Topo

Atlético e Cruzeiro chegam à final em alta e com 'armas' prontas

Bernardo Lacerda e Dionizio Oliveira

Do UOL, em Vespasiano e Belo Horizonte (MG)

13/04/2014 06h15

A final do Campeonato Mineiro entre Atlético-MG e Cruzeiro chega neste domingo ainda em aberta depois do empate por 0 a 0 no primeiro jogo, no Independência. Mesmo com a vantagem para o time celeste, que poderá empatar novamente para ser campeão, os rivais chegam em alta e com força equiparada.

Apesar de não contar com o lateral Marcos Rocha, vetado por contusão muscular, o Atlético chegará ao jogo deste domingo, no Mineirão, mais reforçado em comparação ao primeiro duelo, quando ficou sem jogadores como Ronaldinho Gaúcho, Fernandinho e Neto Berola. Eles retornam a equipe neste final de semana e ampliam as opções de Paulo Autuori. O goleiro Victor, que não esteve em campo na quinta-feira, contra o Zamora, pela Libertadores, também volta ao time.

O Cruzeiro vem embalado pelo triunfo sobre o Real Garcilaso, por 3 a 0, que garantiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores depois de ficar em situação complicada no torneio. Além disso, o técnico Marcelo Oliveira chega com o time completo para a decisão e com jogadores importantes em crescimento.

O UOL Esporte levantou as armas dos dois rivais mineiros para conquistarem o título do Campeonato Mineiro. No Atlético, as atenções ficarão voltadas para o quarteto de ataque. Pelo lado do Cruzeiro, se a defesa não levar gols, o título vai para a Toca da Raposa.

Leonardo Silva

Atual capitão atleticano depois da lesão de Réver, Leonardo Silva é arma forte do Atlético defensivamente. Nos dois jogos que fez contra o Cruzeiro em 2014, ao lado de Otamendi, não sofreram gols. O camisa três, porém, é esperança também ofensivamente, já que tem ao longo da sua passagem pelo alvinegro mineiro a marca de fazer gols decisivos, como aconteceu na campanha do título da Libertadores de 2013. Neste ano, o defensor ainda não deixou a sua marca.

Diego Tardelli

Ainda devendo melhores atuações com a camisa atleticana neste ano, tanto no Campeonato Mineiro como na Libertadores, DiegoTardelli aparece como grande arma ofensiva do time. O atacante apresenta bom retrospecto contra o Cruzeiro e já revelou que tem motivação extra quando enfrenta o maior rival.

Ronaldinho Gaúcho

O camisa dez atleticano é quem vive momento de mais baixa na equipe e de maior pressão. Ronaldinho Gaúcho ainda não rendeu o esperado em 2014, com apenas um gol marcado, em cobrança de pênalti, e dois passes para gols. Apesar do clima de desconfiança em cima do atleta, a expectativa é de que o armador repita o poder que tem de decisão quando faz jogos decisivos.

Guilherme

Guilherme é quem chega para o clássico mineiro vivendo o melhor momento. O atleta tem sido decisivo na função de Ronaldinho Gaúcho, dando assistência e chamando a responsabilidade. Ele tem sido elogiado pelo torcedor atleticano, que crê no seu bom momento para levar o time ao título. “Não me lembro de ter jogado um clássico na condição que estou hoje, me sinto bem pela condição que estou”, disse o jogador.

O centroavante é o grande homem-gol do clássico. Jô vem de boa atuação diante do Zamora, quando fez o gol da vitória de 1 a 0, o seu quarto pela Libertadores. No Campeonato Mineiro são três assinalados. Uma atuação de destaque diante do Cruzeiro poderá ser importante para o atacante na luta pela vaga na convocação da seleção brasileira, pensando na disputa da Copa do Mundo

Fábio

Mesmo com o destaque de outros jogadores, Fábio segue como o principal ídolo da torcida celeste e um dos atletas mais regulares do time. Neste clássico poderá ter papel decisivo, pois se tiver mais uma de suas grandes atuações e conseguir passar em branco, garante o título para a equipe celeste. Esta é a sua nona decisão de Campeonato Mineiro e goleiro vai atrás do quinto título.

Bruno Rodrigo

O zagueiro cotado para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo e que tem o apelido de ‘Mito’ é Dedé, mas quem mais vem se destacando no setor é Bruno Rodrigo. Um dos atletas mais regulares do time na última temporada, o defensor vem em crescente nas últimas partidas e está se destacando tanto com as atuações seguras na defesa como no ataque. Com cinco gols na temporada, todos de cabeça, ele é um dos artilheiros da equipe ao lado de Júlio Baptista, Dagoberto e Ricardo Goulart.

Everton Ribeiro

Craque do Brasileirão 2013, Everton Ribeiro é um dos poucos jogadores que pode ser considerado titular absoluto no Cruzeiro. Depois do grande destaque em 2013, ele começou a temporada em baixa, mas aos poucos vem crescendo de produção com gols e assistências nas últimas partidas, e a expectativa da torcida é de que tenha uma grande atuação em um clássico, o que ainda não conseguiu fazer em sua trajetória no clube.

Ricardo Goulart

Ricardo Goulart é considerado peça fundamental no time celeste. Com fôlego para recompor na marcação e chegar ao ataque para marcar gols, o técnico não consegue encontrar ninguém no elenco com características parecidas ao do camisa 28 e talvez por isso o tenha mantido na equipe mesmo com a baixa produção em 2014. Depois de quebrar um jejum de sete partidas contra o Real Garcilaso, a expectativa é de que o meia retome o bom futebol e volte a ser decisivo como foi em apenas um jogo na temporada, na vitória por 5 a 1 sobre a Universidad de Chile.

Dagoberto

Experiente, o atacante Dagoberto é o jogador celeste que mais fez a diferença nos clássicos contra o Atlético nos últimos dois anos. Nos cinco jogos em que esteve em campo contra o maior rival, anotou três gols e, coincidentemente, o time só venceu quando ele marcou. Ele foi poupado no último jogo por conta de um cansaço muscular, mas retorna no domingo e é uma das esperanças de gols até por ser o artilheiro do novo Mineirão com 15 tentos.