Topo

Mais um jogador titular do Atlético-MG entra na mira do futebol chinês

Rafael Carioca é mais um brasileiro que pode ir jogar no futebol chinês. Mas volante só deve ir nos próximos meses - AP Photo/Eugenio Savio
Rafael Carioca é mais um brasileiro que pode ir jogar no futebol chinês. Mas volante só deve ir nos próximos meses Imagem: AP Photo/Eugenio Savio

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

05/02/2016 19h30

Depois de o Corinthians perder quatro jogadores titulares para clubes da China, parece que o foco dos asiáticos se voltou para o Atlético-MG. Se o campeão brasileiro perdeu Gil, Ralf, Jadson e Renato Augusto, o vice-campeão está perto de perder o atacante Lucas Pratto e em breve pode receber uma proposta por Rafael Carioca.

O UOL Esporte apurou que o empresário Jorge Machado, responsável por gerenciar a carreira do volante atleticano, já recebeu sondagens de clubes chineses. Inclusive, o Atlético está ciente que existe o interesse chinês por Rafael Carioca, que está na Cidade do Galo desde agosto de 2014.

Porém, ao contrário de Lucas Pratto, Rafael Carioca não deve ser uma baixa para o técnico Diego Aguirre para a disputa da Copa Libertadores que se inicia no próximo dia 17 para o Atlético. A janela de transferência para a China fica aberta até o dia 26 deste mês, mas muitas das vagas para estrangeiros já estão preenchidas.

Os contatos preliminares feitos com Machado davam a entender que Rafael Carioca vai receber proposta somente futura janela. Dono da camisa 5 do Atlético, o volante foi comprado pelo clube mineiro na temporada passada, depois de ficar emprestado pelo Spartak Moscou-RUS por um ano. Na época o Atlético não revelou os valores da negociação, mas especula-se que o clube mineiro desembolsou cerca de 4 milhões de euros (cerca de R$ 15 milhões na cotação do período) na aquisição do volante de 26 anos.

As recentes investidas em jogadores do Atlético têm preocupado bastante. O técnico Diego Aguirre revelou esse medo de perder mais titulares tão perto da Copa Libertadores, lembrando que recentemente o clube negociou Jemerson e Giovanni Augusto, além de estar próximo de vender Lucas Pratto.

“É ruim essa situação, não é a ideal. Eu estou preocupado com o que está acontecendo. Não é o ideal há uma semana ou dez dias de divulgar a lista definitiva estar falando dessas coisas, não ter certezas absolutas. Mas o futebol é assim”, comentou o treinador alvinegro.