Topo

Após dez anos, Cruzeiro volta a ter atletas operados por médicos do clube

Manoel passou por cirurgia e foi o primeiro a ser operado pelos médicos do Cruzeiro - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Manoel passou por cirurgia e foi o primeiro a ser operado pelos médicos do Cruzeiro Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

07/04/2016 12h33

Nesta manhã de quinta-feira, o zagueiro Manoel foi submetido a uma cirurgia para corrigir uma lesão na cartilagem do joelho direito. A operação do defensor do Cruzeiro marca uma nova filosofia do departamento médico. A partir de agora, todos os jogadores serão operados pelos profissionais do próprio clube, algo que não acontecia desde 2006, com Ronaldo Nazaré.

“Desde 2006, médicos do Cruzeiro não operam atletas do clube. Anteriormente, havia essa conduta, que começamos a discutir e buscar melhores práticas para gerenciar esse departamento. Temos o doutor Daniel Baumfeld como supervisor e o doutor José Cesário da Silva Almada Lima como superintendente desse departamento. Desde o final do ano passado, definimos que, a partir de 2016, qualquer procedimento cirúrgico passa a ser do Cruzeiro. Não existe mais participação do agente ou o interesse do atleta acima do parecer do clube”, comentou o diretor de futebol do Cruzeiro, Thiago Scuro.

Conforme já informado, Manoel é o primeiro jogador a passar pelo procedimento cirúrgico com os médicos da agremiação. Situações recentes como as lesões de Dedé e Judivan ainda foram tratadas por médicos de fora. Scuro ainda comentou que a mudança não tem nenhuma relação com problemas antigos, quando jogadores queixavam-se do processo de recuperação.

“Não é resposta a nada do passado, é só trazer melhores práticas de gestão no sentido de proteger clube e atletas. P atleta faz cirurgia com outro médico, outro procedimento que seja, tem o pós-operatório, a recuperação no Cruzeiro. Acompanhamos o atleta indo para outra cidade para fazer consulta. Fica mais difícil para o clube acompanhar a situação. O Manoel fez a cirurgia hoje, para o pós-operatório é melhor e mais fácil para os médicos acompanharem e tomarem as decisões. Não é resposta a nada que já aconteceu, mas é um processo que o Cruzeiro entendeu que deveria tomar”, completou.

Médico otimista com Manoel

Sérgio Freire, médico do Cruzeiro e responsável por realizar a cirurgia de Manoel, comentou sobre a situação do jogador e mostrou-se otimista com o retorno do zagueiro aos gramados. Como é de costume, o clube não informa o prazo de recuperação do atleta, mas a tendência é de que Manoel perca todo o restante do Campeonato Mineiro.

"Cirurgia foi feita hoje cedo (quinta-feira), conseguimos esquematizar tudo certo, o procedimento foi bem satisfatório, fiquei muito feliz. Foi uma indicação correta em termos de operar, vai se recuperar bem. A cirurgia demorou uma hora, pode ser que tenha alta hoje mesmo. Ele vai fazer o período de recuperação e, bem feito, poderá voltar até mais brave do que a gente esperava", comentou o médico.