Topo

Semelhanças com 2015 marcam participação do Atlético-MG em final do Mineiro

Lance do clássico entre América-MG e Atlético-MG pelo Campeonato Mineiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Lance do clássico entre América-MG e Atlético-MG pelo Campeonato Mineiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Thiago Fernandes e Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

08/05/2016 06h00

Os investimentos feitos pelo Atlético-MG nesta temporada o credenciam ao favoritismo do título do Campeonato Mineiro. A manutenção de Lucas Pratto e as contratações de atletas como Robinho e Clayton fazem com que a equipe comandada por Diego Aguirre seja a principal aposta na decisão do Estadual diante do América-MG, neste domingo (08), no Mineirão. A situação é semelhante à vivida pelo clube na temporada passada, quando enfrentou a Caldense nesta fase do torneio.

O time, que também está nas quartas de final da Libertadores, necessita de um triunfo para chegar ao título. Mesmo que tenha obtido uma classificação melhor que a do adversário na primeira fase da competição regional, o Galo foi derrotado no confronto de ida por 2 a 1. O resultado obriga a equipe a vencer no duelo de volta.

Em 2015, o elenco então comandado por Levir Culpi chegou à finalíssima do Mineiro respaldado pela conquista da Copa do Brasil meses antes. A Caldense teve a melhor campanha da primeira fase do Mineiro e chegou ao mata-mata necessitando apenas de um empate na somatória dos placares – na semifinal e na final – para chegar ao título.

Após a igualdade por 0 a 0 no Mineirão, palco escolhido pelo Atlético-MG para o confronto, a equipe comandada por Léo Conde precisava de um novo empate para alcançar o troféu no estádio Dilzon Melo, em Varginha. Contudo, o Galo acabou balançando a rede do rival com Jô nos minutos finais e assegurou mais uma conquista estadual.

Embora seja apontado como o time mais forte na decisão novamente, o Galo rechaça o rótulo. O técnico Diego Aguirre garante que não há favoritos no clássico diante do América-MG, neste domingo (8), às 16h (de Brasília), no Mineirão:

“Não tem favoritismo. É verdade que agora eles têm a vantagem, mas nós temos confiança que podemos ganhar o jogo. Foi muito importante o gol de Pratto. Temos 90 minutos para conseguir um gol e é possível. Temos que trabalhar muito para defender e não levar gol, claro. Temos que estar 100% psicologicamente para enfrentar esse jogo difícil”, comentou.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG x AMÉRICA-MG

Motivo: 2º jogo da final do Campeonato Mineiro
Data: 8 de maio de 2016 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa/GO)
Assistentes: Alexandre Rocha de Matos (Fifa/BA) e Carlos Berkenbrock (Fifa/SC)

Atlético-MG
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Erazo e Douglas Santos; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Junior Urso e Clayton (Robinho); Carlos e Lucas Pratto.
Técnico: Diego Aguirre.

América-MG
João Ricardo; Artur, Alison, Sueliton e Bryan; Claudinei, Leandro Guerreiro, Rafael Bastos, Osman e Tiago Luís (Danilo); Borges.
Técnico: Givanildo Oliveira.