Topo

Cruzeiro encara Boa disposto a afastar sina de quedas em semifinais

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2014 06h06

O Cruzeiro retorna a campo neste domingo, contra o Boa Esporte, às 16h, no Mineirão, com o objetivo de assegurar a vaga na final do Campeonato Mineiro. Apesar da soberania econômica sobre a maioria dos adversários, a equipe celeste não tem tido vida fácil recentemente. Nos últimos quatro anos, o time caiu nas semifinais em duas ocasiões, 2010 e 2012, e foi para a final em outras duas, 2011 e 2013.

O primeiro tropeço da década foi diante do Ipatinga. Em 2010, a equipe celeste priorizou a Libertadores e acabou sendo surpreendida pelo Tigre. Depois de um empate sem gols no jogo de ida com os titulares, Adilson Baptista preservou alguns jogadores para o jogo da volta e viu seu time ser derrotado em pleno Mineirão, por 3 a 1, mesmo com alguns erros de arbitragem contra a equipe do interior.

A outra queda precoce aconteceu diante do América-MG, dois anos depois. O time celeste perdeu o jogo de ida por 3 a 2, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, e na semana seguinte foi novamente derrotado, por 2 a 1, no mesmo local. A equipe do então treinador Wagner Mancini até saiu na frente com Wellington Paulista logo no início, mas cedeu a virada e acabou eliminada.

Para não repetir os erros daquela época e não ser surpreendido novamente, o técnico Marcelo Oliveira escalou o que tinha de melhor na primeira partida e repetirá a dose neste domingo. Com exceção de Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, que serão poupados devido a dores musculares, os outros titulares estarão em campo diante do time de Varginha.

Até mesmo o volante Nilton que não poderá enfrentar a Universidad de Chile no meio de semana, foi mantido para a partida e o técnico deverá testar Henrique na posição somente durante o jogo, dependendo do que acontecer em campo. É claro que os cruzeirenses não esquecem o confronto com os chilenos, mas o treinador garante que por enquanto o foco é no Campeonato Mineiro.

“Estou pensando no Boa, pensando na semifinal, criando uma estratégia própria para o jogo e trabalhando forte para retomar o caminho das vitórias com naturalidade, mais envolvimento e menos susto lá atrás. E a partir de segunda-feira a gente volta para esse jogo (contra a La U) fundamental no ano”, afirmou o comandante celeste.

Um fato que torna a missão do Boa Esporte mais difícil que a do Ipatinga e do América-MG é que perdeu a primeira partida em casa, por 1 a 0, enquanto o Tigre havia empatado e o Coelho vencido. Porém, se conseguir repetir a façanha da equipe do Vale do Aço e vencer por dois gols, o Boa alcançará uma inédita final.

Em função disso, o volante Nilton prega respeito ao rival e garante que o time não se acomodará com o resultado favorável. “Nosso time, mesmo tendo a vantagem de poder até perder por 1 x 0, de maneira alguma vai jogar pensando no regulamento. Até porque, a equipe do Cruzeiro é uma equipe bem ofensiva, que vai sempre à procura do gol. Vamos buscar o gol e a vitória que vai ser primordial”, ressaltou.

Uma nova vitória sobre o Boa Esporte também poderá elevar a confiança do time celeste para encarar a Universidad de Chile na Libertadores, em jogo que pode decretar a eliminação precoce do Cruzeiro na Libertadores em caso de derrota. E consequentemente uma vitória na competição sul-americana daria grande ânimo para a decisão do Estadual, onde o Cruzeiro tentará se equipará ao rival Atlético-MG e diminuir a supremacia regional das últimas temporadas.

O time atleticano se aproveitou das quedas prematuras do principal adversário. Nos últimos quatro campeonatos, os alvinegros venceram três e atualmente são bicampeões do certame. A última vez que o lado preto e branco ficou de fora de uma final foi em 2006, quando o Cruzeiro faturou o caneco sobre o Ipatinga. E também já faz dois anos desde a última conquista da equipe azul, em 2011.

O atacante Dagoberto, que foi vice-campeão ano passado, espera que o Cruzeiro chegue mais uma vez na final e que agora saia campeão. “Primeiro temos que chegar à final, temos um jogo no domingo que temos que concretizar. Aí zera tudo e tomara que possamos ter sucesso e conquistá-lo”, comentou já projetando um duelo com o Atlético, que também ganhou a primeira partida sobre o América, por 4 a 1.

Quem tentará quebrar esse encontro dos dois principais rivais do Campeonato Mineiro é o Boa Esporte. Embora tenha uma missão difícil, o time do interior mantém a esperança e para balançar as redes de Fábio contará com a volta do atacante Alexandre, que já marcou cinco gols no Estadual. “No futebol tudo pode acontecer. Nós vamos entrar para vencer e buscar o resultado. Se tiver a oportunidade, vou tentar ajudar os companheiros com gols”, ressaltou.

CRUZEIRO X BOA ESPORTE

Data: 30/03/2014 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Ricardo Vieira Rodrigues

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Nilton, Lucas Silva, Willian e Marlone; Dagoberto e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira
 
Boa Esporte
Leandro; Edmar, Mateus, Neylor e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Marcel, e Moisés; Malaquias e Alexandre
Técnico: Ney da Matta