Topo

Ampliar vantagem e ficar perto do título. Atlético abre final com o América

América-MG e Atlético-MG empataram em 1 a 1 no jogo da primeira fase do Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
América-MG e Atlético-MG empataram em 1 a 1 no jogo da primeira fase do Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/05/2016 06h00

Nada de Copa Libertadores. O assunto predominante nas conversas entre os torcedores do Atlético-MG não vai ser o torneio continental, pelo menos neste domingo. A partir das 16h, no Independência, o time alvinegro inicia o primeiro jogo da final contra o América-MG. Com a vantagem de jogar por dois empates, o Atlético vai com força máxima para ficar mais próximo da conquista.

Vencer o primeiro jogo, com mando do América, e ter mais tranquilidade na partida de volta, marcada para o próximo domingo, no Mineirão, é o grande objetivo atleticano. No planejamento traçado pelo técnico Diego Aguirre, ter uma vantagem ainda maior na final do Mineiro pode ser determinante na sequência da Libertadores.

“É verdade que o campeonato não se decide domingo, mas é importante conseguir encaminhar um bom resultado. É uma final de 180 minutos, que começa domingo e acaba somente na outra semana”.

Caso supere o Racing na próxima quarta-feira, a fase seguinte da Libertadores já começa na semana seguinte. E o adversário sairá do confronto entre São Paulo e Toluca. Se o Atlético superar o time argentino, ter a possibilidade de segurar alguns titulares na segunda partida da final pode ajudar bastante num eventual duelo de quartas de final de Libertadores.

Se o lado alvinegro está dividido em duas competições, o América-MG tem foco apenas na final do Mineiro. A segunda fase da Copa do Brasil, para a equipe americana, começa somente após os dois jogos decisivos do Estadual. Portanto, o técnico Givanildo Oliveira não divide atenções e o pensamento é apenas em tirar a vantagem atleticana, que joga por dois empates.

“É sempre um jogo diferente. Temos que reverter a vantagem deles. Vamos buscar a vitória e ter a vantagem. Não podemos falar do próximo jogo sem jogar por esse. Acho que temos condições de buscar a vitória”, resumiu o comandante do América.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X ATLÉTICO

Data: 1 de maio de 2016, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Motivo: Final do Campeonato Mineiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Dewson Freitas (Fifa/PA)
Assistentes: Eduardo Gonçalves Cruz (Fifa/MS) e Rodrigo Correa (Fifa/RJ)

AMÉRICA-MG: João Ricardo, Pablo, Alison, Sueliton e Bryan; Claudinei, Leandro Guerreiro, Osman, Rafael Bastos (Tiago Luís) e Danilo; Victor Rangel.
Técnico: Givanildo Oliveira

ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Rafael Carioca, Júnior Urso (Hyuri), e Dátolo (Cazares); Robinho (Clayton) e Lucas Pratto.
Técnico: Diego Aguirre.