Topo

Lateral longo e capitão garantem estreia do Atlético-MG com vitória

Leonardo Silva comemora o gol da vitória do Atlético-MG sobre o Uberlândia - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Leonardo Silva comemora o gol da vitória do Atlético-MG sobre o Uberlândia Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Do UOL, em Belo Horizonte

31/01/2016 21h29

Jogada bastante manjada do Atlético-MG nas últimas temporadas, o lateral cobrado Marcos Rocha na área do adversário funcionou e o Atlético-MG venceu a primeira no Campeonato Mineiro. O gol foi marcado pelo zagueiro Leonardo Silva, a bola ainda desviou no volante Wendel, antes de vencer o goleiro Thiago Braga.

Apesar de jogar melhor em grande parte do jogo, a equipe comanda por Diego Aguirre só marcou aos 43 minutos do segundo tempo. Muito em função de erro na hora da finalização. Nas poucas vezes que o Atlético conseguiu acertar o rumo do gol, o goleiro Thiago Braga foi muito bem.

Já o Atlético, que tem foco na Copa Libertadores, tira de lição a necessidade de aprimorar a finalização. De nada adiantou entrar diversas vezes na área do adversário e não conseguir chutar ou errar o alvo. Diego Aguirre e seus comandados têm pouco mais de duas semanas para ajustarem os detalhes até a estreia na Libertadores.

O jogo: Um jogo lento e, às vezes, até sonolento. Os primeiros no Parque do Sabiá não foram de grande qualidade. Tanto que os goleiros sequer trabalharam. A primeira grande oportunidade foi do Uberlândia, aos 21 minutos, quando o zagueiro Rodolfo Mol acertou a trave de Victor, com uma cabeçada. Já Thiago Braga, o camisa 1 do Uberlândia, só apareceu na partida aos 28 minutos, para defender um chute de Lucas Pratto.

A primeira tentativa foi o anuncio de que o Atlético, enfim, estava dentro do jogo. A qualidade técnica do time da capital passou a prevalecer e foram várias jogadas que terminaram dentro da área do Uberlândia, mas nem sempre com qualidade na finalização. E assim começo a etapa final. Somente nos três primeiros minutos o goleiro Thiago Braga fez mais defesas difíceis do que na primeira etapa inteira, após tentativas de Rafael Carioca e Lucas Pratto.

Já com Dodô em campo no lugar de Patric, o Atlético seguia impondo o ritmo de jogo. E foi o jovem meia que ficou mais próximo de marcar, ao acertar a trave de Thiago Braga, num chute de fora área. O goleiro seguia numa noite feliz, como em boa defesa em cabeçada de Lucas Pratto, aos 22 minutos. E aos 36 mais uma grande participação de Thiago Braga, que evitou gol praticamente certo. O goleiro só não contava com o lateral batido por Marcos Rocha e desviado por Leonardo Silva, já no finalzinho da partida, na única bola que não conseguiu defender.

FICHA TÉCNICA
UBERLÂNDIA 0 X 1 ATLÉTICO-MG

Data: 31/01/2015 (domingo)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa/MG) e Marconi Helbert Vieira (CBF/MG)
Cartões amarelos:  Mikael e Thiago Braga (UBE) Leandro Donizete (CAM)
Gols: Leonardo Silva aos 43 min do segundo tempo

UBERLÂNDIA
Thiago Braga, Rodrigo Dias, Rodolfo Mol, Marco Tiago e Rayro; Jardel, Max Carrasco (Alê, aos 41 do 2º), Wendel e Lenílson (Magalhães, aos 16 do 2º) e Mikael (Malaquias, aos 28 do 2º); Caio Dantas.
Treinador: Alexandre Barroso.

ATLÉTICO-MG
Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Dátolo (Pablo, aos 47 do 2º); Patric (Dodô, aos 14 do 2º), Hyuri (Lucas Cândido, aos 44 do 2º) e Lucas Pratto.
Treinador: Diego Aguirre.