Topo

Atlético-MG sai atrás com gol polêmico, empata com América e chega à final

Neto Berola marcou o gol de empate do Atlético no segundo tempo do clássico - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Neto Berola marcou o gol de empate do Atlético no segundo tempo do clássico Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2014 20h21

Com uma polêmica criada logo aos 4min, quando Carlos Roberto usou o braço para dominar uma bola antes de abrir o placar, o América-MG saiu na frente no primeiro tempo do clássico deste domingo, no Independência. Apoiado em larga vantagem, o Atlético-MG, bastante desfalcado, chegou ao empate na etapa final com Neto Berola e, com 1 a 1, se garantiu na decisão do Campeonato Mineiro.

O Atlético decidirá o título com o arquirrival Cruzeiro, que eliminou o Boa Esporte nas semifinais, com duas vitórias (1 a 0 e 2 a 1). Campeão das duas últimas edições, o time alvinegro tenta conquista o tricampeonato. Os jogos serão nos dois próximos domingos. A equipe celeste, que fez a melhor campanha na primeira fase, joga por dois resultados iguais.

A vantagem criada no primeiro jogo das semifinais, em que venceu o rival por 4 a 1, foi decisiva para o Atlético garantir a classificação para a decisão, uma vez que poderia perder até por três gols de diferença que ainda estaria na final do Estadual.

O time alvinegro entrou bastante desfalcado. Além de Leonardo Silva e Marcos Rocha, que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, não atuaram Pierre, Josué, Diego Tardelli e Fernandinho, que se recuperam de problema físico.

Embora tenha se recuperado de problema no joelho esquerdo, Ronaldinho Gaúcho ficou fora da partida por opção do técnico Paulo Autuori. Segundo o treinador, o meia precisa se preparar para o jogo com o Santa Fé, quinta-feira, na Colômbia, pela Libertadores.

O clássico começou quente no Independência. Aos 4min, Tchô lançou Carlos Renato, que dominou a bola com o braço e finalizou no canto esquerdo de Victor. Apesar da reclamação dos atleticanos, a arbitragem confirmou o gol.

O lance polêmico deixou a partida tensa com jogada ríspidas e o árbitro Emerson de Almeida Ferreira distribuindo cartões amarelos. O clássico ficou bastante disputado, com as duas equipes criando oportunidades.

O Atlético quase empatou aos 22min. Marion, que dava trabalho à defesa adversária pela esquerda, fez grande jogada e cruzou para a área. Jô desviou e a bola passou rende à trave esquerda. Aos 42min, Andrei cabeceou para a defesa de Victor, que evitou o segundo do América.

No início do segundo tempo, o Atlético empatou a partida e atrapalhou os planos do América. Neto Berola aproveitou uma bola desviada pela zaga americana para chutar forte para o gol de Matheus, que nada pôde fazer.

O Atlético cresceu na partida e criou chances para marcar mais gols. O América caiu de rendimento e ainda teve dois jogadores expulsos. Carlos Renato, autor do gol polêmica, levou o vermelho aos 8min depois de falta em Alex Silva. Obina deixou o campo aos 8min após acertar também o lateral atleticano.

ATLÉTICO-MG 1 X 1 AMÉRICA-MG

Data: 30/3/2014 (domingo)
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Pablo Almeida Costa e Marconi Helbert Vieira
Cartões amarelos: Guilherme, Dátolo, Neto Berola, Edcarlos (ATL); Leandro Guerreiro, Obina, Andrei, Carlos Renato, Obina (AME)
Cartão vermelho: Carlos Renato e Obina (AME)
Gols: Carlos Renato, aos 4min do primeiro tempo; Neto Berola, aos 3min do segundo tempo

ATLÉTICO-MG
Victor; Alex Silva; Otamendi, Edcarlos e Dátolo; Claudinei, Leandro Donizete (Eduardo), Guilherme e Marion; Neto Berola (Carlos) e Jô (André)
Técnico: Paulo Autuori

AMÉRICA-MG
Matheus; Elsinho, César Lucena, Lula e Gilson; Leandro Guerreiro, Diego Henrique, Andrei Girotto (Diego) e Tchô (Cleiton); Ricardinho (Elvis) e Obina
Técnico: Moacir Júnior