Topo

Aguirre aproveita desfalques para armar o Atlético-MG de maneira diferente

Diego Aguirre prepara o Atlético-MG com três volantes para o jogo com o Villa Nova - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Diego Aguirre prepara o Atlético-MG com três volantes para o jogo com o Villa Nova Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/04/2016 12h09

Por muito tempo o torcedor do Atlético-MG se acostumou com um time escalado com dois volantes, um meia centralizado e outros dois pelos lados, sempre com muita velocidade. Estilo de jogo que deu certo nos últimos anos e foi mantida por Diego Aguirre em 2016. No entanto, com uma série de desfalques para o jogo com o Villa Nova, pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro, o treinador atleticano vai testar uma maneira diferente de jogar.

Se em 2015, com Levir Culpi, o Atlético chegou a jogar com apenas um volante, para o jogo deste sábado o time vai ter três jogadores da posição. A dupla titular nas últimas partidas, formada por Rafael Carioca e Júnior Urso, ganha a companhia de Leandro Donizete, titular do Atlético até três semanas atrás.

“É uma possibilidade, mas eu vou confirmar amanhã, antes do jogo. Mas é possível”, comentou Diego Aguirre, que deve escalar o Atlético com Uilson, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Tiago e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca e Júnior Urso; Robinho, Clayton e Lucas Pratto.

Trio que já atuou junto, mas por pouco mais de 30 minutos, no empate sem gols com o Colo-Colo, pela Libertadores, no Chile. Na ocasião o Atlético perdeu o meia Dátolo, lesionado, e Júnior Urso foi o escolhido para entrar e fechar o time. Alteração que causou uma série de dificuldades, já que a equipe foi bastante pressionada a partir de então. Não fosse a falta de pontaria dos jogadores adversários, o Atlético poderia não ter conquistado o ponto no Chile.

No entanto, começar o jogo com três volantes não é uma novidade com Diego Aguirre. Na goleada sobre o Boa Esporte por 5 a 1, no começo do Estadual, o treinador escalou uma equipe mesclada. Na ocasião, Rafael Carioca foi escalado, junto de Eduardo e de Júnior Urso, que fazia sua estreia pelo clube.

Então, caso seja necessário montar um time com três volantes no próximo compromisso pelo torneio continental, o time atleticano já vai estar mais acostumado. Mas pelo menos para começar o jogo, Aguirre já deve ter mais opções ofensivas. O meia Cazares, que já está no Equador, além de Luan e Hyuri, poupados, são alguns dos jogadores que podem retornar ao time. Já o meia Dátolo vai ficar mais alguns dias no departamento médico.

“O Luan não é preocupação para a Libertadores. Pelo o que estou conversando com os médicos, o Luan vai ser poupado para estar 100% para o jogo de quarta-feira”, explicou Aguirre.

A viagem do Atlético para o Equador está marcada para domingo. Só então o clube vai divulgar a lista dos jogadores relacionados para o duelo pela 5ª rodada do grupo 5. Com 10 pontos, a equipe alvinegra precisa de apenas um empate para garantir vaga na próxima fase da Libertadores.