Topo

Pensamento em longo prazo minimiza tropeços do Cruzeiro neste início do ano

Mesmo sem vencer em dois jogos, Deivid terá tempo para trabalhar e alcançar bons resultados - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Mesmo sem vencer em dois jogos, Deivid terá tempo para trabalhar e alcançar bons resultados Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

03/02/2016 06h00

Após o empate sem gols diante da URT, na estreia do Campeonato Mineiro, a torcida do Cruzeiro ensaiou algumas vaias para o time celeste. Foi apenas o segundo jogo da equipe na temporada, mas também o segundo sem vitória. No entanto, o que pareceu um indício de descontentamento por parte dos mais de 15 mil presentes no Mineirão não se assemelha ao pensamento da diretoria. Procurando firmar uma filosofia de trabalho a longo prazo, o clube sequer pensa em pressionar ou se desfazer do técnico Deivid e aguarda com paciência resultados mais estáveis, a começar pelo compromisso desta quarta-feira, contra o Tombense.

“A diretoria está tranquila. A gente procura um trabalho de longo prazo. O grande defeito no futebol brasileiro é sempre pensar em curto prazo”, comenta o vice-presidente de futebol, Bruno Vicintin.

Mesmo com poucos jogos em 2016 até o momento, o técnico Deivid já consegue mostrar um pouco das características que imagina ver em campo. O Cruzeiro pós Mano Menezes apresenta um futebol mais ofensivo, que prioriza a posse de bola, o passe de qualidade e evita os chutões e ligações diretas. No entanto, o treinador ainda vê a necessidade de ser mais agressivo para não se tornar um time que fica muito tempo com a bola, mas não consegue produzir as jogadas com eficiência.

“Tem que ter mais velocidade e ser mais agressivo. Tocamos de um lado para o outro, de um lado para o outro. Faltou aquele mano a mano com Alisson e Marcos Vinícius. Faltou ser mais agressivo. Agora é trabalhar e tentar recuperar esses pontos contra o Tombense”, falou o comandante, após o empate contra a URT, e já mirando o jogo desta quarta.

O jogo contra o Tombense será disputado na cidade de Muriaé. Para esta partida, Deivid só não deverá repetir o time porque o atacante Willian foi vetado com uma pequena lesão na coxa. Além de alcançar o primeiro triunfo do ano, uma eventual vitória celeste deixará o time dormindo na liderança, já que as outras equipes só jogam na quinta e final de semana. Mas se o contrário acontecer e outro tropeço vier, a situação do treinador não deverá abalar a confiança da diretoria.

“Todos vivemos de resultados. Ninguém fica satisfeito de empatar em casa, mas temos de dar tempo. Em 2013, o Cruzeiro empatou com o Guarani. Temos de ter calma, tranquilidade. Temos confiança no grupo que a gente montou”, completou Vicintin.

TOMBENSE x CRUZEIRO

Motivo: 2ª rodada, Campeonato Mineiro 2016
Data/Hora: 03/01/2016, às 19h30
Local: Estádio Bento Soares, em Muriaé (MG)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Marconi Helbert Vieira

TOMBENSE: Darley; Lucas Silva, Matheus Lopes, Silvio e Paulo Otávio; Jean, Gelson, Rodney e Caio; Conrrado e Daniel Amorim. Técnico: Pingo.
CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Manoel, Dedé e Fabrício; Henrique e Ariel Cabral; De Arrascaeta, Alisson, Marcos Vinícius; Douglas Coutinho (Sánchez Miño). Técnico: Deivid.