Topo

Dono de quase 30% dos gols do Cruzeiro troca artilharia por titularidade

Rafael Silva, atacante do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Rafael Silva, atacante do Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/03/2016 06h00

O jogador que mais balançou as redes pelo Cruzeiro em 2016 foi um reserva. Rafael Silva, substituto imediato do lesionado Willian, já anotou quatro gols em sete jogos e entra em campo nesta terça-feira (15), às 20h30 (de Brasília), para tentar levar a sua equipe à liderança do Campeonato Mineiro, momentaneamente ocupada pelo Atlético-MG. O duelo, marcado para o Mineirão, será o oitavo do jogador na temporada e ele está empolgado.

A animação tem uma justificativa: o atacante volta a figurar entre os prediletos do técnico Deivid depois de aproximadamente um mês. Ele não atua entre os titulares desde 17 de fevereiro, na derrota para o Fluminense, pela Primeira Liga. Foi neste confronto também que marcou seu último gol – ou melhor, seus últimos dois.

Mesmo que seja responsável por quase um terço (28,57%) dos 14 gols anotados pelo Cruzeiro na atual temporada, Rafael Silva garante que o seu objetivo não é se tornar artilheiro do time, mas, sim, alcançar a titularidade.

“Tenho falado que não quero superar ninguém. Não quero passar por cima de ninguém. Quero é um espacinho na equipe. Meu foco não é ser artilheiro da equipe no momento, mas, sim, ter um lugar e ajudar o Cruzeiro. Não penso em mim, penso é no Cruzeiro”, declarou.

O grande obstáculo para alcançar seu objetivo – uma vaga entre os onze iniciais – é a qualidade de Willian. Embora esteja em jejum de gols neste ano, o dono da camisa 9 goza do prestígio da comissão técnica. Mas se engana quem pensa que eles levam à risca o fato de serem concorrentes. Pelo contrário. Rafael Silva revela que o Bigode Grosso, como o atleta é conhecido, é um de seus “professores”.

“Em mais de dois meses que estou no Cruzeiro aprendi muito com Willian. Muito inteligente, coisa absurda. A gente sempre tenta tirar algo do nosso companheiro para aprender. Inteligência de toque de bola rápido. E sabe usar a velocidade do ataque para passar pelos adversários”, afirmou.

Ficha técnica
Cruzeiro x Uberlândia

Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 15 de março de 2016 (terça-feira)
Horário: 20h30 (de Brasília)
Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

Cruzeiro
Fábio; Fabiano, Manoel, Bruno Rodrigo e Sánchez Miño; Henrique, Lucas Romero e Ariel Cabral; De Arrascaeta, Alisson e Rafael Silva.
Técnico: Deivid.

Uberlândia
Thiago Braga, Rodrigo Dias, Rodolfo Mol, Marco Tiago e Rayro; Wendel, Jardel, Mikael, Max Carrasco e Lenilson; Caio Dantas.
Técnico: Alexandre Barroso.