Topo

Cruzeiro se moderniza e usa tablets para mostrar erros e acertos ao elenco

Técnico Deivid se reúne com o elenco do Cruzeiro para apresentar evoluções da equipe - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Técnico Deivid se reúne com o elenco do Cruzeiro para apresentar evoluções da equipe Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

13/04/2016 06h00

A nomeação de Bruno Vicintin como vice-presidente de futebol do Cruzeiro trouxe uma nova realidade à Toca da Raposa II. Com um discurso de profissionalismo, ele contribuiu para uma melhora do departamento de análise e desempenho, focado em avaliar o rendimento durante treinamentos e partidas. A ideia é colocada em prática diariamente e conta até com a distribuição de tablets aos atletas.

Ao término de cada compromisso, os atletas recebem um iPad com os scouts e vídeos dos lances das partidas. O intuito é que todos tenham ciência do que produziram enquanto estiveram em campo. O ato é apenas um símbolo da tecnologia implantada pelo cartola ao lado do diretor de futebol Thiago Scuro e do chefe do departamento, Rafael Vieira, contratado junto com a comissão técnica de Mano Menezes.

"Eu sempre tento melhorar os meus defeitos mesmo. O pessoal do Cruzeiro, agora, está com um novo trabalho lá dentro, para cada um ter o seu próprio iPad. Eles entregam os seus próprios lances dos jogos. Eu tento pegar não os pontos positivos meus, mas, sim, os negativos para que eu possa evoluir", contou Alisson ao UOL Esporte.

"Acaba o jogo. Aí no outro dia você leva o iPad e eles te passam todos os scouts do jogo, todos os lances certos e errados. Ali mesmo você vai vendo o que acertou e errou. Está tudo marcado, os passes certos, errados. Aí fica muito mais fácil para detectar o que é preciso evoluir dentro de campo", acrescentou.

O intuito deste processo é auxiliar a comissão técnica na avaliação dos jogadores. Desta maneira é possível constatar quem apresenta quadros de melhoras ou quedas em determinados períodos da temporada.

Bruno Vicintin foi o responsável por modernizar o setor que contava apenas com André Batista e passou a ser chefiado por Rafael Vieira, contratado para trabalhar ao lado de Mano Menezes e com passagens por Flamengo e seleção brasileira. O diretor de futebol Thiago Scuro também participou ativamente do projeto.

Ainda há outras formas de contribuir com o trabalho da comissão. Os treinamentos também são filmados e apresentam dados importantes ao elenco e ao técnico Deivid. Este é um trabalho que se iniciou em setembro do ano passado, quando o antecessor do ex-centroavante assumiu o comando da equipe.