Topo

Desfalcado, Atlético-MG usa vantagem contra o América para ir à final

Do UOL, em Belo Horizonte

30/03/2014 06h00

Com boa vantagem depois da goleada de 4 a 1 na partida de ida, o Atlético-MG, que terá desfalques importantes, espera confirmar a vaga na final do Campeonato Mineiro, neste domingo, diante do América-MG, que busca uma vitória histórica para decidir o título com o vencedor do outro confronto das semifinais, entre Cruzeiro e Boa Esporte.

Devido ao placar elástico no primeiro jogo, o Atlético pode ser derrotado até por três gols de diferença que mesmo assim estará classificado para a final. Ao América cabe a façanha de derrotar o rival por vantagem superior a três gols.

Na partida deste domingo, às 18h30, novamente no estádio Independência, o Atlético defenderá uma invencibilidade de 12 jogos na temporada, com nove vitórias e três empates. Embora ainda seja questionado por parte da torcida, o técnico Paulo Autuori tem a seu favor os números positivos.

Em 16 jogos sob o comando do treinador, o Atlético obteve dez vitórias, empatou quatro e sofreu duas derrotas – aproveitamento de 71%. O time alvinegro está invicto na Libertadores, prioridade neste momento, e lidera o grupo quatro. Na próxima quinta-feira, enfrenta o Santa Fé, na Colômbia, em jogo que pode classificá-lo à próxima fase do torneio.

Para manter a invencibilidade e confirmar a vaga na final do Estadual, o Atlético terá de superar desfalques importantes neste domingo. Ronaldinho Gaúcho abre a lista de ausências e não joga por opção de Paulo Autuori, uma vez que se recupera do problema no joelho esquerdo. Ele será preservado para o jogo com o Santa Fé.

Questionado pelo baixo rendimento em campo e pelo momento agitado fora das quatro linhas, Ronaldinho preferiu não falar sobre a festa de aniversário que varou a madrugada e gerou reclamação de vizinhos. O meia disse ainda que a incipiente carreira musical não interfere no futebol.

Na ausência de Ronaldinho, Guilherme volta a comandar o Atlético neste domingo. O time alvinegro ainda não terá Diego Tardelli, Fernandinho, Josué e Pierre, que se recuperam de contusão. O zagueiro Leonardo Silva e o lateral Marcos Rocha cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

O técnico Moacir Júnior manteve o mistério durante a semana sobre a escalação do América para tentar surpreender o Atlético neste domingo. Na relação de 20 jogadores para o clássico, a principal novidade é o volante Doriva, que se recuperou de grave lesão no joelho direito.

 

ATLÉTICO-MG X AMÉRICA-MG

Data: 30/03/2014 (domingo)
Horário: 18h30
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Transmissão: Pay per view
Árbitro: Emérson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Pablo Almeida Costa e Marconi Helbert Vieira

Atlético-MG
Victor; Alex Silva; Otamendi, Edcarlos e Dátolo; Claudinei, Leandro Donizete, Guilherme e Marion; Neto Berola e Jô
Técnico: Paulo Autuori

América-MG
Matheus; Elsinho, César Lucena, Lula e Gilson; Leandro Guerreiro, Diego Henrique, Andrei Girotto e Tchô; Ricardinho e Obina
Técnico: Moacir Júnior