Topo

Cruzeiro conquista 2º título em cinco meses e consolida recuperação

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

13/04/2014 18h22

Depois de quase ser rebaixado para a segunda divisão em 2011 e passar 2012 em branco, o Cruzeiro resolveu reformular para 2013 e voltou a se destacar nacionalmente. Já no ano passado a equipe faturou o Brasileirão com sobras, e agora, exatamente cinco meses depois, conquista o segundo título consecutivo, o que enche a equipe de confiança para os próximos objetivos da temporada.

O segundo título em um semestre mostra o resgaste do clube celeste, que reformulou o trabalho sob o comando de Marcelo Oliveira e voltou a figurar no topo entre os grandes times do País. Com um vasto elenco e vários jogadores de destaque, como Everton Ribeiro, Fábio, Dedé e Júlio Baptista, a equipe promete brigar por tudo que disputar em 2014.

E este é o desejo do grupo, que começou o ano com grandes ambições e, por enquanto, mostra que está no caminho certo. Quebrou a hegemonia estadual do Atlético-MG, que faturou o título nos dois últimos anos, e venceu um rival que é considerado um dos melhores times do Brasil, tanto que é o atual campeão da Libertadores. E também segue vivo no torneio sul-americano e classificado para as oitavas de final.

Além disso, a campanha invicta prova a superioridade dos celestes no torneio. Com o melhor ataque e melhor defesa, o time sobrou durante toda a campanha, sendo a equipe que mais venceu, mais gols marcou e menos gols sofreu.

O discurso do técnico Marcelo Oliveira no início da temporada foi de conquistar mais títulos que no ano passado para marcar o nome na história do clube. O primeiro objetivo da temporada já foi alcançado e a confiança da torcida, que chegou a ficar abalada durante a Libertadores, também foi restabelecida para a sequência das competições.

Agora o principal objetivo do clube é a conquista da Libertadores, pela qual retornará a campo já na próxima quarta-feira, às 22h, no Mineirão, diante do Cerro Porteño. A expectativa é de que o título estadual sirva como motivação tanto para os jogadores como para os torcedores.

Já no próximo domingo os celestes iniciam outra campanha em rumo a defesa do título brasileiro e o tetracampeonato, contra o Bahia, às 16h, na Fonte Nova. Apesar de a competição continental ser a prioridade, o discurso da diretoria, jogadores e comissão técnica é de manter o foco nas duas frentes e tentar faturar mais um título nacional.

Com o título mineiro, cresce significativamente as chances de a equipe celeste ter duas conquistas em apenas um ano. Fato que não ocorre desde 2003, quando o time foi campeão do Campeonato Mineiro, da Copa do Brasil e do Brasileirão, feito que ficou conhecido como a tríplice coroa e que hoje é estampada na camisa do Cruzeiro.