Topo

Marcelo supera nova desconfiança e se fortalece após 1º título estadual

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

14/04/2014 06h00

Depois de chegar ao Cruzeiro sob a desconfiança da torcida e dar a volta por cima com o título brasileiro de 2013, o técnico Marcelo Oliveira novamente foi criticado pelos torcedores neste início de ano pela campanha oscilante na Libertadores. Porém, com a conquista do seu primeiro Campeonato Mineiro como treinador, ele se fortalece no comando da equipe celeste.

A campanha ruim na fase de grupos da competição sul-americana mostrou que o passado ligado ao rival Atlético-MG sempre volta à tona quando os resultados positivos não aparecem. Foi assim quando a equipe empatou com o Defensor Sporting, em 2 a 2, no Mineirão, e ficou com a classificação para as oitavas de final da Libertadores ameaçada.

Havia muitas críticas quanto à escalação da equipe e a insistência com jogadores que não vinham agradando o torcedor, além de postura do time em alguns momentos. O técnico promoveu mudanças, como a saída de Egídio, mas também manteve jogadores da sua confiança, como Ricardo Goulart e Ceará, e o time correspondeu em campo com boa atitude nos dois jogos em que estava pressionado.

Mais uma vez Marcelo Oliveira reverteu a situação com vitórias e sai fortalecido principalmente por conquistar o título mineiro em cima do Atlético, com dois empates sem gols na decisão. O primeiro no Independência, e o segundo no Mineirão, no domingo, que selou a conquista do Estadual para o Cruzeiro.

De quebra, o treinador encerrou a hegemonia de dois anos do Atlético e fez uma campanha excelente. Como já havia acontecido no Brasileirão do ano passado, a equipe sobrou novamente em âmbito estadual e faturou o título de forma invicta.

Além do título mineiro, a classificação para as oitavas de final da Libertadores também aliviou a pressão sobre o treinador e transformou totalmente o panorama e o clima na Toca da Raposa II. Agora o torcedor segue confiante na conquista da América e o treinador tem a missão de ir em busca do terceiro título consecutivo à frente do Cruzeiro.

Depois da conquista do Mineiro, Marcelo Oliveira demonstrou confiança no comando do time celeste, independentemente de títulos. “Às vezes conquista e às vezes não, estou muito tranquilo porque estou fazendo um bom trabalho no Cruzeiro”, observou o treinador.

Mas o comandante celeste não terá muito tempo para comemorar o primeiro título da temporada. Já na próxima quarta-feira o time entra em campo novamente pela competição sul-americana para enfrentar o Cerro Porteño, às 22h, no Mineirão, com a missão de fazer um bom resultado em casa para levar a decisão para o Paraguai.

Fortalecido com os resultados obtidos até o momento, o técnico celeste ainda deverá ter vida longa na Toca da Raposa II. Independentemente do que acontecer na Libertadores e no Brasileirão, muito provavelmente continuará no comando do time até o fim do contrato, que se encerra em dezembro. Mais títulos poderão prolongar ainda mais a estadia no clube estrelado.