Topo

Cruzeiro e Atlético decidem título mineiro em final marcada pelo equilíbrio

Do UOL, em Belo Horizonte

13/04/2014 06h00

Em raro momento na história do clássico mineiro, Cruzeiro e Atlético entram em campo neste domingo, a partir das 16h, no Mineirão, sem que um deles seja apontado como grande favorito à conquista do Campeonato Mineiro 2014. Classificados para as oitavas de final da Libertadores, os eternos rivais se igualam até mesmo na motivação.

Na avaliação fria dos números, o Cruzeiro larga na frente por precisar de um empate para se sagrar campeão mineiro neste domingo, uma vez que o primeiro clássico, disputado no estádio Independência, não saiu do 0 a 0. O time celeste, por ter feito a melhor campanha da fase classificatória, tem a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

Para se sagrar tricampeão mineiro, o Atlético terá de vencer o rival, que contará com o apoio de 90% da torcida no Mineirão (os outros 10% dos ingressos foram destinados aos atleticanos), e quebrar o tabu de nunca ter derrotado o Cruzeiro desde a reinauguração do estádio da Pampulha, reformado para a Copa do Mundo e reaberto em fevereiro do ano passado.

Os três clássicos disputados no novo Mineirão foram vencidos pelo Cruzeiro. Porém, o Atlético conquistou o título mineiro do ano passado atuando no estádio onde o rival manda seus jogos mesmo perdendo o jogo por 2 a 1. Como havia vencido a partida de ida por 3 a 0, no Independência, que virou a sua casa desde meados de 2012, o time alvinegro foi campeão estadual pelo saldo de gols.

Nos outros dois clássicos no Mineirão, o Cruzeiro saiu vitorioso de campo. Na reabertura do estádio, venceu o Atlético, por 2 a 1, em jogo válido pela fase classificatória do Mineiro. No Brasileirão, goleou por 4 a 1 o rival, que acabara de conquistar a Libertadores e entrou em campo sem a maior parte dos titulares.

Rivalidade à parte, a dupla mineira divide os holofotes no cenário nacional pelas conquistas em 2013 e o bom início de temporada. Enquanto o Atlético ganhou a Libertadores, o Cruzeiro sagrou-se campeão brasileiro com quatro rodadas de antecedência.

Credenciados pelos feitos recentes, os rivais não decepcionaram e avançaram na Libertadores. Apesar de um início ruim, o Cruzeiro reagiu nas duas rodadas finais, com vitórias convincentes sobre Universidad de Chile (2 a 0) e Real Garcilaso (3 a 0), e terminou em segundo lugar no grupo 5. Agora enfrenta o Cerro Porteño nas oitavas de final. O primeiro jogo será na quarta-feira, às 22h, no Mineirão.

O Atlético teve mais tranquilidade, ao se classificar com uma rodada de antecedência. O time comandado por Paulo Autuori terminou em primeiro no grupo 4 de forma invicta, com três vitórias e três empates. O adversário da próxima fase será o Atlético Nacional, da Colômbia. O primeiro jogo será no dia 23, em Medellín.

Bastante motivados, os rivais farão um clássico marcado pelo equilíbrio. O Cruzeiro, além da vantagem de jogar pelo empate, defende a invencibilidade no Estadual, com 11 vitórias e três empates. O Atlético aposta na força do grupo, que teve sua base mantida para 2014.

“As duas equipes vêm mantendo um bom rendimento dentro de campo ao longo dos últimos anos. O Cruzeiro reformulou e já no primeiro ano conseguiu o tri brasileiro. O Atlético passou por varias situações até conseguir um grupo competitivo de qualidade. Acho que são duas equipes que estão entre as melhores”, disse o capitão cruzeirense Fábio.

“Acredito que o Cruzeiro, mesmo tendo o apoio de sua torcida, não vai se abrir todo, não vai para cima. Então vai ser um jogo de respeito, vai ser um bom jogo”, observou o atleticano Diego Tardelli.

Reforços e desfalques

Enquanto o técnico Marcelo Oliveira contará com força máxima para o clássico deste domingo, Paulo Autuori terá desfalques, mas conta com a volta de jogadores importantes. O lateral Marcos Rocha, que sofreu estiramento muscular na coxa direita, é a principal baixa do Atlético, que já não conta com Dátolo e Josué. Os dois permanecem em tratamento.

O time alvinegro contará, no entanto, com o goleiro Victor, que foi poupado na vitória sobre o Zamora pela Libertadores e Ronaldinho Gaúcho, que se recuperou do edema no pé direito e treinou normalmente. Com o retorno do meia, Autuori terá de quebrar a cabeça para escalar o quarto ofensivo, que ainda tem Diego Tardelli, Jô, Guilherme, que vive boa fase, e Fernandinho.

No Cruzeiro, Marcelo Oliveira não terá problema para escalar a equipe. O atacante Willian, poupado contra o Real Garcilaso, está liberado para o clássico. Os laterais Ceará e Samudio, que também não participaram da partida com os peruanos por motivos distintos, estão de volta à equipe.

Samudio, que retorna na vaga de Egídio, cumpriu suspensão diante do Real Garcilaso pela expulsão contra a Universidad de Chile. Ceará, que acusou cansaço muscular, foi apenas preservado e deve voltar no lugar do jovem Mayke.

CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Data: 13/4/2014 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Horário:16h (de Brasília) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (FIFA/RS)
Assistentes: Fábio Pereira (FIFA/TO) e Alessandro Rocha de Matos (FIFA/BA)

Cruzeiro
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Samudio; Henrique, Lucas Silva, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Dagoberto e Júlio Baptista
Técnico: Marcelo Oliveira

Atlético-MG
Victor; Michel, Leonardo Silva, Otamendi e Alex Silva; Pierre, Leandro Donizete, Guilherme e Ronaldinho Gaúcho; Diego Tardelli e Jô
Técnico: Paulo Autuori