Topo

Cruzeiro volta a vencer o Boa e vai à final do Mineiro sem susto

Dagoberto comemora gol do Cruzeiro na partida com o Boa Esporte, no Mineirão - Gualter Naves/Light Press
Dagoberto comemora gol do Cruzeiro na partida com o Boa Esporte, no Mineirão Imagem: Gualter Naves/Light Press

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2014 17h51

Depois de ampliar a vantagem no jogo de ida, ao vencer por 1 a 0 em Varginha, o Cruzeiro voltou a derrotar o Boa Esporte, desta vez por 2 a 1, neste domingo, no Mineirão, e confirmou a classificação para a final do Campeonato Mineiro. O adversário será o arquirrival Atlético-MG, que eliminou o América-MG com o empate em 1 a 1 no Independência.

Dono da melhor campanha na fase classificatória, o Cruzeiro tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais. O time celeste, que entrou em campo neste domingo podendo ser derrotado até por um gol de diferença para se garantir na decisão estadual, inicia a disputa do título no próximo domingo, provavelmente no Independência. O segundo duelo será no domingo 13, no Mineirão.

Sem dar chance ao adversário, o Cruzeiro entrou com quase todos os titulares na partida de volta. Apenas Ricardo Goulart e Everton Ribeiro, que apresentaram cansaço muscular, foram poupados para o duelo decisivo contra a Universidad de Chile, quinta-feira, em Santiago, pela Libertadores.

O Cruzeiro precisa vencer os chilenos para se manter vivo na briga pela classificação às oitavas de final do torneio continental. A equipe celeste ocupa o terceiro lugar no grupo 5, com  apenas uma vitória, duas derrotas e um empate.

Antes do jogo decisivo no Chile, o Cruzeiro fez o dever de casa contra o Boa Esporte. O time celeste começou a partida no Mineirão pressionando o adversário. Porém, foi a equipe de Varginha, que apostou na forte marcação, assustou primeiro.

Aos 13min, Malaquias chutou rasteiro e Fábio rebateu a bola. Edmar chutou forte da entrada da área, mas por cima do travessão, com perigo. O Cruzeiro respondeu com Nilton, que cobrou falta e o goleiro defendeu em dois tempos.

O time celeste voltou a levar perigo aos 19min. Samudio cruzou da esquerda e Dagoberto desviou de cabeça, mas a bola saiu à esquerda do gol de Leandro.

Com dificuldade para furar a marcação adversária, o Cruzeiro abriu o placar aos 30min numa cobrança de pênalti de Dagoberto. Willian recebeu em velocidade na área e, na disputa com o goleiro Leandro, o árbitro assinalou a falta dentro da área.

No início do segundo tempo, o Boa surpreendeu o Cruzeiro ao empatar a partida aos 7min. Em cobrança de falta, o zagueiro Mateus soltou uma bomba de perna esquerda no canto esquerdo de Fábio.

O Cruzeiro reagiu e voltou a ficar à frente no placar aos 17min. Willian cobrou escanteio da direita e o zagueiro Bruno Rodrigo cabeceou firme para o fundo das redes.

Depois do segundo gol do Cruzeiro, o Boa não teve força para reagir na partida e viu o time celeste administrar o resultado no Mineirão.

CRUZEIRO 2 X 1 BOA ESPORTE

Data: 30/3/2014 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wanderson Alves de Souza
Auxiliares: Frederico Soares Vilarinho e Ricardo Vieira Rodrigues
Cartões amarelos: Betinho, Marcel, Francismar (BOA); Willian, Dagoberto (CRU)
Gols: Dagoberto, aos 30min do primeiro tempo; Mateus, aos 7min, Bruno Rodrigo, aos 17min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Ceará (Mayke), Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Nilton (Henrique), Lucas Silva, Willian e Marlone; Dagoberto e Júlio Baptista (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira
 
BOA ESPORTE
Leandro; Edmar (Bruno Aquino), Mateus (Wendel), Neylor e Marinho Donizete; Vinícius Hess, Betinho, Marcel e Moisés; Malaquias (Filipinho) e Francismar
Técnico: Ney da Matta

Atualizada às 20h25