Topo

Fred, Lucas Pratto ou Rafael Moura. Apenas um será titular do Atlético-MG

Fred larga na frente na disputa entre os centroavantes do Atlético-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Fred larga na frente na disputa entre os centroavantes do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

27/01/2017 11h00

Um treino tático durante a pré-temporada foi o suficiente para o técnico Roger Machado perceber que é difícil montar o Atlético-MG com dois centroavantes. Fred e Lucas Pratto foram testados juntos, mas logo o argentino deixou a equipe titular e Maicosuel ganhou a vaga. Além dos dois citados, Roger Machado ainda tem Rafael Moura à disposição. Mas somente um dos três vai começar jogando.

Pelos treinos da semana e o jogo-treino da semana passada, com o Guarani, de Divinópolis, Fred larga na frente. O artilheiro do último Campeonato Brasileiro deve ser o escolhido para formar dupla com Robinho na abertura do Campeonato Mineiro, contra o América, de Teófilo Otoni, neste sábado, às 17h, no Estádio Independência.

Além de montar o time para a temporada 2017, Roger Machado tem feito outro trabalho na Cidade do Galo. O treinador tem conversando bastante com os jogadores, no intuito de deixar todos motivados, como explicou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

“O mais importante é conseguir fazê-los entender que devem estar preparados. Para que quando forem chamados possam nos ajudar. Por vezes, cinco ou dez minutos é muito tempo em campo. A bola para sair dos pés ou da cabeça do centroavante e entrar no gol demora três segundos. Então dez muitos é muito tempo. É entender que a foto do primeiro jogo da temporada quase nunca é a foto do time que vai ser campeão. Muda muito”, disse o treinador atleticano, avisando que todos vão ter chances durante o ano.

“Se no momento que eu jogar o colete, a camisa no peito, e colocar para jogar e a partir daí ele for preparar para esse evento, já está saindo atrás. É sempre estando preparado, para que jogue a dúvida para o meu lado. Fique com a razão, não perca a razão de eu escolher e não estar em plenas condições de nos ajudar”.

Para muitos, o fato de barrar um grande jogador pode gerar problemas dentro do vestiário. Mas não na visão de Roger Machado. De acordo com o treinador, por se tratar de um elenco bem experiente, as escolhas ao longo da temporada vão ser bem aceitas por todos.

“Como tenho um grupo, que deu para perceber desde o início, que é vencedor e entende os aspectos de grupo, que se todo mundo estiver bem o individual vais estar bem, mesmo aquele que jogue menos ou mais, não tenho dúvida que esse vai ser um ano muito contente e muito feliz para a torcida do Atlético”.

Além de Fred, Lucas Pratto e Rafael Moura, o técnico Roger Machado também tem Carlos para jogar como centroavante. Mas com muita disputa por posição, o jovem atacante revelado pelo Atlético deve ser emprestado. Vitória e Internacional já mostraram interesse no jogador.