém, o titular se machucou no duelo contra o Atlético-MG, pela última rodada da fase de classificação, e abriu espaço novamente para Leandro. Ele elogiou o concorrente, mas espera aproveitar as oportunidades nesta reta final. “Infelizmente ele machucou e eu ganhei essa chance. E quando tem essa oportunidade tem que agarrar ela. Estou jogando e estou trabalhando firme para estar sempre disputando a posição, mas sempre respeitando os companheiros”, destacou.

No domingo, no Mineirão, ele terá mais uma oportunidade de brilhar contra o time azul e espera que essa ‘escrita’ se mantenha para tentar surpreender o rival e se classificar para a final. “É isso que espero. Os dois melhores jogos da minha vida foram contra o Cruzeiro ano passado e esse ano agora, espero fazer um outro grande jogo no domingo, não só para a minha carreira, mas também para estar ajudando o Boa”, observou.

Barreira para Cruzeiro - Divulgação/Site do Boa Esporte - Divulgação/Site do Boa Esporte
Goleiro Leandro, do Boa Esporte, já se destacou duas vezes contra o Cruzeiro e quer fazer novo jogo especial no próximo domingo
Imagem: Divulgação/Site do Boa Esporte

No entanto, Leandro sabe da dificuldade de vencer o poderoso rival por dois gols de diferença. Ainda assim, mantém a esperança em uma inédita final para o Boa Esporte. “Ficou difícil porque o resultado de empate é do Cruzeiro, eles já poderiam jogar por dois resultados iguais, e ganharam de 1 a 0. Mas a gente sabe que tem chance e não é impossível. Estamos trabalhando e focados para ir lá buscar um bom resultado”, afirmou.

Embora tenha a necessidade de marcar gols, o técnico Ney da Mata tem pedido cautela para a equipe. “Ele está deixando a gente tranquilo para ficar bem focados nesse jogo e o que ele passou para a gente é de respeitar o Cruzeiro. Sabendo do resultado que precisamos, de tomar dois gols e não tomar nenhum, tem que ter cuidado, jogar com calma. Mas não pode deixar de procurar marcar gols”, revelou.

Aos 28 anos, o goleiro também já jogou pelo Grêmio Osasco, entre 2008 e 2009, no XV de Piracicaba, em 2010, no Grêmio Prudente, que depois virou Barueri, em 2011, e no Itapirense, em 2012. Com uma carreira por pequenos e médios clubes no país, ele quer continuar se destacando principalmente nos jogos de maior visibilidade para um dia ter a oportunidade de jogar em uma grande equipe.

Pelo menos entre os cruzeirenses, ele já deixou uma boa impressão. “A gente sempre sonha em estar jogando em um time grande, um grande clube, ainda mais o Cruzeiro, o campeão brasileiro do ano passado. Eu sempre sonhei com isso, estou com 28 anos, mas o goleiro sempre tem uma carreira um pouco mais longa e comigo não é diferente. Ainda sonho em ter uma oportunidade dessas”, concluiu.